ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é um gerenciador financeiro?
Como funciona um gerenciador financeiro?
Quais as vantagens de um gerenciador financeiro?
5 Dicas de como escolher um gerenciador financeiro!
Se especialize!

Aprenda a escolher o melhor gerenciador financeiro para sua empresa!

Entenda o que é um gerenciador financeiro e qual a sua importância e ainda, veja dicas de como escolher o melhor para seu caso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a escolher o melhor gerenciador financeiro para sua empresa!

O sucesso de um negócio ou até mesmo de uma pessoa pode depender de diversos fatores. No entanto, sempre há um ponto em comum: um bom gerenciador financeiro. 

Sem controlar a entrada e saída de recursos, as contas a pagar e receber, além de todas as informações de transações financeiras é muito difícil manter o crescimento de uma empresa ou do patrimônio pessoal.

Para te ajudar a desvendar os desafios por trás desse segredo para o sucesso, preparamos este conteúdo. Nele você vai entender como o gerenciador financeiro é uma ferramenta simples e que pode trazer benefícios imensuráveis! Confira seguindo pelos tópicos:

  • O que é um gerenciador financeiro?
  • Como funciona um gerenciador financeiro?
  • Quais as vantagens de um gerenciador financeiro?
  • 5 Dicas de como escolher um gerenciador financeiro!
  • Se especialize!

O que é um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro nada mais é do que um local para administrar e organizar questões financeiras de pessoas e empresas. Por meio dessa ferramenta, fica mais fácil mensurar resultados, além de mapear e fortalecer estratégias para aumentar o faturamento, lucro ou renda mensal.

De maneira geral, o gerenciamento é a principal garantia de que o controle está sendo feito de maneira correta. Por isso, ele é tão importante no financeiro da sua empresa e também no controle das suas finanças pessoais.

Quer saber mais sobre o funcionamento de um gerenciador financeiro? Confira a seguir!

Como funciona um gerenciador financeiro? 

O gerenciador financeiro organiza as transações, mas essa não é a sua única funcionalidade. Além disso, através da ferramenta também é possível:

  • Montar o fluxo de caixa, com entradas e saídas efetuadas;
  • Elaborar projeções com dados históricos;
  • Fazer cronogramas com controle financeiro de vendas e pagamentos;
  • Extrair relatórios financeiros, inclusive Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Emitir notas fiscais e boletos;
  • Cadastro de movimentação em diferentes contas bancárias;
  • Gerar links e QR Codes para pagamentos;
  • Facilitar o processo de auditoria interna e externa para empresas. 

Você já sabe o que é e como funciona um gerenciador financeiro. Então agora temos um presente para você, veja abaixo!

Planilhas de gestão financeira gratuitas!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Agora é hora de entender melhor quais os benefícios da sua utilização. Vamos lá?

Quais as vantagens de um gerenciador financeiro? 

Um gerenciador financeiro pode te ajudar a alcançar seus objetivos de maneira mais rápida e efetiva. Por isso, essas ferramentas fazem parte da organização de empresas e pessoas.

Mas essa não é a única vantagem de usar uma plataforma com essa funcionalidade. Por isso, separamos os outros benefícios mais importantes que farão você pensar em como começar a usar gerenciador financeiro já a partir de hoje!

Previsibilidade

Uma das vantagens de um gerenciador financeiro é o fato de que ele organiza as contas a pagar e a receber. Sendo assim, fornece mais previsibilidade de caixa para pessoas físicas e jurídicas. 

Outro ponto importante, é o fato de ele organizar uma série histórica. Permitindo a comparação e projeção com base nesses dados.

Segurança

O uso de um gerenciador financeiro também pode trazer mais segurança, principalmente quando comparado aos sistemas de acompanhamento manuais e não digitais.

Vale ressaltar que quando o gerenciador financeiro também integra pagamentos e recebimentos, bem como emissão de notas fiscais e recibos, permite um controle ainda maior do destino dos recursos, em casos de empresas, evitando desvios.

Controle de cobranças

Assim como o gerenciador financeiro faz com que você não perca prazos de pagamento, também é uma forma de controlar os recebimentos. Com isso, ele indicará atrasos dos devedores e até mesmo inadimplências.

Centralização de atividades financeiras

Outro benefício do uso de um gerenciador financeiro é a centralização das atividades. Por meio da ferramenta é possível gerir em um só lugar aspectos de estoques, folha de pagamento, clientes ativos e muito mais.

Planejamento financeiro

Tanto pessoas físicas quanto empresas precisam de um planejamento financeiro para alcançar seus objetivos. Através de uma gestão organizada é possível estabelecer metas e acompanhar os seus resultados.

Esse fator vale desde planejamento financeiro para aposentadoria, até para a expansão de negócios.

Já entendeu o quanto é importante usar um gerenciador financeiro? Então, venha conferir dicas para escolher a melhor opção para você e potencializar as suas funcionalidades.

5 Dicas de como escolher um gerenciador financeiro! 

Existem diversos tipos de gerenciadores financeiros. No entanto, cada empresa ou pessoa deve levar em consideração as suas próprias necessidades para entender qual a melhor opção. 

Por isso, separamos algumas dicas de pontos essenciais nessa análise. Confira!

1. Modelo de acesso

O que é melhor: um gerenciador financeiro online ou um software de gestão financeira?

O primeiro possui a capacidade de acesso de qualquer lugar e mais de um login ao mesmo tempo. Por isso, a versão online é muito útil para pessoas que querem ver suas finanças na palma da mão ou de diversas máquinas. 

No entanto, existem softwares de gestão financeira integrados. Eles em geral necessitam de um programa específico e não podem ser utilizados via browser. Além disso, podem ser considerados com maior nível de segurança da informação.

2. Extração de relatórios

Para empresas, principalmente, a extração de relatórios é um ponto fundamental para a escolha do melhor gerenciador financeiro. Afinal, muitas precisam obrigatoriamente emitir documentos como Balanço Patrimonial e DRE. 

3. Visibilidade de indicadores

Para o planejamento estratégico de uma organização ou até mesmo da vida pessoal, os indicadores são ótimas maneiras de avaliar a situação financeira.

Por isso, o cálculo automático e a visualização dos mesmos, podem impulsionar as decisões estratégicas da organização.

4. Segurança 

Outro ponto de atenção na escolha é o critério de segurança. Isso é válido em dois aspectos principais.

Em primeiro lugar, é necessário averiguar o sistema de armazenamento das informações do gerenciador financeiro. Isso irá garantir que não haverá vazamento de dados, principalmente bancários, de fornecedores e clientes.

Já o segundo ponto se refere ao quesito de perda de informações. Por exemplo, uma planilha financeira salva apenas no computador seria segura ou muito vulnerável a imprevistos e falhas?

5. Integração com outros sistemas

Por fim, vale lembrar que os recursos de integração com a contabilidade, sistema de folhas de pagamento, emissão de notas fiscais, plataformas bancárias e outras atividades financeiras devem ser sempre analisados.

E aí, já tem uma ideia do melhor tipo de gerenciador financeiro para você? Agora só falta uma coisa… Uma especialização! A Voitto te ajuda!

Se especialize!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.