ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é RH ágil?
Boas práticas do RH Ágil
Quais são os impactos em ter um RH ágil na sua empresa?
Desenvolva o RH da sua empresa agora mesmo!

Como funciona o RH ágil e quais são seus benefícios para as empresas?

As metodologias ágeis beneficiam diversos setores de uma empresa. Nesse artigo, vamos ver como aplicá-las no sistema de recursos humanos!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como funciona o RH ágil e quais são seus benefícios para as empresas?

No mundo dos negócios, a inovação e capacidade de responder à mudanças atualmente são duas características fundamentais de uma empresa. Para tanto, surgiram as metodologias ágeis. E, dentro desse contexto, temos o RH ágil. Você sabe o que é?

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, realizada em 2017, 79% dos executivos consideram que o gerenciamento ágil deve ser uma das prioridades máximas das empresas.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é RH ágil e como aplicar nos recursos humanos da sua empresa por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é RH ágil?
  • Boas práticas do RH Ágil
  • Quais são os impactos em ter um RH ágil na sua empresa?

O que é RH ágil?

O RH ágil é uma abordagem que aplica os princípios da Metodologia Agile na área de Recursos Humanos.

O RH ágil vem reinventando os modelos operacionais dos setores de RH das empresas, modernizando os processos, trazendo efetividade para as ações e aumentando a integração dos diferentes departamentos das organizações.

Historicamente, o RH limitava-se somente a cuidar de aspectos burocráticos. Após a Segunda Guerra Mundial, a manufatura dominava o cenário industrial, e os Recursos Humanos cuidavam basicamente do plano de carreira dos funcionários, recrutamento e seleção.

Nos anos 90, o mercado ficou mais dinâmico e menos previsível, e por isso, as empresas precisavam recrutar novos talentos para as diferentes demandas que surgiam. Isso passou a exigir uma maior flexibilidade dos setores de RH, entretanto, as antigas responsabilidades ainda eram prioridade.

A estratégia mudou conforme as companhias foram percebendo que os negócios e a economia mudavam, por isso os planejamentos de RH eram irrelevantes. Pensar apenas em planos de carreira não era suficiente.

A inovação rápida passou a ser fundamental, e as empresas (principalmente as do ramo de tecnologia, como as do Vale do Silício, que ganharam força com a transformação digital) passaram a implementar práticas da metodologia ágil em seus diferentes projetos.

As atribuições do RH ágil se estendem a muito mais do que as formalidades da empresa. A ideia é que agora os recursos humanos precisam estar prontos para adaptações rápidas, fornecendo suporte a todos os outros setores da organização.

Isso inclui todo um projeto de capacitação, treinamento, motivação e colaboração. O trabalho do RH também passa a ser garantir que toda a empresa trabalhe em conjunto, e que os ensinamentos do Manifesto Ágil sejam seguidos, como os 4 valores, por exemplo:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Softwares em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com clientes mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Também é papel do RH ágil estar atento à necessidade de mudanças estruturais, para que a empresa não perca competitividade. É preciso compreender as demandas e saber antecipá-las, agindo estrategicamente e até mesmo prevenindo situações.

Quer aprender mais sobre essa metodologia? Veja abaixo!

Curso gratuito!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum

Boas práticas do RH Ágil

É comum existirem resistências internas quando uma organização passa a adotar a metodologia ágil. Isso pois há muito mais autonomia para os colaboradores em geral, o que pode incomodar as lideranças.

Por isso, o RH ágil deve mostrar a esses líderes que o caminho para um gerenciamento efetivo passa diretamente pela mentoria. O é extremamente importante para o sucesso da metodologia ágil, uma vez que líderes envolvidos influenciam positivamente toda a empresa.

A partir disso é que teremos então uma mudança de mentalidade. A empresa irá desenvolver uma cultura ágil, internalizando os princípios e valores das metodologias ágeis. Quanto mais esse mindset estiver aprofundado, os colaboradores serão cada vez mais produtivos.

É fundamental que a ideia da metodologia ágil seja absorvida e disseminada entre os membros da equipe. Conforme os resultados forem aparecendo, mais o conceito vai se enraizar na companhia. A aplicação de métodos como o Scrum é importante para esse objetivo.

Isso é feito por meio de uma gestão de RH com ações concretas. A parte de educação dos profissionais, com capacitação e treinamento, contribui muito para a aceitação dessas ideias. A princípio, para os colaboradores mais tradicionalistas, podem parecer meios de organização bastante radicais.

Entretanto, com a conscientização por meio de eventos (como palestras e workshops) esses preconceitos podem ser quebrados. É preciso fazer com que os colaboradores entendam os processos em que estão envolvidos e suas responsabilidades.

Assim, haverá colaboração no desenvolvimento. O trabalho em equipe é fundamental para a metodologia ágil. E o RH ágil deve justamente fazer com que os trabalhadores entendam sua parte no todo, e como eles colaboram com o crescimento uns dos outros e da empresa.

O RH ágil deve se mostrar sempre preocupado com o desenvolvimento dos colaboradores, sendo receptivo a novas ideias. Além disso, deve também buscar soluções criativas e pensar em formas de trabalho e atuação que aprimorem processos e promovam o crescimento profissional.

Quais são os impactos em ter um RH ágil na sua empresa?

Agora que vimos como um RH ágil deve adotar práticas dentro de uma organização, vamos ver os impactos que ele pode causar na sua empresa:

Profissionais com conhecimento mais amplo

O primeiro impacto é a ampliação de horizontes dos profissionais. O RH ágil, pensando na capacitação dos colaboradores, propicia muito importantes para a carreira de todos os funcionários.

Isso abre novas possibilidades para o colaborador, estimulando sua criatividade para a solução de problemas e contribuindo com o aumento da produtividade. Ele pode experimentar novos métodos de trabalho, utilizar ferramentas poderosas e melhorar os processos.

Troca de conhecimento e visão

Não somente por meio de treinamentos e palestras, o profissional também aprende muito com seus colegas de trabalho. A integração incentivada pelo RH ágil proporciona trocas de informações e experiências muito saudáveis, criando uma verdadeira rede de conhecimentos.

E claro, isso é ótimo para a empresa. O setor de RH precisa facilitar a comunicação entre os profissionais e departamentos, pois isso melhora o tempo de resposta e enriquece as decisões, por meio do compartilhamento de diferentes pontos de vista.

Desenvolvimento dos colaboradores

Como pudemos ver, são vários os impactos positivos que o RH ágil traz para uma organização. Tudo isso leva a um grande desenvolvimento dos colaboradores, que se sentem mais motivados e preparados para as situações do dia a dia de trabalho.

Todas essas experiências agregam muito valor para todos: desde o próprio colaborador, seus colegas, a empresa e ao produto final. Por isso, investir no desenvolvimento dos profissionais traz um impacto muito benéfico, por meio da gestão de pessoas.

Desenvolva o RH da sua empresa agora mesmo!

No artigo, você conheceu o que é o RH ágil e as boas práticas da integração das metodologias ágeis com o sistema de recursos humanos.

Criar esse tipo de sistema não é uma tarefa fácil, no entanto os benefícios que ele traz para uma organização compensam a iniciativa.

Sabendo disso, decidimos criar um curso sobre estruturação de sistema de recursos humanos que ensinará você a fazer análise de perfil para contratação e conduzir uma entrevista.

Além disso, você poderá entender o funcionamento da contratação na CLT e a oferta de pacotes de benefícios, aprender como melhorar a relação com seus colaboradores e fazer e aplicar Pesquisa de Clima de forma efetiva.

Gostou? Então clique no botão abaixo para conferir o restante da ementa e inscreva-se para aprender a desenvolver um RH poderoso!

Como montar um sistema de RH?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.