ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o phishing?
Como funciona o phishing?
Quais os tipos de phishing?
Como se proteger do phishing?
É um empreendedor? Amplie o seu conhecimento e se previna!

Descubra o que é phishing e como se proteger desse tipo de fraude!

Os golpes na era digital podem ser muito perigosos e causar danos irreversíveis. Por isso, saiba neste artigo como se proteger do phishing!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é phishing e como se proteger desse tipo de fraude!

Na era digital, muitos artifícios são utilizados por criminosos para conseguir senhas, dados bancários, números de cartão de crédito e demais informações pessoais. E para que você consiga se proteger, você precisa saber a fundo o que é phishing.

Essa é uma das técnicas mais antigas para se obter dados privados através da internet através de ferramentas de engenharia social. O phishing mais comum utiliza o e-mail para coletar essas informações, no entanto, também existem outras vertentes, como nas redes sociais.

Todas as práticas de phishing são ilegais e perigosas. Por isso, você precisa saber como se prevenir e proteger suas informações. Mas não se preocupe, aqui você encontrará tudo que o que precisa saber sobre o tema, através dos seguintes tópicos:

  • O que é phishing?
  • Como funciona o phishing?
  • Quais os tipos de phishing?
  • Como se proteger do phishing?
  • É um empreendedor? Amplie o seu conhecimento e se previna!

O que é o phishing? 

Phishing é um crime ou ameaça digital que não requer um conhecimento técnico muito sofisticado. Essa prática é uma das mais comuns na era digital e pode ser vista através de sites e links que induzam a vítima a compartilhar informações pessoais, como:

  • Número de cartões de crédito ou débito;
  • Senhas de redes sociais;
  • Números de documentos.

Agora que você sabe o que é o phishing e qual o seu objetivo, entenda como esse crime funciona na prática.

Como funciona o phishing?

Existem diversas formas de detectar a ação de um criminoso via phishing. No entanto, existem alguns padrões em seu funcionamento que ajudam a identificar o perigo de determinada situação.

Independente se via SMS, redes sociais ou endereços de e-mails, o phishing vem acompanhado de um texto que busca instigar a vítima a clicar em determinado link, sendo direcionado para outra página.

Em geral, ao acessar esse endereço, o usuário será encaminhado para uma rede que normalmente é composta pela solicitação de informações privadas e pessoais, como conta bancária ou números de documentos.

Além disso, vale ressaltar que as técnicas são cada vez mais aprimoradas. Por isso, normalmente parece um endereço de e-mail legítimo, mensagens dizendo que o local é seguro e os anúncios são muito parecidos com as marcas que os mesmos querem imitar. 

Voce ja ouviu falar da LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Depois de conhecer a Lei Geral de Proteção de dados e como o phishing funciona, é hora de descobrir os tipos dessa prática. Assim, será mais fácil detectar se você recebeu um e-mail ou contato de outra maneira que pode levar a um golpe.

Quais os tipos de phishing? 

Atualmente, o phishing pode ser praticado de diversas formas, por isso, é importante saber quais são as maneiras mais comuns dele se manifestar no dia a dia das vítimas. 

Conheça os principais tipos de phishing a seguir!

Phishing por e-mail

Como já foi dito, o phishing por e-mail é o mais utilizado pelos golpistas. É comum que o envio contenha links que direcionam para uma página se que parece com um site legítimo. No entanto, é apenas uma isca para solicitar informações pessoais.

Uma das práticas anti phishing é a utilização de denúncias dos remetentes. Com isso, o próprio servidor de e-mail já identifica potenciais golpes e os direciona para SPAM, por exemplo. Por isso, tome cuidado com e-mail marketing contados em massa ou outras estratégias nessa linha.

Essa é uma prática muito utilizada por golpistas que buscam se passar como empresas que praticam cold mail, utilizando o clone phishing para gerar a sensação de credibilidade do conteúdo. 

Phishing por sites

Você já entrou em um site com promoções incríveis e quando foi verificar se havia a mesma oferta no site da marca original descobriu que a página era falsa? Essa também é outra maneira muito comum de prática de phishing.

Os domínios são muito parecidos aos oficiais, bem como todo o layout e as cores utilizadas. Essas características trazem confiabilidade para as vítimas que acabam clicando em pop-ups ou até mesmo fazem o preenchimento de dados, como números de conta, com a indução a um processo falso de compra.

Smishing

O termo phishing unido pode ter uma variação quando se trata dessa prática via SMS, sendo chamado de smishing. Nesse modelo é comum que o texto enviado contenha uma oferta, um cupom de desconto e também o pedido para que um aplicativo seja baixado.

Ao fazer o download, um malware será instalado no celular e ele será capaz de roubar informações. Além disso, esse vírus também poderá enviar esses dados ao golpista. 

Phishing nas redes 

Outra forma muito comum de phishing é a utilização das redes sociais para aplicar os golpes, principalmente quando elas são utilizadas falsamente como empreendedores e empresas legítimas.

Em geral isso é feito com a criação de links falsos, bem como perfis enganosos que buscam convencer a vítima a fornecer informações pessoais, seja pela possível compra de um produto ou a participação em promoções.

Independente do tipo de phishing, a seguir você vai entender quais são as melhores práticas para se proteger desse golpe.

Como se proteger do phishing?

Para evitar qualquer transmissão de dados através de golpes, algumas boas práticas podem ser utilizadas. Por isso, separamos as melhores dicas para que você consiga se proteger. Confira!

Sempre desconfie 

Viu uma promoção imperdível? Uma campanha que parece ser muito fácil de ganhar? Uma oportunidade incomum? Desconfie! 

A melhor maneira de evitar um phishing nesses casos é buscar sobre o endereço, rede social ou domínio de que enviou a mensagem. Garantindo assim a vericidade dessas informações.

Altere constantemente os dados pessoais

As redes sociais e e-mail possuem senha como mecanismo de segurança. Por isso, é recomendável que essa informação de login seja alterada com frequência, evitando que os golpistas consigam decifrar com facilidade.

Outra dica importante é sobre os cartões de crédito e débito utilizados para compras digitais. Muitos bancos atualmente permitem que novos números sejam emitidos para cada utilização. Caso você utilize um deles, essa é uma excelente prática para evitar a clonagem do mesmo.

Configure e-mails para as versões sem formatação

Outra maneira de evitar o phishing é através da configuração do modo em que os e-mails são apresentados. Sendo assim, é possível escolher o texto sem formatação, tornando fácil identificar endereços ocultos.

Bloqueie anúncios 

Você já abriu uma página e se deparou com a mensagem "deseja aceitar os pop-ups"? Nessas situações, é recomendável que a opção escolhida seja sempre não. 

Afinal, esses são mecanismos de phishing muito utilizados e que permitem a abertura de anúncios e outros gatilhos para instigar as vítimas a caírem nessa prática.

É um empreendedor? Amplie o seu conhecimento e se previna!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.