O que é OCAP?
Qual é a importância do OCAP?
Saiba mais sobre as ferramentas Lean!

Qual é a importância do OCAP e o que significa essa sigla?

Conheça a ferramenta OCAP (Plano de Ação para Situações Fora de Controle) e aprenda a identificar as ações necessárias para eliminar problemas no processo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Qual é a importância do OCAP e o que significa essa sigla?

A metodologia DMAIC, utilizada na aplicação do Lean Seis Sigma, estipula a importância de monitorar os resultados obtidos com a implementação das melhorias do projeto.

No DMAIC, após definir (D) o que se espera com o projeto, medir (M) os parâmetros para formar uma base de dados, analisar (A) as informações para identificar a causa raiz e melhorá-lo (M), através da execução das soluções, tem-se a etapa final de controle (C) dos efeitos, na qual a ferramenta OCAP pode ser utilizada.

A etapa de controle é fundamental para garantir a sustentabilidade dos resultados obtidos com o projeto e estabelecer um novo patamar para melhores práticas. Além do OCAP, podem ser utilizadas outras ferramentas, como cartas de controle, procedimento operacional padrão (POP) e o Poka Yoke.

A sigla OCAP resume a expressão em inglês "Out of Control Action Plan", o que seria algo parecido com "planos de ação para processos fora de controle" no português.

Neste artigo você vai entender mais sobre como a ferramenta OCAP funciona na prática e como ela pode eliminar problemas e melhorar processos.

Método DMAIC

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

O que é OCAP?

O OCAP (Out of Control Action Plan) é uma ferramenta utilizada para facilitar a identificação das anomalias crônicas que devem ser atacadas para a melhoria do processo.

Trata-se de um fluxograma ou descrição textual da sequência de atividades que devem ser realizadas após a ocorrência de um evento ativador. É um documento vivo (será modificado ao longo do tempo na medida em que se adquire mais conhecimento e compreensão do processo).

O OCAP deve ser construído com base em três partes:

Ativadores: definem as condições que indicam quando o OCAP deve ser seguido;

Pontos de verificação: condições do processo que devem ser investigadas para a descoberta da causa especial de variação;

Finalizadores: contêm as ações que devem ser adotadas para a remoção do sintoma e para a eliminação da causa especial de variação.

Caso o processo saia do controle, deve-se entender onde houve alguma alteração no processo (variável), seguindo-se a sequência indicada no OCAP, identificar qual foi a causa indicada no OCAP e definir a ação que deverá ser tomada para a solução do problema, conforme descrito no documento. Posteriormente, os dados devem ser informados no Diário de Bordo.

Mas se o processo não tiver um OCAP, é necessário informar o fato, a causa e a ação tomada no próprio diário de bordo ou no acompanhamento feito pelas cartas de controle.

OCAP


Quando o gráfico de acompanhamento sinalizar que o processo está fora de controle, deve-se identificar o motivo que levou à ocorrência da causa especial e a ação corretiva a ser tomada.

Diário de bordo OCAP


A ferramenta indicada é o Diário de Bordo, portanto é importante registrar em formulário a descrição do problema e da ação corretiva tomada e todas as alterações feitas no processo, mesmo que, a princípio, essas alterações não modifiquem o processo. As informações contidas no diário de bordo possuem o objetivo de melhorar o processo.

Qual é a importância do OCAP?

Como citado anteriormente, o OCAP é uma ferramenta utilizada para a fase de controle após a implementação da solução de um problema, sendo um meio fundamental para garantir a manutenção dos resultados.

A partir de um OCAP, a produção terá uma ferramenta poderosa para resolver a maioria dos problemas de maneira rápida e adequada. Além disso, a ferramenta estabelece a responsabilidade pelo gerenciamento de processos na instalação e permite que as causas de interrupções do processo sejam removidas o mais rápido possível.

Assim, são obtidas linhas de produção mais confiáveis e a otimização da resposta à perturbações nos processos.

Saiba mais sobre as ferramentas Lean!

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.