ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Reskilling?
Quer se destacar cada vez mais?
Qual a diferença do Reskilling e do Upskilling
Quais as habilidades você pode aprimorar ou desenvolver com o Reskilling e o Upskilling?
Qual a importância de se reinventar na sua vida profissional?
Comece agora!

Entenda qual a relação do termo Reskilling com seu desenvolvimento profissional

Aprenda sobre Reskilling, uma skill que os profissionais precisam desenvolver para se adaptar ao mundo digital e revolucionar no mercado de trabalho.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Entenda qual a relação do termo Reskilling com seu desenvolvimento profissional

Você já ouviu falar das soft skills e das hard skills, certo? Skills significa habilidades, e a partir dessa palavra, surge o termo skilling, que é a capacidade de tornar-se hábil.

Mas além das soft e das hard skills que vem sido muito bem exploradas, existe também o Reskilling, que será discutido neste artigo.

A inserção desse novo vocabulário aconteceu por conta da Transformação Digital , que vem sendo implementada nas empresas movidas por Inovação.

O reskilling é uma habilidade importante para quem deseja desenvolver novas funções e quer agregar valor ao seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Nesse artigo, temos como foco principal explicar o que é reskilling, além disso, abordaremos a diferença dessa habilidade com a upskilling. Confira abaixo os tópicos a serem abordados:

  • O que é Reskilling?
  • Qual a diferença do Reskilling e do Upskilling?
  • Quais as habilidades você pode aprimorar ou desenvolver com o Reskilling e o Upskilling?
  • Qual a importância de se reinventar na vida profissional?

O que é Reskilling?

Reskilling é um termo em inglês, cuja tradução literal é “requalificação”. Essa habilidade no mercado de trabalho, em meio a era digital, diz respeito à adaptação do profissional quanto às suas capacidades técnicas e comportamentais.

É crucial que você como profissional esteja atento às inovaçõestecnológicas e que seja capaz de se reinventar no mercado.

Ou seja, o reskilling trata-se da capacidade das pessoas em se tornarem hábeis, desenvolvendo novas habilidades cada vez mais. Esse conceito é comumente atrelado a tornar-se apto para novas áreas fora de sua zona de conforto dentro de uma empresa.

Por este motivo, o reskilling te garantirá vantagem competitiva para qualquer nova área que você deseja atuar ou que seja alocado.

Por isso, é preciso que todos estejam preparados para o aprendizado contínuo,  de acordo com a filosofia Lifelong Learning. O profissional do futuro é aquele que se preocupa em aprender habilidades novas e está sempre aberto à mudanças.

Quer se destacar cada vez mais?

Para ser esse profissional, existem algumas competências indispensáveis que estão relacionadas ao universo VUCA, como: ser mais dinâmico e mais flexível.

Adentrando um pouco mais no mundo VUCA, a constante mudança interfere muito na capacitação dos profissionais. Você pode aprender um pouco mais sobre o mundo VUCA aqui: O impacto do Mundo VUCA na sua carreira e como as empresas podem se adaptar?

Como já mencionado, essa nova habilidade é uma derivação do que já conhecemos de skilling, mas não podemos deixar as soft skills e hard skills de lado. Existem habilidades que deixaram de ser um diferencial e se tornaram obrigatórias..

Para saber mais sobre essas habilidades, a Websérie Soft Skills: “As habilidades do profissional do futuro”,  possui uma sequência de vídeos no qual irão te auxiliar a desenvolver algumas habilidades, como: inteligência emocional, pensamento crítico e pensamento criativo.

Clique no botão abaixo e transforme-se em um profissional do futuro!

as habilidades do profissional do futuro, as soft skills

Qual a diferença do Reskilling e do Upskilling

Reskilling e Upskilling possuem literalmente a tradução “requalificação”, outros dois substantivos que poderiam descrever essas duas palavras neste contexto seriam: aprimoramento, adaptação e desenvolvimento.

Vimos que Reskilling é a capacidade da pessoa em se desenvolver novas habilidades cada vez mais, fora da sua área.

Já a Upskilling, possui como principal característica a capacidade do profissional em se desenvolver na sua área de atuação partindo de habilidades que ele já possui.

Isto é, quando o profissional enriquece suas capacidades e procura cada vez mais se capacitar ou realizar mais treinamentos para adquirir maior conhecimento das novas ferramentas ou de novas técnicas.

Em resumo, a diferença de reskilling e de upskilling é a seguinte:

  • Reskilling: Aprender novas habilidades para crescimento profissional, para que seja capaz de transitar em diferentes áreas de atuação.
  • Upskilling: Desenvolver novos conhecimentos onde o profissional já atua,

Vamos discutir no próximo tópico sobre as habilidades que você pode aprimorar ou desenvolver. Confira abaixo.

Quais as habilidades você pode aprimorar ou desenvolver com o Reskilling e o Upskilling?

Há dois campos de habilidades muito valorizados e procurados. Estamos falando das capacidades técnicas e comportamentais. Vamos discutir um pouquinho sobre isso?

Habilidades Técnicas

As habilidades técnicas dizem respeito ao que você adquiriu ao longo de sua experiência acadêmica e profissional, ou com cursos e treinamentos.

Independente da sua área de atuação, a tecnologia está presente em todos os segmentos no mercado. É de suma importância procurar se reinventar e estar antenado com o que tem de novo no mundo digital.

Não só pesquisar e conhecer, mas de fato aprender e implementar as habilidades técnicas.

Por exemplo, se você é um Engenheiro já consolidado no mercado, por que não adquirir conhecimento técnico em Data Science?

Há alguns anos atrás, essas duas áreas não apresentavam interseção, hoje em dia este cenário está mudando. Ou você do RH, por que não adquirir conhecimento em Business Intelligence?

Saia da zona de conforto!

Habilidades Comportamentais

As habilidades comportamentais dizem respeito à Inteligência Emocional, ao Relacionamento Interpessoal e também às Capacidades Cognitivas.

As habilidades comportamentais incluem proatividade, adaptabilidade, mente analíticacomunicação, resiliência, liderança, autoconhecimento, criatividade, entre vários outros.

Para aprimorar essas habilidades é um processo gradual e depende apenas de você. Faça exercícios de mentoria, seja receptivo aos feedbacks, estude, leia  e pratique as Soft Skills.

Qual a importância de se reinventar na sua vida profissional?

Um estudo feito pela McKinsey Global Institute mostra como é o cenário marcado pela era da Inteligência Artificial e da Automação. Eles realizaram uma pesquisa para avaliar o impacto do reskilling e do upskilling no mercado de trabalho devido a era digital.

Com isso, além de mostrar, por meio do estudo, quais são os empregos que podem ser "substituídos" pela automação, a empresa de consultoria estratégica abordou também artifícios para que as empresas possam se adaptar a esse ambiente.

O estudo analisou o cenário do ano de 2019 até 2030; com isso, o destaque foi para três tipos de habilidades: cognitivas, sociais, emocionais, e por último, mas não menos importante, as habilidades tecnológicas.

Mas, você pode estar se perguntando o que isso tem a ver com reskilling e upskilling, não é mesmo? E te respondo que tudo! Com esse cenário de influência digital, digitalização, automação e inteligência artificial, surge a necessidade do aprimoramento e  prática  do desenvolvimento destas skills.

Como mencionei, alguns empregos serão substituídos pela Automação. Utilizar o reskilling pode ser uma forma do profissional ser realocado dentro de uma empresa e agregar valor a ela de forma diferente.

Comece agora!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.