ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é resiliência?
Quais são as características de uma pessoa resiliente?
Como a resiliência impacta em nossa vida?
Dicas para te ajudar a desenvolver a resiliência!

Saiba como você pode desenvolver e adotar a resiliência em sua vida!

Aprenda como é importante agir e manter a resiliência nos setores da sua vida, e veja algumas dicas para te ajudar nisso!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Saiba como você pode desenvolver e adotar a resiliência em sua vida!

A resiliência é uma das características mais desejadas pelas pessoas! Afinal, quem é que não quer ter a habilidade de lidar com maturidade para superar problemas e enfrentá-los sem deixar se abalar, não é mesmo?

O termo vem  ganhando muito destaque, e vem sendo popularizado, e gerando pautas de discussões internas, bem como análises sobre como lidamos com as adversidades da nossa vida.

E isso se tornou uma espécie de um mantra na vida de várias pessoas, você já se perguntou porque reagiu a alguma determinada situação ou por quê algumas pessoas não conseguem superar momentos ruins da sua vida?

Esses são com certeza, exemplos da capacidade de lidar com os eventos da vida,  e está totalmente relacionado às questões da resiliência,  que é um termo muito estudado e utilizado no ramo da psicologia positiva para solucionar problemas.

Mas você é resiliente? Ou sabe como a resiliência pode auxiliar em diversos setores da sua vida? Nesse artigo falaremos mais sobre resiliência, e trataremos sobre os seguintes assuntos:

  • O que é resiliência? 
  • Quais são as características de uma pessoa resiliente?
  • Como a resiliência impacta em nossa vida?
  • Dicas para te ajudar a desenvolver a resiliência!

Então bora começar a descobrir tudo isso e muito mais?

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

O que é resiliência? 

Em resumo, a palavra resiliência é a capacidade em lidar com os adventos que enfrentamos na vida,e saber se adaptar, enfrentar e superar os obstáculos sem se abalar e ter reações como: stress, choque, entre outros eventos traumáticos.

Segundo o Dicionário, a resiliência é a propriedade que os corpos apresentam em retornar à forma original após serem submetidos a algum impacto ou transformação psicológica ou no ambiente de convívio.

Na prática a resiliência reúne algumas competências que juntas formam a capacidade de ser mais resiliente, e que permite lidar enfrentar diversas situações,  norteando e nos direcionando para ações coerentes para seguir em frente.

Vamos agora entender quais são as características que acompanham uma pessoa resiliente?  continue a leitura para descobrir!

Quais são as características de uma pessoa resiliente?

Pessoas resilientes possuem características mentais emocionais flexíveis, e possuem poder de adaptação aos ambientes e as mudanças,  mudanças de cargos ou tarefas,  e consegue retornar ao fluxo sem grandes problemas.

Outro fator que é necessário, é a capacidade de lidar com seu comportamento e a sua inteligência emocional,em situações sobre pressão e tomada de decisão, para dosar o coração e a razão, para encontrar soluções para situações adversas.

A intuição e o otimismo são qualidades que acompanham uma pessoa resiliente,  eles encontram sempre uma maneira de enfrentar os problemas e entendem que contratempos acontecem em meio a avanços e oportunidades de aprendizado.

Além disso a persistência também é uma qualidade que acompanha esse perfil,  e acaba por ser uma capacidade super favorável, afinal são pessoas que entendem que nem sempre existe um final feliz e que imprevistos acontecem.

Algumas características são ligadas a esse perfil como:

  • Autoconfiança, acredite no seu potencial!
  • Otimismo, foque em pensamentos positivos;
  • Força, desenvolva a capacidade de persistir;
  • Determinação, não se deixe abalar;
  • Empatia, entenda a visão do outro também;
  • Adaptação, saiba lidar com as mudanças
  • Controle emocional;
  • Objetividade, com capacidade de agir com assertividade;
  • Foco, não deixe as atividades paralelas tirar sua atenção;
  • Centralização das atividades para alcançar os objetivos.

Essas são algumas das características ligadas ao perfil de uma pessoa resiliente,  portanto, foque naqueles requisitos que você identifica que possui mais dificuldade,  e vá adotando a implementação delas através de mini hábitos, pouco a pouco.

E você sabe como a resiliência pode impactar nossa vida? Continue a leitura para se descobrir!

Como a resiliência impacta em nossa vida?

A resiliência pode impactar a nossa vida em diversos setores,  afinal o tempo todo estamos nos relacionando, seja no trabalho, em nossa vida pessoal, com a nossa família e amigos, entre outros, vivemos em sociedade e isso faz parte.

A falta da resiliência pode impactar na nossa produtividade no trabalho, nos estudos, e interferir em nosso rendimento e resultados,  afetando a nossa maneira de lidar com os nossos compromissos  e atividades do dia a dia.

Além disso, pessoas com falta de resiliência podem sofrer com as mudanças no mercado de trabalho, dificuldade na adaptabilidade em diversos setores. Saber lidar com as pressões é essencial e isso pode prejudicar a nossa tomada de decisão.

Outro fator muito ocasionado é o aumento do nível de estresse e problemas psicológicos, que são ocasionados devido a incapacidade de lidar, entender e administrar, inúmeras situações pessoais e profissionais.

A resiliência permite a centralização e o foco, para alcançar e traçar as metas e objetivos, e a falta da centralização pode prejudicar o seu comportamento resiliente,  e abalar o seu posicionamento perante as situações.

Você sabe o que poderia fazer para implementar a resiliência? Selecionamos algumas dicas para te ajudar a desenvolver a resiliência, então bora descobrir quais são elas?

Dicas para te ajudar a desenvolver a resiliência!

Esteja aberto a entender o outro lado da situações, nem sempre conseguimos visualizar tudo que acontece com um olhar 360º,  e isso pode  camuflar diversos acontecimentos, e provocar sentimentos equivocados.

Seja positivo, como diz aquele ditado: “há males que vêm para o bem”,  muitas vezes uma porta se fecha para que outra oportunidadesurja lá na frente.  É claro que é difícil aceitar tudo o tempo todo,  mas entender é essencial!

Trabalhe a sua capacidade de tolerar e agir com sabedoria e paciência perante as situações. Cuide de você, da sua saúde física e mental, afinal esses requisitos compõem o alicerce para  todas as atividades da sua vida.

Tenha perseverança e foco, para lidar com as críticas e como se comunicar quando receber alguma crítica que outras pessoas possam fazer, não se esqueça, a comunicação e o desenvolvimento pessoal está muito ligado a resiliência!

Não se limite, esteja aberto a mudanças! Afinal toda essa evolução só depende de você, e as ações devem ser percebidas e implementadas por você, as outras pessoas podem te auxiliar nesse processo!

Essas são algumas dicas que você pode começar a implementar para desenvolver a resiliência,  mas se puder ou sentir que precisa de algum acompanhamento, não deixe de procurar um profissional, toda ajuda é bem-vinda! 

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.