CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é o NFC?
Para que serve o NFC?
Como funciona o NFC?
Quais as vantagens da utilização do NFC?
Invista em resultados!

O que é NFC? Saiba mais sobre essa tecnologia inovadora!

Saiba mais sobre a tecnologia NFC que é usada em diversos elementos do nosso cotidiano e vem cada vez mais facilitando nossa vida!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
O que é NFC? Saiba mais sobre essa tecnologia inovadora!

Você é do time de pessoas que fica impressionado com a tecnologia ou do time que fica assustado em como essa ferramenta é poderosa? Então, independente do lado que você está, você vai gostar de conhecer a tecnologia NFC!

Tal, é muito utilizada no nosso dia a dia: trata-se da tecnologia utilizada para trocar informações com aproximação entre os dispositivos! Você já pagou uma compra com o cartão de crédito por proximidade? Isso só é possível graças ao NFC!

Ficou interessado nesse assunto? Continue a leitura, pois te contaremos tudo sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o NFC?
  • Para que serve o NFC? 
  • Como funciona o NFC?
  • Quais as vantagens da utilização do NFC? 
  • Invista em resultados! 

Vamos à leitura?

O que é o NFC?

O NFC é o acrônimo de Near Field Communication, que pode ser traduzido como Comunicação de campo próximo. Assim, como o próprio nome indica, trata-se de uma forma de transmitir informações entre outros dispositivos a curtas distâncias.

O NFC é uma tecnologia que precisa de aproximação para que de fato funcione, ou seja, é necessário aproximar os dispositivos que contém a tecnologia NFC em cerca de 10 cm para que a ação seja efetivada.

E onde pode ser encontrada essa tecnologia no nosso dia a dia? Em muitos lugares! Tais como: cartões de crédito e débito com função de pagamento por aproximação, crachás com leitores de informações, aplicativos de pagamentos por proximidade, entre outros.

A tecnologia não para de avançar, não é mesmo? Por isso, entender como ela funciona é essencial para não ficarmos para trás nessa área tão ampla e diversa. Diante disso, confira o próximo tópico sobre a utilização dessa tecnologia. 

Para que serve o NFC? 

Agora que você já sabe que o NFC é um tipo de transmissão de informações por proximidade, vamos ilustrar esse conceito na prática para ficar ainda mais claro o seu entendimento.

Você já usou algum aplicativo de pagamento online para pagar em uma máquina de cartões? Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay são algumas dessas ferramentas e  elas contém o NFC!

Dessa forma, não é necessário nem ter um cartão físico para realizar o pagamento, pois nesses aplicativos se faz o cadastro da forma de pagamento e por aproximação essa ação é concretizada.

Muito fácil e prático, não é mesmo? 

Nos cartões a tecnologia NFC também marca presença! Assim, ela é o que atribui a característica contactless (sem contato), que é semelhante ao wi fi,para a realização de transações por aproximação de dispositivos.

Para a realização de pagamentos, a facilidade é tanta que não é necessário digitar a senha para valores menores nas transações. Além disso, é muito utilizado para o pagamento de veículos públicos, como ônibus e metrô.

Antes de continuar, se liga nessa dica!

Confira o eBook 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain e conheça mais sobre essa tecnologia!

A tecnologia blockchain revolucionou o conceito de segurança e compartilhamento de dados hoje, e tem sido um tópico cada vez mais falado nas empresas. Pensando nisso, juntamos aqui 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain, para você entender melhor como funciona e como aplicar no seu negócio.

Neste Ebook sobre os 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain, você conhecerá mais sobre como o Blockchain funciona em negócios do ramo de transporte, educação, finanças e muitas outras, mostrando os benefícios e projetos rodados em cada uma das 9 empresas.

Baixe agora e veja o poder de mudança desta tecnologia!

9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quais são os mecanismos que proporcionam o funcionamento dessa tecnologia? Não deixe de conferir o próximo tópico para ver como o NFC funciona e muito mais! 

Como funciona o NFC?

Assim como em todos os mecanismos tecnológicos, cada parte desempenha um papel, e com o NFC não poderia ser diferente! Afinal, basta aproximar para fazer o chip NFC, mas, o que acontece nas entrelinhas? 

Para que a transmissão de informações ocorre de maneira mais eficiente possível, cada parte envolvida assume uma função que tem um nome técnico específico, mas que pode ser facilmente entendida:

  • Initiator: refere-se à parte que vai iniciar a transmissão e controlar como a troca de informações vai se manifestar durante o processo. 
  • Target: essa parte é responsável por responder os estímulos que são enviados pelo initiator. 

Além disso, há ainda duas formas de acontecer o contato por proximidade, tais que são elas:

  • Passiva: apenas um dispositivo emite o sinal de radiofrequência necessário para estabelecer a conexão; 
  • Ativa: os dois dispositivos emitem o sinal da radiofrequência para que a conexão aconteça e servem de fonte de energia. 

E você acha que as possibilidades acabam por aqui? Não mesmo! Ainda há algumas outras formas de que a conexão pode se estabelecer, que são elas:

  • Realizando a leitura e gravação de informações; 
  • Peer-to-peer que é uma forma de troca de informações; 
  • Emulação de cartão para não haver distinção; 
  • Emulação de cartão Host (HCE), que simula cartões; 
  • Emulação de cartão baseada em elemento seguro;
  • Recarga sem fio; 

Agora ficou bem mais claro o conceito de NFC, certo? Que tal complementar seus conhecimentos? Conheça quais são as vantagens da utilização dessa tecnologia no próximo tópico!

Quais as vantagens da utilização do NFC? 

Conhecer as vantagens de uma tecnologia é muito interessante para ampliar seus conhecimentos sobre ela e até mesmo discernir se sua aplicação vale ou não a pena. Por isso, confira as vantagens do NFC:

Preservação de itens físicos

Os cartões são muito versáteis e estão conosco o tempo todo. Por isso, seu desgaste é algo muito comum, que faz com que as pessoas tenham que substituí-los a curto prazo e isso não é muito agradável. 

Por isso, a tecnologia NFC é uma ótima aliada para evitar esse problema, já que o uso dos cartões passa a ser por aproximação!

Redução de riscos de golpes

Os golpes são situações desagradáveis que vem acontecendo cada vez mais com maior frequência. Dessa forma, o fato de que seu dispositivo fica o tempo todo em suas mãos durante a transação facilita muito parareduzir as chances de acontecer um golpe com você!

Rapidez e praticidade 

Colocou os dados, aproximou, finalizou! A tecnologia NFC proporciona muita facilidade e rapidez para o seu dia a dia. Dessa forma, o que poderia ser bem mais complicado fica simples. Sem burocracias!

Segurança de operação

Devido ao fato de que a proximidade entre os dispositivos é uma distância bem curta, isso é muito positivo para que não haja interferências externas na transação e ainda, para que a segurança seja um ponto forte do NFC!

Variedade de aplicações

Engana-se quem pensa que o NFC reduz apenas a utilização em formas de pagamento!

Ele pode ser utilizado em crachás com informações para identificar os funcionários de uma empresa, em dispositivos virtuais de orientação, leitura de preços em comércios, tags nfc, entre outras inúmeras possibilidades!

Depois de tantas vantagens, você já está pensando em aplicar o NFC no seu negócio, não é mesmo? Então, confira nossa dica especial para você no próximo tópico!

Invista em resultados! 

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.