O que são royalties?
Quais são os tipos de royalties?
Quais as vantagens de pagar e cobrar royalties?
Como fazer o cálculo do valor de royalties?
Super dica!

Aprenda sobre Royalties e a sua importância para o sistema de franquias

Entenda nesse artigo o que são Royalties e quais são os seus tipos. Ainda, as vantagens de pagá-las e cobrá-las, e como fazer o seu cálculo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda sobre Royalties e a sua importância para o sistema de franquias

Você já sonhou em ser franqueado de uma grande marca e se beneficiar do controle de qualidade que os sistemas de franquias oferecem? Se sim, algo que você precisa saber é sobre royalties!

Isto é previsto na Lei de Franquia Brasileira (Lei n° 8.955/94) na qual diz a respeito sobre o uso de determinada marca ou modelo de negócio.

Neste artigo, separamos alguns tópicos para solucionar suas dúvidas a respeito dos royalties, que são:

  • O que são royalties?
  • Quais são os tipos de royalties?
  • Quais as vantagens de pagar e cobrar royalties?
  • Como fazer o cálculo do valor de royalties?

Vamos à leitura?

O que são royalties?

Os royalties são uma compensação financeira que é paga todo mês à União (Brasil) pelas concessionárias de produção e exploração de petróleo e gás natural, recursos estes que não são renováveis e são limitados.

Este valor pago é calculado todos os meses, alguns fatores que influenciam nos royalties são o preço do barril de petróleo, a taxa do câmbio e também a produção mensal de petróleo ou de gás natural. Em geral, quanto mais o valor desses fatores sobe, mais o sobe os royalties também.

Esses pagamentos são destinados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que intermedia esse valor e repassa para os estados e municípios, ao comando da Marinha, ao Ministério da ciência e tecnologia e ao fundo especial.

Mas uma coisa que precisamos entender é que o royalty não existe somente quando o assunto é petróleo ou gás natural!

Conceito geral de Royalty

Os Royalties são quantias pagas aos proprietários pelo direito de usar, explorar ou comercializar algo que é seu de direito.

Um clássico exemplo são os royalties pagos a compositores e autores de músicas pelos direitos autorais de usar sua música de maneira comercial.

Os royalties também são comuns nos mundos dos negócios para a aquisição de franquias.

Quais são os tipos de royalties?

Agora que você já sabe o que são os royalties e que eles não se limitam apenas em relação ao petróleo ou gás natural, vamos conhecer alguns de seus tipos:

Royalties pagos ao Governo

São os royalties que se referem à extração de recursos naturais em geral, podendo ser o carvão, petróleo e gás natural.

Esse pagamento é realizado pois no Brasil, tudo que é encontrado abaixo do solo pertence à união, então os Royalties são pagos basicamente porque o governo federal permite que as empresas privadas lucrem com seus recursos.


Você sabe qual a diferença entre margem de contribuição e lucratividade? A margem de contribuição, em percentual, o valor, oriundo do faturamento, que está disponível para pagamento das despesas fixas. Já o lucro pode ser entendido como o resultado dessa equação.

Calcular a margem de contribuição e lucratividade é uma ferramenta que ajudará a entender qual é a margem de lucro do seu negócio.

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Royalties artísticos

Esse tipo de royalty está relacionado com os direitos autorais em obras de arte ou bens artísticos como músicas, imagens, pinturas, esculturas, fotografias, roteiros de filmes ou peças teatrais.

Basicamente este royalty é pago diretamente para o proprietário da arte ou para a empresa que adquiriu o direito de reprodução, distribuição e comercialização deste bem cultural.

Por exemplo, é comum ver diversas propagandas no youtube de alguma marca com uma música famosa de fundo. Para ter este direito de reproduzir a música em sua propaganda, será necessário pagar royalties.

Royalties de franquias

Os Royalties de franquias funcionam de tal maneira onde o franqueado paga uma taxa regularmente para ele ter o direito de uso da marca ou do modelo de negócio.

Essas taxas podem ser cobradas pelo percentual de faturamento bruto que a franquia obteve ou por um valor fixo acordado no contrato inicial.

O valor que é arrecadado pelo dono da franquia é revertido em investimentos em novos produtos e serviços, gerando benefícios para ambas as partes e também, ajudando a cobrir as despesas do franqueador.

Quais as vantagens de pagar e cobrar royalties?

Embora pareça estranho ter vantagens em se pagar certo tipo de taxa, em relação aos royalties, isso é um pouco diferente, existe sim uma vantagem em pagá-los.

Já adianto que a principal vantagem é você ter o direito do uso de um planejamento estratégico e um modelo de negócio padrão que funciona, já está consolidado no mercado e que já conquistou o público.

É de conhecimento geral que empreender em algo do zero é uma tarefa muito difícil e arriscada, sendo necessário tempo e muito dinheiro para se consolidar no mercado.

Caso você seja um franqueado que paga royalties, as chances do seu negócio dar certo são muito mais altas, pois você já tem um histórico de faturamento de outras franquias e você também sabe qual é a imagem que o público tem da marca.

Um sistema de franquia também garante a você fornecedores e parceiros já consolidados, garantindo uma maior qualidade e padronização nos processos.

Além disso, estar inserido em um sistema de franquias garante a você uma gama de especialistas com know-how em diversas áreas, como por exemplo: Comercial, financeira, jurídica, contábil e entre outras.

Como fazer o cálculo do valor de royalties?

Realizar o cálculo de cobrança de royalties nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário que esse valor seja atrativo ao franqueado e ao mesmo tempo consiga agregar mais valor à franquia.

Caso este valor seja alto, a franquia terá dificuldade em conseguir franqueados, e caso este valor seja baixo, a franquia poderá ter prejuízo ou não se desenvolver.

Uma dica é procurar saber em franquias de empresas do mesmo segmento que a sua, como elas realizam a cobrança do royalty e qual é o valor cobrado.

Existem diversas formas de se realizar a cobrança de royalties dos franqueados, vamos conhecê-las a seguir:

Percentual sobre faturamento bruto da franquia

Essa taxa pode ser tanto em relação ao faturamento bruto quanto em relação ao lucro líquido que a franquia gerou.

Por exemplo, suponhamos que o franqueado faturou 200 mil reais no mês de Abril e o Royalties é de 5% em cima do faturamento. Isso significa que o franqueado precisará pagar 10 mil reais em royalties para a franquia.

Valor fixo

Independente do faturamento ou lucro, o valor cobrado sempre será o mesmo, ainda que a franquia esteja dando prejuízo.

A vantagem é que é possível acordar um valor interessante para as partes e que também, não é necessário realizar o controle de maneira constante.

Em contrapartida, a desvantagem é que o franqueado pode ser prejudicado, caso a unidade não esteja apresentando um bom retorno financeiro, e caso a unidade fature além do esperado, o franqueador não irá receber mais por isso.

Maior valor entre percentual e valor fixo

Neste método, o franqueado paga pelo maior valor entre um percentual sobre o faturamento e um valor fixo

Aqui é determinado um valor mínimo, caso a unidade da franquia não atinja certo nível de faturamento, será cobrado o valor mínimo, e caso atinja, o royalty será cobrado sobre um percentual do faturamento.

Com base em compras de produtos para a revenda

Em alguns casos, o próprio franqueado é o responsável por fornecer e garantir os insumos utilizados em cada franquia.

Através deste modelo de cobrança de royalty, é possível facilitar a apuração do valor necessário a ser pago e também dispensa fiscalização por parte do franqueador.


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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.

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