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O que é Terceirização?
Como funciona a Terceirização?
Quais pontos devem ser analisados ao escolher uma empresa de Terceirização de serviços?
Vantagens e desvantagens da Terceirização
Tipos de Terceirização
Direitos do trabalhadores terceirizados
Terceirização da CLT x Terceirização de Serviços
Dicas para se dar bem ao praticar a Terceirização de Serviços!

Terceirização de serviços: a otimização das atividades-fim de uma empresa

A Terceirização refere-se à contratação de uma empresa prestadora de serviços específicos para realizar determinadas funções dentro da organização contratante.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Terceirização de serviços: a otimização das atividades-fim de uma empresa

O processo de Terceirização originou-se nos Estados Unidos logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento, as indústrias bélicas concentravam sua produção na confecção de armamentos, o que demandou o auxílio de outras empresas para suprir as outras funções dentro do ambiente corporativo.

Esse novo panorama  logo se espalhou para outras partes do mundo, haja vista que é uma modalidade que possibilita o aumento da produtividade e, consequentemente, do lucro ao delegar atividades secundárias para empresas especialistas em tais funções.

Assim, apostar na terceirização de serviços- como limpeza e segurança- é uma decisão que impacta diretamente na qualidade dos negócios. E você? Gostou do assunto? Continue lendo para descobrir um pouco mais sobre a terceirização de serviços, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é Terceirização?
  • Como funciona a Terceirização?
  • Quais pontos devem ser analisados ao escolher uma empresa de terceirização de serviços?
  • Vantagens e desvantagens da Terceirização
  • Tipos de Terceirização
  • Direitos do trabalhadores terceirizados
  • Terceirização da CLT x Terceirização de Serviços
  • Dicas para se dar bem ao praticar a Terceirização de Serviços!

Vamos à leitura? Aproveite!

O que é Terceirização?

A terceirização refere-se à contratação de uma empresa para a realização de serviços específicos no ambiente corporativo.

Nesse sentido, em vez de contratar os funcionários individualmente, a organização contratará uma empresa que possui uma equipe de profissionais para executar determinadas funções.

A exemplo disso, tem-se as empresas que contratam prestadores de serviços para cumprir as atividades de limpeza, de segurança, de alimentação, de atendimento ao público ou até mesmo as funções vinculadas ao setor jurídico e financeiro.

É importante ressaltar que os profissionais terceirizados são enviados aos locais dos contratantes e realizam os serviços programados. Além disso, o pagamento das funções executadas pelos funcionários é responsabilidade das empresas terceirizadas.

Assim, ao contratar serviços terceirizados, as organizações conseguem focar sua atenção no cumprimento das atividades-fim do negócio, as quais demandam atenção, produtividade da equipe e um bom orçamento.

Como funciona a Terceirização?

A terceirização é um processo que ocorre a partir de um contrato estabelecido entre a empresa que necessita dos serviços e a empresa terceirizada.

Para que uma empresa possa atuar como terceirizada, é necessário que ela esteja formalizada com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e com o registro na Junta Comercial.

As empresas terceirizadas devem zelar pela segurança da empresa contratante. Nesse sentido, para garantir tal questão, é necessário que o capital da empresa terceirizada seja compatível com a quantidade de funcionários empregados, assim, como salientado na Lei da Terceirização.

Além disso, as empresas presentes no contrato de terceirização, seja a contratante, seja a prestadora devem garantir os direitos previstos na lei do trabalho.

Tais direitos abrangem o registro em carteira de trabalho, jornada legal fixada, proteções previdenciárias e FGTS, férias, normas de saúde e segurança do trabalho e o 13º salário, por exemplo.

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Quais pontos devem ser analisados ao escolher uma empresa de Terceirização de serviços?

A escolha por uma empresa prestadora de serviços terceirizados deve ser realizada com muita calma, haja vista que diversos pontos precisam ser analisados para encontrar a empresa ideal.

Confira abaixo alguns pontos que devem ser considerados para garantir uma boa parceria para o negócio.

1. Conformidade legal

Primeiramente, é muito importante verificar se a empresa prestadora de serviços terceirizados opera conforme as exigências da Lei da Terceirização. Nesse sentido, é válido realizar uma pesquisa para verificar tal fator.

Além disso, deve-se procurar na internet possíveis processos ou escândalos que envolvam a empresa prestadora de serviços terceirizados.

2. Mão de obra qualificada

A mão de obra qualificada é outro fator que precisa ser considerado ao se contratar um serviço terceirizado. Nesse viés, é importante realizar pesquisas sobre a capacidade e a produtividade da equipe a ser contratada.

3. Transparência 

A transparência é um fator muito importante para uma boa parceria. Nesse viés, alguns documentos devem ser analisados, como:

  • Comprovantes relativos aos funcionários alocados na contratante;
  • Certidão negativa do Procon;
  • Documentação societária ( nos casos de sociedade)
  • Certidão negativa de débitos e os expedidos pelo INSS;
  • Certificações nacionais e internacionais da qualidade do serviço prestado

4. Praticidade 

Ao se buscar uma empresa prestadora de serviços terceirizados, é importante analisar se houve uma boa comunicação e se os pedidos foram plenamente atendidos.

Esses pontos revelam a praticidade da relação entre as partes, o que é essencial para construir uma boa parceria entre a empresa contratante e a empresa que será contratada.

Assim, a comunicação deve ser simplificada, objetiva e de fácil compreensão para construir um relacionamento simples e sem atritos.

5. Experiência 

Por fim, é essencial fazer uma pesquisa sobre a experiência da empresa prestadora de serviços terceirizados no mercado.

Por esse motivo, é importante conhecer a atuação das empresas no mercado, pois serve de parâmetro para entender como os serviços terceirizados serão executados. Além disso, permite verificar a maturidade com que a contratada irá conduzir possíveis problemas.

Vantagens e desvantagens da Terceirização

A terceirização é um tipo de serviço que pode ser adotado por empresas de todos os segmentos, independente do porte, tipo ou atividade. Nesse sentido, ao se contratar tais serviços, as empresas são expostas a vantagens e a desvantagens.

Confira logo abaixo um pouco mais sobre os benefícios e os malefícios da terceirização.

Vantagens 

1. Foco na atividade principal da empresa 

Ao optar pela terceirização de serviços, a empresa consegue focar em suas operações principais, pois reduz a necessidade de controle de outras funções. Em última análise, isso direciona o foco da empresa para seu principal objetivo de negócios.

Ao promover a especialização empresarial, a empresa consegue minimizar o esforço necessário para treinar e desenvolver uma equipe de profissionais.

2. Simplificação na estrutura administrativa 

Ao contratar um serviço terceirizado, as empresas conseguem alcançar uma estrutura administrativa mais simplificada.

Isso é possível, pois, a terceirização permite ao empresários a redução de contratos profissionais e de níveis hierárquicos.

Além disso, verifica-se que tal serviço diminui os segmentos de responsabilidade dos profissionais, já que as empresas que prestam a terceirização se responsabilizam por tais atividades.

3. Aumento da competitividade no mercado 

Com a simplificação das atividades da empresa, os empresários conseguem alcançar maior rapidez em seus negócios, o que fomenta a competitividade e o aquecimento da economia de mercado.

As empresas expandem seu poder de negociação com seus fornecedores e clientes. Esse efeito também pode ser verificado em pequenas e médias empresas, as quais conseguem aumentar sua área de abrangência, permitindo o crescimento dos negócios.

4. Redução de custos

Ao contratar o serviço de terceirização, as empresas alcançam uma redução considerável de custos, já que não precisam arcar com uma série de gastos.

Nesse sentido, a economia pode ser percebida na diminuição de desperdícios e do custo dos estoques, mas também da redução das atividades executadas pelas empresas.

Assim, as empresas concentram seus gastos em materiais e em recursos úteis para as atividades executadas, haja vista que a empresa terceirizada arca com as outras demandas.

5. Aumento da produtividade

As empresas que contratam serviços terceirizados conseguem aumentar a produtividade interna.

Nesse viés, ao terceirizar determinadas funções da organização, a equipe de funcionários fica mais concentrada em realizar as atividades-fim da empresa, focando sua atuação nas necessidades dos negócios.

Além disso, o aumento da produtividade também está diretamente ligado à melhoria da qualidade do trabalho, pois, com a diminuição das funções, os profissionais conseguem dar a atenção devida aos objetivos da empresa.

6. Integração da empresa

Com a contratação de uma empresa terceirizada, o corpo de funcionários se mantém mais unido para exercer as atividades da organização, o que permite entregar um trabalho com maior qualidade.

Além disso, tal benefício também pode ser notado nos dirigentes das empresas, os quais focam sua atenção nas demandas principais da organização.

Desvantagens

1. Qualidade do serviço contratado 

A qualidade do serviço contratado é um aspecto que precisa ser analisado e observado pelas empresas antes de fechar negócio com uma empresa terceirizada.

Assim, é importante conhecer o serviço de terceirização e fiscalizar se as atividades seguem o padrão que foi solicitado.

2. Problemas com a Lei

As empresas que desejam terceirizar determinadas funções em seus negócios devem garantir que a empresa contratada seja cadastrada e esteja em conformidade com a lei.

Este trabalho de inspeção é muito importante. Porque as empresas contratantes podem ser penalizadas por ações judiciais ou registros laborais.

3. Dificuldade de encontrar bons colaboradores 

Apesar de existirem inúmeras empresas prestadoras de serviços terceirizados, nem sempre é fácil encontrar colaboradores que atendam às demandas e às exigências requeridas.

4. Distanciamento com os prestadores de serviço 

O distanciamento com os prestadores de serviço é algo recorrente em empresas que terceirizam atividades internas.

Tal efeito acontece, pois, os empresários são impossibilitados de acompanhar a prestação de serviço de forma mais próxima, já que essa responsabilidade fica a cargo da empresa que oferece o serviço terceirizado.

5. Perda da originalidade 

A perda da originalidade de uma empresa é muito recorrente quando se contrata um serviço terceirizado que impacta diretamente na identidade do produto.

Essa desvantagem também pode ser percebida entre os funcionários, os quais podem perder a identidade cultural da empresa.

Nesse sentido, as empresas que escolherem contratar serviços terceirizados precisam manter o controle da organização e devem exigir que os serviços contratados sejam executados segundo as normas, os padrões e a cultura da companhia.

Assim, a comunicação entre as partes é indispensável para que uma empresa não invada o espaço da outra.

6. Demissões 

A contratação de um serviço terceirizado acompanha a demissão dos funcionários que desempenhavam a função a ser terceirizada.

Uma consequência disso é o aumento do desemprego, o que impacta diretamente a economia do país quando ocorre em grande escala.

7. Mudanças significativas nas empresas 

O processo de terceirização precisa ser bem planejado e executado pela empresa contratante, pois pode gerar problemas internos. A título de exemplo, pode-se citar a falta de parâmetros para um cálculo de custos a longo prazo.

Além disso, pode ocorrer o aumento da dependência pelos serviços terceirizados, o que pode submeter a autoridade da empresa à terceirização.

Tipos de Terceirização

No mercado, existem diversos tipos de serviços terceirizados que as empresas podem contratar para suprirem suas demandas internas. Confira abaixo um pouco sobre cada um deles.

Terceirização de serviços profissionais

A terceirização de serviços profissionais abrange diversas especialidades. A exemplo, percebe-se a contratação de serviços jurídicos, contabilidade, tecnologia da informação, recursos humanos, administração e entre outros.

Terceirização de manutenção e correção

O serviço de manutenção e correção é voltado para o reparo de equipamentos. Nesse sentido, tal atividade é contratada quando se faz necessário o conserto de instrumentos de trabalho, como fogão industrial, geladeiras, freezers e computadores.

Terceirização da produção e instalação 

O serviço de produção e instalação abrange o processo de terceirizar parte da produção. Isso acontece quando se contrata uma empresa para produzir as embalagens dos produtos ou até mesmo a contratação de um serviço para instalar peças em automóveis.

Terceirização operacional 

A terceirização de serviços operacionais é a base do pleno funcionamento das empresas, haja vista que abrange as atividades que garantem o bem-estar dos funcionários.

Assim, pode-se citar os serviços de limpeza, de atendimento em recepção e portaria, de vigilância, de jardinagem e de logística, como o serviço de entrega de produtos.

Direitos do trabalhadores terceirizados

A empresa terceirizada é responsável por garantir aos trabalhadores todos os direitos previstos na legislação trabalhista brasileira.

Esses direitos são salário compatível com as atividades executadas, contribuição ao INSS, férias, 13º salário, repouso semanal remunerado, FGTS, aviso prévio, licença maternidade e/ou paternidade e horas extras.

Nesse sentido, é obrigação das empresas que prestam serviços terceirizados zelar pela garantia dos direitos listados acima, os quais estão de acordo com as leis trabalhistas e sindicais.

As empresas contratantes também são responsáveis por uma série de obrigações. Confira abaixo quais são elas:

  • Recolhimento previdenciário
  • Saúde, segurança e higiene no trabalho
  • Responsabilidade subsidiária
  • Não utilizar os serviços para funções diferentes das previstas no contrato
  • Não configuração de vínculo empregatício com colaboradores ou sócios da empresa prestadora de serviços e a empresa contratante

 Terceirização da CLT x Terceirização de Serviços

Um dos maiores medos das pessoas que trabalhavam de forma terceirizada, era não obter nenhum direito assegurado pela Lei. Ou seja, toda legislação trabalhista poderia não valer para esse tipo de prestação de serviço.

Esse discurso foi muito difundido, principalmente com o alto crescimento da influência das redes sociais, porém, não passou de uma grande confusão a respeito das leis CLTs e PJs.

Como uma forma de tentar driblar os direitos assegurados pela CLT, algumas empresas começaram a contratar seus funcionários como pessoas jurídicas. Dessa maneira, a empresa não é obrigada a cumprir vários direitos estabelecidos em lei, como o 13º salário, por exemplo.

A grande questão, é notar que: se existe uma relação de subordinação (como o cumprimento de horas pré determinadas) existe o chamado vínculo empregatício e, nesses casos, não é praticada a terceirização, mas sim uma ilegalidade do empregador para diminuir os encargos e impostos trabalhistas.

Dicas para se dar bem ao praticar a Terceirização de Serviços!

Agora que você já entendeu todo processo de terceirização e como formar parcerias com empresas assertivas, que tal conferir algumas dicas de como manter essa relação sendo um sucesso? Confira!

Entenda qual o serviço que você necessita

O primeiro passo para garantir o sucesso em qualquer parceria é se perguntar: O que eu preciso? Qual serviço minha empresa necessita no momento? Dessa forma, você buscará negócios que agregarão valor ao seu empreendimento.

Mas se liga, não vale responder de forma a tentar driblar a situação real, ok? Seja sincero e direto, só assim o sucesso será direcionado ao que você precisa.

Escolha parceiros de confiança

A parceria será fundamental para um negócio de sucesso, por isso, faça uso de todas as dicas que já apresentamos anteriormente e busque parceiros que tenham responsabilidade e possuam valores semelhantes aos seus.

Inclua os funcionários no processo

O processo de terceirização pode tornar difícil a adaptação dos funcionários na sua empresa, por isso, inclua-os nos processos (mesmo que eles não sejam contratados diretamente por você)  e faça com que eles se sintam parte do negócio.

Proporcione momentos para difundir a cultura e os valores da empresa, esses momentos trarão o sentimento de pertencimento e consequentemente, os funcionários se sentirão à vontade para dar o melhor de si.

Mantenha a avaliação das entregas em dia

O contrato é a base da parceria, por isso, mantenha em sua rotina a avaliação das entregas que estão sendo feitas, dessa maneira, você conseguirá ter controle do que acontece e se o contrato está sendo cumprido.

Além disso, verifique se a qualidade está de acordo com o combinado e com o que é esperado pela empresa.

Dica!

Você sabe o que significa o registro de ponto e como calculá-lo? O cálculo de horas extras na folha ponto é feito após se obter o saldo de horas excedentes trabalhadas no mês. No regime CLT, como se sabe, não é permitido que o funcionário realize mais de 10h trabalhadas ao dia, por isso não é possível que o trabalhador faça mais de 2h por dia trabalhado.

Com uso da Planilha de registro de ponto com cálculo de hora extra, é necessário que o usuário registre apenas os horários de entradas e saídas dos funcionários, e assim a ferramenta irá calcular o valor das horas extras trabalhadas.

Tenha acessa agora a essa planilha! Clique no botão abaixo.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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