ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são Commodities?
Quais são os tipos de Commodities?
Principais Commodities brasileiras!
Quais são os principais impactos das Commodities?
Venha também se capacitar com a Voitto!

Descubra o que são Commodities e entenda quais são seus impactos!

Você sabe o que são Commodities? Entenda esse conceito que é relatado nos jornais e bolsas de valores investindo na leitura desse artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que são Commodities e entenda quais são seus impactos!

É provável que você já tenha escutado o termo commodities, pois ele é frequentemente falado em notícias relacionadas à economia e à bolsa de valores. Mas, você sabe o que esse termo significa?

As commodities são produtos padronizados que são destinados à comercialização em larga escala, sendo assim muito importantes tanto para a economia nacional de um país quanto a internacional.

Mas, não é só isso! Para entender mais sobre esse conceito e suas principais implicações, não deixe de acompanhar os seguintes tópicos:

  • O que são Commodities? 
  • Quais são os tipos de Commodities? 
  • Principais Commodities brasileiras! 
  • Quais são os principais impactos das Commodities? 

Vamos à leitura?

O que são Commodities? 

O termo “commodity” pode ser traduzido como mercadoria, ou seja, a commodity é a representação de um tipo de mercadoria que tem um padrão de comercialização e é feito em larga escala.

Vale ressaltar que as commodities não se referem à negociação de qualquer tipo de mercadoria, pois, são especialmente relacionadas aos produtos básicos que vão servir como insumo ou matéria prima para a industrialização.

Além disso, uma commodity não tem um preço fixo, mas sim, um preço variável que é definido de acordo com a oferta e procura daquela matéria prima pela manufatura.

Assim, esse termo é muito associado à economia, pois suas oscilações de valores  têm impactos diretos na mesma, devido à influência que a  negociação dos produtores tem no dia a dia de todos os consumidores.

Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o conceito de commodities, que tal entender sobre seus principais tipos? Confira mais sobre isso no próximo tópico! 

Quais são os tipos de Commodities?

Para ampliar o conceito de commodities, é interessante entender que elas podem ser classificadas de acordo com seu tipo. Por isso, conheça as principais formas de classificação de commodities:

Agrícolas 

Como o próprio nome já indica, se refere às commodities que têm origem na agricultura, tais podem ser representadas pela soja, milho e açúcar, por exemplo.

Dessa forma, esses produtos são comercializados em sua forma bruta para que posteriormente sejam industrializados. Para o Brasil, as commodities agrícolas são muito relevantes para a economia.

Ambientais 

As commodities ambientais dizem respeito aos produtos que são oriundos dos recursos naturais disponíveis, tais como água e energia, por exemplo. Logo, são insumos usados em larga escala na indústria.

Minerais 

As commodities minerais podem ser representadas pela comercialização em grande proporção de recursos como o petróleo, o gás natural e o minério de ferro. Ou seja, de qualquer produto oriundo da mineração.

Financeiras 

As commodities financeiras foram criadas para padronizar a comercialização de algumas moedas e alguns títuloscriados pelos governos. Por isso é comum a associação desse conceito com a bolsa de valores.

Diante disso, é possível investir em commodities por meio de moedas como real, euro ou dólar, por exemplo, e ainda, comercializar títulos governamentais, como é o caso do Tesouro Direto no Brasil. 

Inclusive, você sabe quais são as principais commodities brasileiras? No próximo tópico, conheça quais são elas e suas principais informações!

Principais Commodities brasileiras! 

É muito importante entender e acompanhar o desenvolvimento das commodities, pois as suas determinações de preço têm impactos consideráveis no nosso dia a dia, tais que conversaremos sobre posteriormente.

Além disso, para quem deseja investir em commodities no mercado futuro, saber quais são as principais mercadorias do país e qual o seu histórico de oscilações é essencial.

O Brasil é um país com uma agricultura muito desenvolvida e com ampla disposição de recursos naturais, o que faz com que ele se destaque como um dos maiores exportadores de commodities do mundo.

Por isso, de acordo com os dados de exportação brasileira dos últimos anos, as principais commodities brasileiras são:

  • Soja; 
  • Minério de Ferro;
  • Petróleo; 
  • Açúcar e melaço;
  • Bovinos; 
  • Celulose;
  • Milho.

Diante dessas informações sobre o mercado de commodities, podemos notar que no Brasil as agrícolas e minerais são a grande maioria, o que é reflexo do que foi citado anteriormente.

Agora que você já tem um conhecimento mais amplo sobre esse assunto, chegou o aguardado momento de entender mais sobre os seus principais impactos. Para isso, confira o tópico a seguir!

Quais são os principais impactos das Commodities? 

Sendo uma das maiores potências de exportação de commodities, o Brasil tem alguns aspectos da sua economia fortemente associados a essa negociação, tais como o preço das mercadorias internas.

Isso porque, os produtores exportam de acordo com a demanda, e é isso que determina os preços das commodities e o lucro que eles conseguiram obter com essa venda.

Diante disso, para equilibrar os lucros quando as demandas não estão favoráveis externamente, as commodities podem ser estocadas ou comercializadas internamente. 

Por outro lado, a oscilação dos preços é um fator que interfere muito nas decisões dos investidores da bolsa em commodities, pois exige um estudo muito mais detalhado das tendências do mercado para evitar prejuízos por parte do investidor.

E então, gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro de todos os conceitos que mais agregam os seus conhecimentos.

Venha também se capacitar com a Voitto! 

Com o kit de ferramentas Gestão de Projetos, você receberá 3 templates de slides e 2 planilhas para monitorar o desempenho dos seus projetos através de KPI's, além de organizar e gerenciar seu tempo de forma eficiente. Dentre elas estão um Cronograma e uma Planilha de Acompanhamento de projetos!

Para ter acesso gratuito a essas ferramentas basta clicar no botão abaixo!

gestao de projetos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.