CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é SAML?
Como o SAML funciona?
Quais as vantagens do SAML para empresas?
Como utilizar a autenticação SAML?
Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Saiba o que é e como funciona o SAML: Security Assertion Markup Language!

Você sabe como funciona o provedor de credenciais e como ele proporciona a segurança virtual? Conheça o SAML e aprenda mais sobre isso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba o que é e como funciona o SAML: Security Assertion Markup Language!

Você sabe como funciona a permissão de acesso baseada em credenciais? Para entender esse mecanismo, é necessário conhecer o conceito de SAML e quais são suas principais implicações.

Dessa forma, o SML é um padrão responsável pela segurança digital de quando um usuário tenta acessar uma plataforma. Assim, ele funciona através do estabelecimento de um acesso centralizado de acordo com as credenciais.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos através da exploração dos seguintes temas:

● O que é SAML?

● Como o SAML funciona?

● Quais as vantagens do SAML para empresas?

● Como utilizar a autenticação SAML?

Vamos à leitura?

O que é SAML?

O SAML é a sigla para Security Assertion Markup Language, e tal pode ser traduzido para o português como “Linguagem de marcação e afirmação de segurança”.

Diante disso, esse mecanismo permite que haja autenticação e autorização para viabilizar o acesso de determinado aplicativo, plataforma, software, etc. Assim, dentro de um mesmo domínio, todos os logins podem ser sincronizados.

Dessa forma, o SAML estabelece o login único SSO (Single sign-on). Para isso, ele verifica o provedor de identidade, podendo transferir dados e estabelecer o acesso unificado.

Vale ressaltar ainda que essa tecnologia é baseada em XML (Extensible Markup Language). Isso, por sua vez, eleva a segurança de acesso à plataforma e evidencia a eficiência do uso do SAML.

Além disso, vale destacar que essa ferramenta de segurança digital é constituída por 4 componentes, tais que são:

Declarações SAML: se refere às tags que dão comandos de informação, autenticação e autorização;

Protocolos SAML: tratam-se dos mecanismos de respostas de solicitações;

Ligações SAML: diz respeito à padronização da linguagem;

Perfis SAML: abrangem todos os demais elementos.

Muito interessante, não é mesmo? Alinhado ao conceito, agora é o momento de entender quais são as principais funcionalidades do SAML.Logo, confira mais sobre isso no tópico a seguir!

Como o SAML funciona?

Como já dito anteriormente, as transações em SAML utilizam o Extensible Markup Language para proporcionar uma autenticação segura e com verificação das credenciais.

Assim, ela estabelece uma comunicação que segue padrões pré-determinados, entre os provedores de identidade e os provedores de serviços (service provider) , o que viabiliza o acesso seguro e único.

Vale ressaltar que existem limitações nas funcionalidades do SAML, como por exemplo, o suporte de versões apenas até 6.7 para autenticar e versões até 7.0 para a decisão de autorização ser implementada. Assim, um SAML 2.0 é bem suportado, mas versões que ultrapassam os limites não.

Além disso, conforme a utilização, pode ser que haja a necessidade de refazer a autenticação para garantir que a segurança do acesso único esteja acontecendo, o que configura uma limitação desse modelo.

Apesar disso, há muitas vantagens na utilização do SAML. Para saber mais sobre quais são as principais, não deixe de conferir o tópico a seguir!

Quais as vantagens do SAML para empresas?

O conhecimento das principais vantagens do uso do SAML vão te proporcionar uma maior facilidade na tomada de decisão sobre a viabilidade do uso dessa ferramenta. Por isso, confira quais são os principais benefícios:

Controle de dados

Com a centralização dos acessos de um mesmo domínio, é possível ter em um mesmo lugar todos os dados e informações corporativas referentes ao uso desse recurso. Isso, por sua vez, é muito positivo para uma empresa.

Além disso, a criação de um banco de dados a partir dessa aplicação pode ser viabilizada, o que pode ser a base de uma análise que gere insights importantes para a aplicação de melhorias.

Melhoria da experiência do usuário

Quando o usuário precisa fazer login em diversos lugares com diferentes cadastros, não é a melhor experiência para ele, certo? Por isso, a implementação do SAML é uma ótima oportunidade de tornar a experiência do acesso mais agradável.

Dessa forma, o usuário faz login com um único acesso, o que torna o processo de login mais eficiente e seguro, e ainda, gerará dados de controle que serão fontes confiáveis de informações sobre esse uso do SSO.

Aumento de produtividade para equipes

Para as equipes em que o SAML é usado, as atividades seguem um fluxo melhor, visto que, a autenticação dos usuários será feita de uma forma segura e confiável, promovendo assim uma otimização do tempo e de recursos.

Com isso, os resultados almejados pela empresa são potencializados, afinal, uma equipe produtiva estará mais empenhada na aplicação de ações e estratégias para o alcance dos objetivos e metas delimitados.

Redução de gastos

Vale ressaltar que a aplicação do SAML não precisa de investimentos extras, o que configura um bom custo benefício diante dos serviços que esse mecanismo pode proporcionar.

Assim, ele gera uma economia em segurança digital, que é uma das principais preocupações do mundo corporativo, visto que, os dados são as principais formas de armazenamento de informações nas empresas.

É interessante conhecer os detalhes dessas vantagens, não é mesmo? Para finalizar, não deixe de aprender mais sobre a autenticação de usuário do SAML. Por isso, confira o tópico a seguir!

Como utilizar a autenticação SAML?

O uso do SAML deve ser feito a partir de sua habilitação em plataformas e aplicativos. Assim, os desenvolvedores devem seguir o seguinte passo a passopara garantir a implementação dessa ferramenta:

  1. O primeiro passo é fazer o login e acessar a autenticação através do SSO;
  2. Após isso, é necessário exportar quais são os metadados do provedor de identidade que serão usados como credenciais;
  3. Assim, é necessário aguardar o tempo em que o sistema analisará os metadados enviados;
  4. Depois disso, é necessário fornecer para os seus desenvolvedores de SSO esses metadados analisados;
  5. Logo, é necessário realizar testes e ativar o SSO, ou seja,  o usuário tenta entrar para verificar se está tudo conforme o esperado;
  6. Por fim, deve-se fazer o login com as credenciais de SSO.

Logo, após a implementação, as funcionalidades do SAML podem ser aproveitadas para potencializar os resultados do seu negócio.

Gostou desse conteúdo? Então venha ser um profissional cada vez mais completo com a Voitto!

Com o curso de Formação em Cientista de Dados aprenda a não ser um profissional do óbvio e fale a linguagem dos dados!

A Formação de Cientistas de Dados é composta pelos cursos Fundamentos Essenciais para Python, Python Intermediário para Análise de Dados e Tópicos Avançados em Python para Análise de Dados. Além disso, preparamos quatro bônus especiais para complementar sua formação.

Nesta trajetória, o Mestrando em Modelagem Computacional, Iago Rosa, te conduzirá por uma trilha de aprendizado que passará desde a lógica básica de programação em Python até a utilização de bibliotecas essenciais para organização, análise e visualização de dados, como NumPy, Matplotlib, Pandas e Seaborn

Está esperando o que? Faça já o seu curso e se especialize!

Formação em Cientista de Dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.