ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é remuneração estratégica?
Dica de ouro!
Quais as vantagens da remuneração estratégica?
3 tipos de remuneração estratégica
Aprenda mais!

Remuneração Estratégica: como ela pode aumentar a motivação nas empresas

Saiba o que é a motivação estratégica e a melhor forma de aplicá-la aos colaboradores para alcançar os resultados desejáveis à empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Remuneração Estratégica: como ela pode aumentar a motivação nas empresas

Reconhecer o esforço, a dedicação e os resultados de cada colaborador é essencial para manter a motivação dos mesmos. Nesse sentido, uma das formas de motivar os profissionais é aplicando a remuneração estratégica.

Se você quer entender melhor como ela funciona e como pode ser colocada em prática, confira os seguintes pontos:

  • O que é remuneração estratégica?
  • Quais as vantagens da remuneração estratégica?
  • 3 tipos de remuneração estratégica.

Quer saber mais sobre a remuneração estratégica ? Ensinaremos o que é necessário para aplicá-la em seu ambiente de trabalho. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que é remuneração estratégica? 

A remuneração estratégica é muito mais do que uma simples parcela variável do salário. Ela pode ser considerada como o reconhecimento para profissionais que se destacam na proporção da dedicação, empenho e, por fim, dos seus resultados.

Além disso, a remuneração estratégica também pode ser vista como um investimento feito pela empresa a curto prazo.

Afinal, conforme o tempo de implementação dessa modalidade cresce, é possível perceber que o lucro obtido pelos colaboradores motivados fica maior que o custo de suas remunerações.

Com esse modelo, os propósitos pessoais e coletivos passam a seguir em uma mesma direção. Por isso, quando um colaborador se dedica mais e trabalha em grupo para ter melhores resultados, ele e a equipe devem ser recompensados.

Para materializar ainda mais os benefícios da adoção da remuneração estratégica nas empresas, separamos situações em que suas vantagens podem ser vistas no dia a dia.

Dica de ouro!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Quais as vantagens da remuneração estratégica? 

A remuneração estratégica possui diversas vantagens que podem ser percebidas tanto pelos colaboradores quanto pela própria organização. Afinal, enquanto os funcionários se sentem reconhecidos, a empresa se beneficia com uma maior produtividade e consequentemente melhores resultados.

Mas os benefícios desse modelo não se limitam a isso. Por isso, também podemos ressaltar outras vantagens, como:

Desenvolvimento profissional

A remuneração estratégica se baseia principalmente na performance e nas entregas dos colaboradores e por isso, faz com que eles estejam sempre sendo desafiados a se desenvolverem e não se acomodarem.

Valorização dos destaques

Se esforçar e ser valorizado por isso é gratificante. Afinal, quem nunca ficou feliz ao entregar um bom trabalho e receber um elogio de seus líderes? É justamente esse sentimento que a remuneração estratégica propicia. Com ela, os feedbacks positivos são mais frequentes.

Retenção de talentos 

Outra vantagem da remuneração estratégica é a retenção de talentos. Quando os colaboradores se sentem constantemente desafiados, enxergam a sua evolução contínua dentro de uma organização e veem que são valorizados pelo seu trabalho, é mais comum que eles permaneçam mais tempo motivados em suas empresas.

Aumento do sentimento de dono

Além disso, é muito comum que os funcionários mantenham as suas entregas constantes em ambientes que não remunerem de acordo com os resultados.

Já com a remuneração estratégica, ao terem resultados individuais melhores e aumentarem os lucros da empresa, os colaboradores são valorizados. Assim, torna-se uma relação ganha-ganha.

Quantificação de resultados e plano de carreira 

Para muitas empresas, fazer um plano de carreira para os funcionários pode ser um desafio. Não é uma tarefa fácil quantificar os resultados individuais e entender qual é o melhor momento para promover os funcionários.

Nesse sentido, a remuneração estratégica também pode ser utilizada. O acompanhamento constante de cada colaborador faz com que ele entenda quais são os pontos que devem ser melhorados.

Além disso, isso possibilita que aconteça um alinhamento de expectativas e os check-points sejam traçados para que a almejada promoção aconteça.

Se você está convencido de que a remuneração estratégica é um diferencial para as organizações, agora é hora de entender como colocar esse reconhecimento em prática por meio dos três tipos mais utilizados.

3 tipos de remuneração estratégica 

O salário e a remuneração são quesitos chaves para a organização e para os seus colaboradores .

Agora, para entender como fazer isso na prática, separamos os três tipos de remuneração estratégica mais utilizados no mercado. Confira!

Avaliação 360º 

A avaliação 360º é uma das melhores formas de entender como é o desempenho de um colaborador. Ela consiste em coletar percepções dos líderes, liderados, pares e também do próprio funcionário.

Com essa análise completa, a avaliação 360º pode ser utilizada como insumo para a remuneração estratégica. Assim, as notas médias atribuídas a cada um dos colaboradores podem ser proporcionalmente revertidas na parte variável dos salários.

Bônus 

Os bônus são formas comuns de remuneração estratégica. Um dos setores que mais utilizam essa modalidade é o das vendas. Afinal, através das metas batidas é possível quantificar as porcentagens de bônus dadas a cada funcionário.

A empresa pode determinar os períodos de pagamento do bônus conforme acredita  ser mais estratégico para manter a motivação e empenho dos colaboradores. No setor bancário, por exemplo, é comum que os bônus sejam pagos a cada seis meses.

Gamificação 

Os modelos de remuneração estratégica sempre trazem uma melhor experiência para o colaborador. O sistema mais novo é o de gamificação.

Assim, é possível mensurar o desempenho dos colaboradores por meio de jogos que simulam um ambiente corporativo, de forma competitiva e ao mesmo tempo saudável.

Para ilustrar como é feito, basta pensar em jogos como o Super Mário. Nele é necessário passar fases, o que gera recompensas.

No mundo corporativo deve-se cumprir objetivos e metas de modo a acumular pontos, que serão posteriormente trocados por algum tipo de benefício.

Aprenda mais!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.