ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Qual é o conceito da oferta e demanda?
Como é a lei da oferta e demanda?
Como a lei da oferta e demanda impacta a nossa vida?
Como gerenciar a lei da oferta e demanda na sua empresa?

Saiba como é a lei da oferta e demanda, e veja seus impactos em nosso dia a dia!

Entenda as principais características da lei da oferta e demanda, como funciona, e quais são suas diferenças e contribuições para nossa vida!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Saiba como é a lei da oferta e demanda, e veja seus impactos em nosso dia a dia!

Você já notou o comportamento de alguns produtos perante o mercado? Às vezes alguns produtos que estão em falta acabam  aumentando o valor,  outros acabam ficando em falta…

Isso está intimamente relacionado com a lei da oferta e demanda!

As mudanças e comportamentos de diversas frentes do mercado acabam impactando na lei da oferta e demanda e consequentemente alterando o valor,  a procura,  e a produção de diversos produtos da nossa cadeia.

Por isso a oferta e a demanda são considerados itens básicos para manter o equilíbrio na economia, para quê dessa forma  seja garantido na prática o funcionamento do mercado econômicoe a quantidade de produtos para compra.

Com a pandemia podemos perceber como  a lei da oferta e demanda, funciona na prática, quais são os impactos,  e como eles nos atingem de maneira rápida e acelerada,  provocando uma  grande mudança no mercado econômico.

Com base nisso hoje vamos falar sobre a Lei da oferta e demanda, e para isso separamos os seguintes tópicos para discutirmos:

  • Qual é o conceito da oferta e demanda?
  • Como é a lei da oferta e demanda?
  • Como a lei da oferta e demanda impacta a nossa vida?
  • Como gerenciar a lei da oferta e demanda na sua empresa?

Então bora começar?

Qual é o conceito da oferta e demanda?

Existem palavras chaves para simplificar e resumir o conceito da oferta e demanda, no qual a oferta se relaciona com a questão da quantidade  de produtos que são disponibilizados e oferecidos para a compra.

Por outro lado a demanda é caracterizada pela quantidade de pessoas que tem o interesse,  podem ou desejam adquirir algum produto,  portanto podemos afirmar que existe um relacionamento de dependência entre a oferta e a demanda.

Pois uma precisa da outra, e para que esse relacionamento seja saudável e mantenha o equilíbrio,  diversos fatores precisam estar controlados, seja a produção, ferramentas tecnológicas, poder de compra entre outros.

Mas você sabe como é a lei da oferta e demanda? Continue a leitura para descobrir!

Baixe agora o KIT completo do Calendário + Planner 2023 para iniciar o ano na organização!
Nesse kit você terá acesso a um calendário e um planner de 2023, ferramentas que vão te ajudar a organizar sua vida pessoal e profissional. Eles serão de grande ajuda para quevocê não deixe nada para depois e consiga cumprir todas as suas metas e objetivos.

Está esperando o que? Aproveite e baixe agora!

Calendário + Planner 2023

Como é a lei da oferta e demanda?

A lei da oferta e demanda é gerenciada e comandada por diversos agentes,  enquanto a oferta está relacionada com itens como:

  • Matéria-prima;
  • Produção;
  • Capacidade tecnológica;
  • Valor de mercado;
  • Mercado financeiro.

A demanda por outro lado é cunhada também pelo comportamento dos consumidores,  como a capacidade e interesse da compra, as tendências do mercado,  crises e economia como um todo.

Mas ainda fundo iniciando pelo básico, a lei da oferta e demanda também é conhecida como lei da oferta e procura, e ela originou-se no período da economia clássica através do economista Adam Smith.

É fundamentada em dar a explicação de como funciona o mercado, isso envolve fatores como: o que determina o preço e quais são as quantidades de produtos dispostos no mercado de vendas.

Adam, fundamenta que o preço de uma mercadoria deve ser regulado pela proporção entre a quantidade,  ou oferta, e a demanda ou procura,  bem como, qual o volume de pessoas dispostas a adquirir esse produto pelo preço dele?

Lei da Demanda

A lei da demanda fundamenta que quanto menor for o preço, maior será a procura e o número de consumidores que vão buscar por esse produto no mercado, da mesma maneira quanto maior for o preço menor a quantidade de procura.

Com isso tem-se a relação da curva da procura/demanda, que pode ser representada graficamente como uma curva negativa, ou seja decrescente, e ela nos diz que a tríade do relacionamento é determinada pela:

  • Quantidade de consumidores: no qual há um relacionamento com o preço e quantidade de produto!

Lei da Oferta

A oferta lida com o fator do valor do produto, e explica aqui o quão maior for o preço de determinado produto, mas os vendedores vão querer gastar energia para vender seu produto, pois assim os lucros são maiores.

Assim como quanto menor for o valor de um determinado produto, menor é o número de vendedores que estão dispostos a ofertar esse produto.

Então nesse caso temos uma curva de oferta positiva,  crescente,  e ela relaciona a quantidade de produto e o quanto os produtores vão receber por ele.

Equilíbrio

O equilíbrio nada mais é do que a aplicação e a prática dos dois conceitos juntos,  de maneira a conseguir atingir um equilíbrio entre as partes, a fim de gerenciar fenômenos como o excesso ou aumento de demanda, ou excesso de oferta!

O excesso de demanda ocorre quando um produto está com preço baixo,  com isso os consumidores procuram mais esse produto, mas como o preço de venda é muito baixo os vendedoresnão estão tão dispostos a produzi-lo e comercializá-los.

Já no processo de excesso de oferta, temos o caso no qual os consumidores não estão dispostos a comprar e pagar um determinado valor por aquele produto, com isso a demanda é inexistente e a oferta é muito alta.

Dentre esses casos é essencial que o mercado saiba atingir o ponto de equilíbrio para que os pontos de demanda e oferta se estabilizem,  de maneira a projetar à disposição pela aquisição do bem ou serviço pelos consumidores.

O ponto de equilíbrio envolve a situação no qual o preço chega a um nível em que a quantidade ofertada é exatamente igual a quantidade de demanda,  e dessa forma o próprio mercado é quem tende a mover ações para estabilizar os preços dos produtos.

Veja a seguir como a lei da oferta e demanda pode impactar a nossa vida!

Como a lei da oferta e demanda impacta a nossa vida?

A lei da oferta e demanda impacta diretamente no aumento dos preços dos produtos, exemplos práticos disso, as datas comemorativas, sazonalidades, grandes eventos, épocas  do ano, sazonalidade agrícolas entre outros.

Além disso, isso acaba provocando alterações na oferta e demanda de produtos e serviços,  podemos citar como exemplo alguns fatores como o câmbio e as políticas governamentais, liquidez dos investimentos, entre outros.

Afinal a lei da oferta e demanda não se altera apenas com as configurações do nosso país mas também com os adventos ocasionados pela pressão externa e movimentos de outros países, como fatores:

  • Como é a procura é no momento;
  • Como a tendência é direcionada no momento.

Os investimentos são também altamente impactados com os movimentos da lei da oferta e demanda, assim como o mercado de ações também. E com isso são ocasionados o efeito de manada que é um dos mais perigosos fenômenos do mercado.

Saiba como gerenciar a lei da oferta e demanda na sua empresa! Continue a leitura para entender!

Como gerenciar a lei da oferta e demanda na sua empresa?

Além de uma certa demanda, ela também funciona como uma base do liberalismo econômico e ela influencia e define os preços dos produtos.

Ademais, ela avalia como os recursos podem ser melhorados e como eles podem ser distribuídos de maneira livre independente e reguladora!

Outro fator é que ela pode sim influenciar no seu negócio, e você precisa tomar decisões com base em considerações importantes,  de acordo com o que acontece no mercado como um todo.

É necessário entender e observar esses fatores que influenciam  e provocam esse movimento no mercado,  afinal diversas situações são imprevisíveis e impossíveis de gerenciar e você precisa estar apto para lidar com isso.

Você deve entender o comportamento do mercado, observar como é o relacionamento do seu produto ou do seu serviço com o ambiente com os consumidores, e deve ficar de olho nas tendências para conseguir realizar projeções.

Por isso é importante que você tenha  o hábito de realizar ações como:

  • Bom controle de estoque;
  • Bom controle de compras;
  • Planejamento;
  • Acompanhamento do mercado;
  • Acompanhamento das novas tecnologias;
  • Acompanhamento da concorrência;
  • Estruturação em propaganda e marketing; 
  • Estabelecimento de uma boa precificação, e margem de lucro.

Para que dessa forma, você abra margem e crie oportunidadespara lidar com a demanda e oferta,  e tenha margem para criar a prática de preços mais competitivos e mais interessantes  para maximizar os resultados da sua empresa.

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Ter uma ideia pode parecer algo impossível, ou no mínimo muito difícil. Isso acontece pelo fato de que a representação de ter uma “Ideia” parece ser algo abstrato e que “vem do nada”.

Ao baixar nosso eBook, você terá um guia passo a passo e prático para conseguir ter boas ideias, melhorá-las e acelerá-las e também 10 passos práticos para tirar essas ideias do papel

Clique no Banner para baixar!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.