ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o pilar de Organização do Posto de Trabalho?
Quais os benefícios do pilar de organização do posto de trabalho para as empresas?
Quais os principais indicadores do pilar de Organização do Posto de Trabalho?
7 passos para a implementação do pilar de organização do posto de trabalho
Preparado para implantar as ferramentas da melhoria contínua?

Alcance padrões mundiais através do pilar de Organização do Posto de Trabalho

Aprenda como garantir uma maior produtividade e autonomia dos operadores através do pilar de Organização do Posto de Trabalho e alcance níveis de classe mundial.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Alcance padrões mundiais através do pilar de Organização do Posto de Trabalho

O pilar de Organização do Posto de Trabalho diz respeito à uma abordagem proativa visando manter padrões de excelência.

Uma das principais maneiras de motivar os colaboradores de uma empresa é fornecendo autonomia para que eles possam executar suas tarefas, porém, essas atividades devem ser conduzidas de maneira segura e com abertura para melhorias.

Se você quer saber como alcançar as melhores práticas a nível mundial dentro de um ambiente de trabalho e se destacar por garantir processos seguros e mais produtivos, leia este artigo até o final, pois além de te ensinar sobre a Organização do Posto de Trabalho, vou te dar dicas e fornecer materiais para que você se torne expert no assunto.

Neste artigo, você aprenderá:

  • O que é o pilar de Organização do Posto de Trabalho?
  • Quais os benefícios do pilar de Organização do Posto de Trabalho para as empresas?
  • Quais os principais indicadores do pilar de Organização do Posto de Trabalho?
  • 7 passos para a implementação do pilar de Organização do Posto de Trabalho

O que é o pilar de Organização do Posto de Trabalho?

Organização do Posto de Trabalho ou, em inglês, Workplace Organization (WO) é um método que permite a criação de um local de trabalho ideal. Em conjunto com o pilar de manutenção autônoma, eles formam o pilar de atividades autônomas que fundamentam a metodologia WCM.

O objetivo deste pilar é aplicar técnicas e ferramentas que assegurem a segurança dos locais de trabalho, o bem-estar das pessoas, a qualidade das atividades que são executadas e a máxima produtividade.

Para atingir esses objetivos, as ferramentas utilizadas vão desde as mais simples como 5W2H e Poka Yokes, até as mais complexas como análises ergonômicas e estudo dos movimentos sem valor agregado.

Organização do posto de trabalho


Em vista disso, o WCM conta com abordagens que auxiliam na utilização dessas ferramentas, com o intuito de capacitar as equipes responsáveis pela expansão das melhorias na unidade fabril.

Tais abordagens são definidas como Reativa, Preventiva e Proativa, em que para cada uma delas é exigido um nível de competências necessárias para que as equipes saibam como desenvolver a melhoria contínua e implementar o pilar de Organização do Posto de Trabalho.

O Workplace Organization (Organização do Posto de Trabalho) é um dos pilares técnicos do World Class Manufacturing (WCM) que tem o objetivo de desenvolver um local de trabalho que garanta segurança, bem-estar, qualidade e produtividade.

Desse modo, o pilar de Workplace Organization atua como um método capaz de reduzir as atividades que não agregam valor e organizar o layout do posto de trabalho, aplicando ferramentas que irão garantir uma padronização das operações e redução de desperdícios.

Então não perca tempo e se inscreva no nosso Curso de World Class Manufacturing - Workplace Organizationpara se especializar neste assunto!

WCM - Organização

Quais os benefícios do pilar de organização do posto de trabalho para as empresas?

Agora que você já sabe o que significa o pilar de organização do posto de trabalho, vamos entender o por que ele é tão importante para que as empresas alcancem resultados de nível mundial.

Manter o seu local de trabalho organizado envolve a criação de hábitos angulares, que segundo Charles Duhigg em sua obra O Poder do Hábito, define esses hábitos como desencadeadores de uma série de boas práticas na na sua vida profissional e pessoal.

Essas boas práticas geram muitos benefícios para a organização.

1. Aumento da Produtividade

Ao chegar para trabalhar e se deparar com um local bagunçado ou sujo, sem dúvidas te você irá sentir um incômodo e desmotivação, diferentemente de quando está organizado e isso te motiva a executar suas tarefas em um ambiente mais confortável.

Além disso, você não perde tempo procurando documentos ou equipamentos que são necessários para a realização de suas tarefas.

2. Segurança

Um local de trabalho desorganizado é mais propenso a ter acidentes e gerar problemas tanto para o trabalhador quanto para a organização. Portanto, ao implementar o pilar de organização do posto de trabalho, esses riscos são reduzidos e garantem condições básicas para que os operadores executem suas atividades de maneira segura.

3. Qualidade 

Quando você cuida bem dos equipamentos, máquinas e toda a célula na qual você utiliza no seu cotidiano, você está garantindo que os processos tenham menos riscos de falhas e defeitos, além de aumentar o tempo de vida útil desses equipamentos para a organização.

O pilar de organização do posto de trabalho ataca diretamente na cultura organizacional da empresa, o que é considerado como uma das principais dificuldades para a inovação e melhorias nas companhias, segundo a ACE Innovation Survey 2020.


Embora os comportamentos sejam analisados de maneira qualitativa, é importante que as equipes consigam mensurar a evolução do pilar de organização do posto de trabalho, portanto, vamos conhecer os principais indicadores deste pilar técnico.

Quais os principais indicadores do pilar de Organização do Posto de Trabalho?

Os indicadores são essenciais para direcionar a implementação das melhorias dentro de uma empresa. Portanto, vamos conhecer alguns que você pode utilizar.

Key Performance Indicator

  • Produtividade
  • Redução de NVAA
  • Dessaturação
  • Defeitos por erro humano
  • Custos/Benefícios.

Key Activity Indicator

  • Análise de fontes de sujeira
  • Análise dos 3M&rsquos (Muri, Mura e Muda)
  • Novos auxílios visuais
  • Poka Yoke
  • Kaizen.

Agora que você já sabe como controlar o desenvolvimento do pilar de Organização do Posto de Trabalho, vou te explicar quais são os 7 passos de implementação deste pilar.

7 passos para a implementação do pilar de organização do posto de trabalho

Assim como os demais pilares técnicos do WCM, o de organização do posto de trabalho conta com 7 passos sistemáticos que são desenvolvidos em uma área modelo e, em seguida, expandido para o restante da unidade.

Em cada um desses passos são utilizadas diversas ferramentas para identificar os principais problemas e aplicar melhorias que não só os solucionem, mas que também possam ser prevenidos. Veja aqui quais são eles.

1. Limpeza inicial

O primeiro passo para a implementação do pilar de organização do posto de trabalho é a definição da área modelo em que será desenvolvido. Nesta área é realizada a limpeza inicial, com o objetivo de eliminar todos os materiais desnecessários do ciclo de produção e deixar o ambiente mais limpo.

As principais ferramentas utilizadas nesta etapa são a matriz QA para identificar a área modelo e os conceitos do 5S para realizar a limpeza.

2. Reorganização do processo

Depois de organizar o local de trabalho tornando ele mais limpo, é necessário focar no processo, com o objetivo de melhorar as condições básicas de trabalho para os operadores.

As ferramentas utilizadas no segundo passo é a identificação dos 3M&rsquos (Mura, Muda e Muri) com o objetivo de eliminá-los, e também, estudar a representação gráfica dos deslocamentos do trabalhador a fim de otimizar a movimentação deles e dos materiais.

3. Implantação de padrões iniciais

Tendo o local de trabalho organizado e os processos otimizados, o terceiro passo do pilar de organização do posto de trabalho é criar padrões de processos iniciais, com o objetivo de não retornar aos padrões anteriores.

Nesta etapa, ferramentas mais simples como gestão à vista do controle de processos, Lição Ponto a Ponto e balanceamento de linha são fundamentais para garantir que esses padrões sejam aprendidos e seguidos.

4. Treinamento

No quarto passo, além de oferecer treinamentos sobre as características do produto que são produzidos nesses postos de trabalho, é necessário criar uma base de apoio para que as equipes tenham suporte em medidas preventivas e proativas.

As principais ferramentas e técnicas usadas aqui são a classificação dos operadores, o TWTTP e o Poka Yoke.

5. Reorganização da logística

Estamos quase no final do processo de implementação e esse passo pode ser considerado um dos que apresenta mais resultados para a empresa, pois seu objetivo é reorganizar o fornecimento de materiais segundo a metodologia Just In Time.

Para isso, esse passo conta com a integração entre os pilares de Organização do posto de trabalho e Logística, com o objetivo de tornar o fluxo de materiais mais enxuto nos postos de trabalho.

6. Padronização

Após aplicar as melhorias no posto de trabalho, o penúltimo passo diz respeito sobre a padronização dos processos que foram melhorados com o objetivo de garantir que o local de trabalho não retorne ao estado anterior, mas sim que sejam melhorados continuamente.

Em vista disso, os padrões iniciais definidos no passo 3 devem ser revisados e consolidados para que possamos ir para a última etapa. Aqui também são realizado estudos dos movimentos com o objetivo de eliminar aqueles que não agregam valor.

7. Sequência de trabalho padrão

Por fim, chegamos ao último passo, que nada mais é que a implementação de um padrão de sequência de trabalho com o objetivo de reduzir qualquer variabilidade na linha de produção.

Essa sequência servirá para estabelecer condições básicas que asseguram zero defeitos e então, fornecer aos operadores a autonomia plena para manter os processos sempre adequados e o posto de trabalho sempre organizado.

Preparado para implantar as ferramentas da melhoria contínua? 

Você percebeu que cada passo de implementação de um pilar requer o uso de diversas ferramentas da melhoria contínua, certo? Se liga na dica:

O WCM é uma metodologia crucial para você se tornar um competidor de classe mundial. Logo, você deve investir em otimizar ao máximo os seus processos produtivos com uma mentalidade de zero desperdício.

Para te ajudar nisso, a Voitto criou o curso de Fundamentos de World Class Manufacturing. Com ele, você irá aprender uma visão geral dos pilares, fundamentos e métodos de otimização como o ECRS, tornando-se apto a utilizar as fundações do sistema como base para a implementação de qualquer projeto e muito mais!

Então, que tal evoluir sua mentalidade produtiva e gerencial e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Fundamentos de World Class Manufacturing

curso fundamentos em World Class Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

As 7 Ferramentas do WCM - Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Wcm Para Solucao De Problemas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.