CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é a tecnologia da informação?
Como se tornar um profissional de TI?
Quais as possibilidades de carreiras para um profissional de TI?
Quanto ganha um profissional de TI?
Quais os benefícios de ter uma equipe de tecnologia da informação na sua empresa?
Me interessei pela área!

O que é tecnologia da informação? Conheça as oportunidades da área!

Veja o que é a área de tecnologia da informação, quais são as principais funções e como está o mercado para interessados no assunto.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é tecnologia da informação? Conheça as oportunidades da área!

As profissões que mais tem se destacado nos dias de hoje estão ligadas à tecnologia da informação (TI). Em uma era digital, saber trabalhar os dados, fornecer sistemas seguros, integrar as áreas e otimizar processos através da inovação é cada vez mais importante.

Por isso, é muito comum que os cursos voltados para a tecnologia da informação sejam mais procurados com o passar dos anos. Afinal, atualmente as empresas têm buscado profissionais qualificados na área.

Se você tem interesse pela área de tecnologia da informação, aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre o setor. Desde os seus nichos de atuação até os caminhos para se destacar nesse mercado. Confira os seguintes tópicos:

●     O que é a tecnologia da informação?

●     Como se tornar um profissional de TI?

●     Quais as possibilidades de carreiras para um profissional de TI?

●     Quais os benefícios de ter uma equipe de tecnologia da informação na sua empresa?

O que é a tecnologia da informação?

TI é a sigla utilizada para o setor de Tecnologia da Informação, também chamado em inglês de Information Technology. Essa é a área mais abrangente desse ramo, podendo atuar em nichos como:

Segurança de dados;

● Suporte técnico;

● Hardwares;

Tecnologia empresarial;

● Softwares.

O principal objetivo da tecnologia da informação é tornar o acesso aos dados e às redes de internet o mais seguro e fácil possível. Por isso, além de saber trabalhar com dados, o profissional dessa área também é visto como um ponto de apoio para melhorar a interface e os conhecimentos dos demais colaboradores para que tudo funcione bem.

Como você já pôde perceber, a tecnologia da informação é muito importante para diversas empresas. Por isso, o mercado está em constante expansão. Se você tem interesse na área e quer saber como se tornar um profissional de TI, não deixe de conferir o tópico abaixo.

Como se tornar um profissional de TI?

Para se tornar um profissional de TI, você pode optar por diferentes cursos de graduação ou especialização. Afinal, essa é uma área ampla e com muitos mercados de atuação.

Sendo assim, cada um dos cursos terá um foco diferente e complementar aos outros. Alguns dos bacharelados mais comuns para quem quer seguir carreira na tecnologia da informação são:

●     Ciência da computação;

●     Engenharia de software;

●     Rede de computadores;

●     Engenharia da computação;

●     Análise e desenvolvimento de sistemas;

●     Banco de dados;

●     Sistemas de Informação;

●     Gestão da Tecnologia da Informação;

●     Cloud Computing.

Mas além das graduações, quem tem interesse na área de tecnologia da informação também tem a possibilidade de fazer cursos de menor duração.

Várias das maiores empresas de tecnologia oferecem essas oportunidades e o setor dá oportunidades para bons profissionais mesmo que eles não tenham curso superior na área.

Com tantos cursos, é muito importante focar na área em que você deseja atuar. Assim, a especialização pode ser um diferencial nos processos seletivos e até nas promoções dentro de uma mesma empresa. Por isso, confira as carreiras que profissionais de TI podem seguir.


Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Quais as possibilidades de carreiras para um profissional de TI?

O nicho de tecnologia da informação possui muitas áreas de atuação e por isso é importante saber em qual delas você quer focar. Para te ajudar, separamos as principais possibilidades de carreira em TI. Veja a seguir!

Administração de banco de dados

Atuação na gestão e armazenamento de dados de clientes, fornecedores e até das informações internas. Uma das opções mais sigilosas e importantes para as empresas.

Administração de redes

Nessa área, o profissional estará mais voltado para garantir que as redes de comunicação interna (intranet) estejam funcionando corretamente.

Para atuar como administrador de redes é necessário muito conhecimento técnico tanto sobre softwares quanto sobre hardwares.

Arquitetura da informação

Dentro da tecnologia da informação existe um ramo que cuida de todo o planejamento dos serviços tech de uma organização. Esse é conhecido como arquitetura da informação.

Além disso, cabe também a ele desenvolver novas tecnologias e estruturas para facilitar e possibilitar que os planejamentos sejam executados.

Segurança da informação

Outra atividade importante da tecnologia da informação diz respeito à cibersegurança. Por isso, existem profissionais que são dedicados exclusivamente para a proteção de dados, evitando que ataques aconteçam e informações sejam roubadas.

Suporte técnico

O suporte técnico também é uma possibilidade para profissionais da área de tecnologia. Afinal, ele é essencial para que todos os imprevistos de sistemas sejam resolvidos de forma ágil e tempestiva.

Além disso, o suporte técnico também é uma forma de auxiliar os colaboradores de outros setores. Muitas vezes os acessos devem ser liberados e ensinados para os mesmos consigam efetuar as suas funções. Um exemplo muito comum é o service desk utilizado por diversas empresas.

Programação

Sempre que alguém ouve falar em tecnologia e nas carreiras dentro do setor facilmente a primeira que vem à cabeça é voltada para a programação.

Um programador é quem faz os códigos para que novos softwares sejam implementados ou até mesmo melhorias nos que já são utilizados.

Para ser um profissional dessa área, é necessário um vasto conhecimento técnico nas linguagens de programação. Como por exemplo: C, .Net e o PHP.

Quanto ganha um profissional de TI?

Segundo o site vagas.com, um profissional de tecnologia da informação pode ter salários bem variados. Isso acontece porque os diferentes tamanhos de empresas, qualificações e cargos podem causar essa divergência.

Para pessoas que não fizeram graduação, o salário gira em torno de R$2.500,00 para o primeiro emprego. Já para quem possui especialização o valor pode chegar a uma média de R$8.600,00.

Vale ressaltar que essa área valoriza muito as experiências dos profissionais e por isso quanto maior ela for, maior tende a ser a remuneração.

Quais os benefícios de ter uma equipe de tecnologia da informação na sua empresa?

Atualmente, ter uma equipe voltada para tecnologia da informação não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação de empresas que querem obter sucesso,

A área de TI é responsável por conectar todas as outras através de uma rede de acesso à internet através de um sistema integrado. Mas muito além disso, ela também é quem possibilita que a informação e comunicação circule entre os setores, ajudando na tomada de decisão dentro da empresa.

Outro ponto importante é a inovação que sempre é proporcionada pelo setor de tecnologia da informação. Por trabalhar em conjunto todos os dados da empresa, é possível que eles sejam usados como insumos para otimização e melhoria de processos, além de resolução de problemas cotidianos.

Me interessei pela área!

Graças às características de programação moderna e volátil, o Python se tornou a linguagem queridinha dos cientistas de dados. Como a área trabalha com grandes volumes de dados, o famoso Big Data, a principal função da linguagem é ajudar a transformar dados em informações úteis para empresas e negócios.

E foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Python Intermediário para Análise de Dados. Nele, você aprenderá, na prática, como utilizar as principais ferramentas do Python, como Numpy, Matplotlib e programação funcional. Com ele, você poderá aprimorar suas habilidades de programação e se tornar o profissional que o mercado procura!

Clique na imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre o curso!

Clique aqui e acesse nosso curso!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.