ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é TCC?
Quais são os tipos de TCC?
Como escolher o tema do TCC?
Como escolher o seu orientador?
Aprenda a montar o seu próprio cronograma
Regras da ABNT
Dúvidas frequentes sobre o TCC
Impressione sua banca avaliadora!

O que é TCC? Confira como desenvolver o tema e atingir o sonhado 10!

Entenda o que é o TCC e confira como desenvolver o seu tema, fazer a pesquisa e conquistar o seu diploma de forma eficiente e sem complicações!

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
O que é TCC? Confira como desenvolver o tema e atingir o sonhado 10!

Com certeza você já deve ter notado que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um trabalho temido por muitos estudantes durante os anos da faculdade. Enquanto para alguns escrever o TCC significa a chegada da formatura, para outros essa experiência pode ser sinônimo de inquietação.

É por isso que elaboramos esse artigo para ajudá-lo a entender que o TCC não é um bicho de sete cabeças. Além disso, você verá que, com a dedicação adequada, a nota 10 pode ser alcançada de forma simples e sem pânico!

Continue a leitura para aprender sobre:

  • O que é TCC?
  • Quais são os tipos de TCC?
  • Como escolher o tema do TCC? 
  • Como escolher o seu orientador? 
  • Aprenda a montar o seu próprio cronograma;
  • Regras da ABNT;
  • Dúvidas frequentes sobre o TCC.

O que é TCC?

TCC é a abreviação de Trabalho de Conclusão de Curso e, como o próprio nome diz, é o trabalho final que você deve realizar para concluir a sua graduação.

Normalmente, é elaborado no último ano da faculdade e deve passar por uma banca examinadora para receber a aprovação. O TCC tem como objetivo fazer com que o aluno coloque em prática grande parte do que foi aprendido durante o curso.

O seu formato, se vai ser uma monografia ou artigo científico, varia de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino ou a coordenação do curso.

Porém, todas as formas de TCC seguem o mesmo padrão. Afinal, o trabalho é dividido basicamente em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Vale lembrar que o Trabalho de Conclusão de Curso também é exigido para outras modalidades de ensino, como é o caso dos cursos técnicos e cursos de pós-graduação.

O que é hipótese de TCC?

A hipótese de um trabalho acadêmico é uma afirmativa que guia toda a pesquisa e busca responder seu problema central.

Dessa forma, ela é composta por afirmações e argumentos, podendo ser verdadeiros ou falsos, que vão nortear o desenvolvimento do trabalho para que, no final, seja possível confirmá-la ou negá-la.

Quais são os tipos de TCC?

Como mencionado anteriormente, o TCC pode ser escrito de diversas formas a depender da área a ser estudada. Inclusive, você sabia que algumas graduações (a depender da universidade) não exigem a apresentação de um trabalho para a conclusão do curso? Isso ocorre, em grande parte, em cursos como: Letras, Medicina, Química, Matemática, entre outros.

Pois é! Sortudos demais, não é mesmo? Entretanto, para nós, meros mortais, resta analisar as formas mais comuns para elaborar o TCC. Entenda cada uma delas nos tópicos abaixo:

Monografia

A monografia é um tipo de TCC que é solicitada tanto nos cursos de graduação quanto na pós-graduação. O principal objetivo dela é inserir o estudante na área de pesquisa de uma forma bem intensa.

A estruturação da monografia é feita a partir de algumas etapas relacionadas à pesquisa científica, como a elaboração de um pré-projeto e um projeto, execução da pesquisa e, por fim, a redação da monografia em si.

Artigo Científico

O famoso artigo científicotambém é uma modalidade do TCC. Sua produção é semelhante à construção de uma monografia, porém os resultados são apresentados de uma forma mais sintetizada, normalmente entre 10 e 20 páginas.

Para elaborá-lo será necessário realizar um trabalho de pesquisa científica previamente e dividi-lo em: resumo, introdução, referencial teórico, desenvolvimento, análise do objeto e considerações finais.

Publicação em revista científica

Ter o aceite em uma revista científica é o desejo de muitos alunos e orientadores na etapa de elaboração do TCC. Isso acontece porque além da sensação de ter realizado uma excelente pesquisa, o currículo Lattes poderá ser preenchido e, acredite se quiser, algumas universidades dispensam a apresentação do TCC se ele for aprovado para publicação em uma revista!

Por isso, ao finalizar o seu trabalho, procure por revistas científicas que possam ter interesse no seu tema. Um ponto de atenção é: geralmente, apenas artigos científicos são publicados. Além disso, é válido ressaltar que cada revista possui uma norma de formatação. Sendo assim, será preciso submeter a sua pesquisa atendendo à estrutura exigida.

Alcance o 10 no seu TCC!

Você já sabe que produzir o Trabalho de Conclusão de Curso não é nada fácil. Portanto, todo esforço e dedicação é pouco.

Para facilitar sua vida, a Voitto criou um Modelo de TCC todo alinhado com as normas da ABNT e com dicas de como inserir imagens, tabelas e como ter as referências bibliográficas dos sonhos.

O template é completamente editável e gratuito.

Isso mesmo que você leu!

Não perde tempo e já faça o download do seu clicando na imagem abaixo.

Clique e baixe o modelo de trabalho de conclusão de curso!

Como escolher o tema do TCC?

Uma das maiores dúvidas na hora de fazer o TCC é a escolha do tema, afinal,durante o curso de graduação o aluno é apresentado a diversas áreas de estudo.

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é escolher um assunto com o qual se tenha afinidade. Para isso, procure pensar na área que mais lhe despertou interesse durante as matérias da faculdade e converse com os seus colegas e professores.

Além disso, se você desenvolveu algum trabalho científico durante o seu curso ou participou de algum projeto de extensão, é possível extrair deles algo que lhe desperte o interesse.

E agora, você tem uma ideia inicial sobre o que escrever? Antes de avançar na elaboração do seu TCC, é preciso fazer uma ampla pesquisa sobre o assunto para ver se o mesmo não foi abordado da mesma forma em outro trabalho acadêmico.

Também é importante pesquisar sobre a quantidade de material que você pode consultar para fazer um TCC, pois sua pesquisa precisa ter um embasamento teórico em fontes confiáveis como livros de autores renomados no assunto.

Você não deve ter toda sua pesquisa baseada em matérias encontradas na internet, pois nem todos os materiais disponíveis possuem um conteúdo idôneo. Esse erro pode comprometer significativamente a avaliação do seu trabalho.

Um bom tema também deve possuirrelevância para a comunidade acadêmica. Não adianta escolher um tema inovador se ele não possui ligação com a sua área de estudo. Por isso, pesquise sobre a importância do tema escolhido e como ele pode contribuir para a área que você escolheu.

Como escolher o seu orientador?

A escolha do seu orientador é fundamental, pois é ele quem vai lhe direcionar ao sucesso do seu TCC. E, para isso, ele deve mostrar como fazer uma boa pesquisa científica, auxiliar na escolha do tema, na estruturação do seu trabalho e também deve apontar quais são os pontos de melhoria do seu projeto.

Por isso, escolha um professor que domine o assunto e que tenha preferencialmente um curso de mestrado ou doutorado na área. Afinal, quando você opta por alguém que conhece sobre a área que você deseja trabalhar, todo o aconselhamento que você receber será fundamentado em uma sólida base de conhecimentos.

Um bom relacionamento entre vocês também é essencial. Procure um orientador que tenha a mesma linha de pensamento que a sua, pois se vocês discordarem muito sobre o assunto, as reuniões sobre o seu TCC podem se tornar complicadas e até mesmo comprometer o resultado do seu projeto.

Além disso, não escolha um orientador que possua diversos cargos dentro da instituição ou até mesmo muitos orientandos, pois por mais que ele tenha boa vontade em lhe ajudar, é fundamental que ele tenha tempo hábil para isso.

Um orientador exigente também contará muito para a qualidade e o desenvolvimento do seu TCC. Não adianta escolher um professor "bonzinho" se ele não der a devida atenção para o seu trabalho final, pois é necessário que vocês façam e que ele lhe imponha prazos para a entrega de cada tarefa.

Aprenda a montar o seu próprio cronograma

O TCC é um trabalho a longo prazo, porém não vale a pena deixá-lo para a última hora, pois as chances de você entregar um trabalho com baixa qualidade ou não conseguir terminar são grandes.

Nós falamos sobre a importância de um orientador exigente, mas você também precisa ser. Por isso, atente-se às etapas do seu TCC e evite deixar tudo para a última hora. Lembre-se de que quem precisa entregar um trabalho para obter um diploma de ensino superior é você.

Então vamos lá, faça o seu próprio cronograma e separe um período do seu dia para se dedicar ao que foi programado, assim você não vai precisar faltar àquela festa ou deixar de ir naquela viagem que já estava marcada há tanto tempo.

Regras da ABNT

Agora que você já sabe o que é TCC e alguns dos passos que devem ser seguidos para iniciar o seu projeto, que tal aprender um pouco sobre a estrutura do trabalho final de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT?

O TCC é um trabalho científico, por isso, independente da instituição de ensino, ele precisa obedecer a uma estrutura de texto regida pela ABNT. De acordo com as normas, o trabalho final precisa ter introdução, corpo do discurso e conclusão.

A introdução deve conter uma ideia geral sobre do que se trata a sua pesquisa de TCC. Nela, você deve apresentar o seu tema, justificar escolha do mesmo e dissertar sobre os objetivos do trabalho.

O corpo do discurso é a parte principal do trabalho, na qual se deve apresentar uma fundamentação teórica e detalhes sobre o tema.

Já a conclusão é a parte final do seu projeto, onde você deve apresentar um resumo da sua pesquisa.

O seu trabalho também precisa estar de acordo com outras regras básicas da ABNT, como as regras gerais de formatação, elementos de apoio de texto e elaboração de referências bibliográficas.

As regras gerais de formatação levam em consideração o tamanho da folha de papel utilizada, qual deve ser o tamanho e a fonte considerada para uma boa leitura, os parágrafos, o espaçamento das linhas e o alinhamento do seu texto.

Já os elementos de apoio do texto são as citações. Essa parte das normas da ABNT demonstra qual é a maneira correta de copiar o trecho de algum livro ou artigo para o seu texto.

O referencial bibliográfico de TCC consiste na parte do seu projeto onde você apresenta todo o material que serviu de base para o seu trabalho de conclusão de curso.

Dúvidas frequentes sobre o TCC

Agora que finalizamos o nosso assunto, separamos as perguntas mais frequentes sobre o TCC para você entender de uma vez por todas esse tema.

  1. O TCC pode ser feito em grupo? 

O Trabalho de Conclusão de Curso pode ser feito de forma individual (monografia) ou em grupos de no máximo três alunos (artigo científico).

  1. Onde procurar por referências para o TCC?

Você pode buscar por teóricos e outros trabalhos científicos relacionados ao seu tema no site do Scielo ou no Google Acadêmico.

  1. Como escolher o título para a monografia/artigo científico?

Este é um passo que você não precisa se preocupar, ainda mais se ainda não colocou as ideias no papel. Afinal, você perceberá que o título mudará com frequência à medida que o trabalho é escrito. Contudo, uma dica é: escolha o título com base na palavra-chave e escopo de pesquisa do seu projeto.

Impressione sua banca avaliadora!

Nesse kit de Trabalhos Acadêmicos você encontrará 3 materiais para te ajudar na hora de fazer os seus trabalhos da faculdade:

• [eBook] Manual do TCC

• [Documento] Modelo de TCC

• [Documento] Modelo de Artigo Científico

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso kit de Trabalhos Acadêmicos!

Trabalhos Acadêmicos, baixe agora!

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.