ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é On Premise?
On Premise x Cloud Computing
Qual servidor escolher: On Premise ou Cloud Computing?
O que é a nuvem híbrida?
Dica de ouro!

O On Premise é o melhor servidor para as demandas de sua empresa? Saiba mais!

Na era digital, garantir um bom servidor para armazenar e gerir os dados da sua empresa é fundamental. Por isso, conheça o On Premise!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O On Premise é o melhor servidor para as demandas de sua empresa? Saiba mais!

A segurança de dados e a garantia do sigilo de informações confidenciais de um negócio sempre foram preocupações das empresas. Por isso, soluções como o uso do servidor On Premise podem ser tão interessantes.

Você sabe o que é o On Premise? Trata-se de um sistema de infraestrutura local responsável pelo armazenamento e gestão de informações da sua própria empresa de forma exclusiva e segura.

Diante disso, não deixe de agregar os seus conhecimentos através da leitura desse artigo, pois serão abordados os seguintes temas listados abaixo, veja!

● O que é On Premise?

On Premise x Cloud computing

● Qual servidor escolher: On Premise ou Cloud Computing?

● O que é a nuvem híbrida?

  • Dica de ouro!

Vamos à leitura?

O que é On Premise?

O termo “On Premise” pode ser traduzido para o português como algo semelhante a “na premissa” e trata-se de um sistema baseado no ERP (Enterprise Resource Planning) para gerenciamento de dados.

Diante disso, a principal característica desse tipo de sistema é que sua instalação é local, necessitando de espaço da infraestrutura física da empresa para a implantação dos equipamentos para o processamento desse servidor.

Dessa forma, esse mecanismo é o mais semelhante ao sistema tradicional de Data Centers privados, em detrimento ao modelo Off Premise que surgiu com a transformação digital e tem sua gestão totalmente remota.

Vale ressaltar ainda que a implementação e manutenção do servidor local requer um grande investimento inicial financeiro, visto que sua instalação precisa de uma adaptação física. Além disso, profissionais capacitados devem fazer sua gestão posteriormente.

Apesar disso, esse modelo de gerenciamento é muito popular e útil para as empresas que prezam pela segurança de seus dados e desejam ter o controle total das informações de forma exclusiva, incluindo os dados confidenciais.

Mas, você deve estar se perguntando: com a ascensão dos modelos de gestão online, por que o sistema tradicional ainda é muito utilizado? Para aprender as principais diferenças entre esses dois principais servidores, não deixe de conferir o tópico seguinte!

On Premise x Cloud Computing

Apesar de que tanto o On Premise quanto o Cloud Computing serem sistemas de gestão de informações, eles se diferenciam com muitos aspectos. Tais que podemos destacar como os principais, os listados a seguir!

Implementação e manutenção dos sistemas

Como já visto anteriormente, o On Premise é um servidor presencial que é instalado nas empresas. Devido a isso, seu investimento para a instalação e manutenção é alto, visto que, precisa de um equipe de TI especializada para isso.

Por outro lado, o Cloud Computing é um servidor online terceirizado em que não é necessário fazer nenhuma instalação física ou manutenção. Além disso, a empresa contrata os serviços de acordo com as necessidades e demandas.

Valor de investimento

Como visto anteriormente, é necessário investir mais no servidor On Premise do que na adesão do servidor Cloud Computing. Dessa forma, é interessante analisar a necessidade da empresa para avaliar a viabilidade técnica dessa decisão.

Segurança de dados

Um dos principais motivos para a escolha do modelo On Premise em detrimento a Cloud Computing é que ele oferece uma segurança de dados mais eficiente por ter uma gestão local e presencial.

Apesar de que os servidores públicos também oferecem uma proteção de dados com criptografia de ponta, os ataques cibernéticos estão aumentando consideravelmente, o que é um grande risco para as informações sigilosas.

Diante disso, ainda pode haver dúvidas sobre qual é o servidor ideal para o seu negócio, certo? Logo, não deixe de conferir o tópico seguinte para facilitar ainda mais sua decisão!

Qual servidor escolher: On Premise ou Cloud Computing?

Esse tópico vai te ajudar a escolher qual é a melhor opção de servidor para o seu negócio. Para isso, listamos dicas de como chegar a essa conclusão, confira!

Analisar a necessidade da sua empresa

Para que um serviço contemple de forma eficiente as necessidades de sua empresa é muito importante conhecer bem ela. Dessa forma, aspectos como : toda a infraestrutura disponível, orçamento e funcionários qualificados devem ser levados em consideração.

Além disso, vale ressaltar que é necessário pensar nas vantagens e desvantagens a curto, médio e longo prazo. Isso porque, não adianta optar pelo servidor com menor custo a curto prazo se a longa data ele não será tão eficaz.

Considerar a viabilidade das adequações para a empresa

Para a adoção do On Premise, é necessário investir em infraestrutura de instalação. Dessa forma, sua empresa precisa dispor de um ambiente que poderá ser adaptado para que o servidor seja implementado.

Além disso, a gestão e manutenção do servidor físico é feita por uma equipe especializada que deve ser agregada a sua empresa, para garantir que o funcionamento desse servidor esteja como deveria.

Ao contrário, o Cloud Computing não precisa dessas intervenções na estrutura interna dos colaboradores ou mesmo, na estrutura física da empresa. Dessa forma, é necessário estudar a viabilidade da realização das adaptações para escolher qual o melhor servidor.

Priorizar a ferramenta de maior impacto

Se sua empresa precisa de uma alta segurança para dados confidenciais, o On Premise é uma solução de maior impacto positivo. Apesar disso, se a maior necessidade for um servidor público que acompanhe a era digital, o Cloud Computing é a melhor solução para sua marca.

Analisar quais são as principais necessidades, avaliar a viabilidade de aplicação e priorizar o melhor custo benefício vai te ajudar a decidir de forma assertiva. Mas, se ainda sim você não consegue optar por apenas um servidor, conheça o conceito misto no tópico seguinte!

O que é a nuvem híbrida?

Nesse artigo, você já entendeu que existem dois modelos de servidores possíveis: o online e o presencial. Diante disso, a nuvem híbrida é uma solução que abrange os dois tipos de gestão para garantir a satisfação com ambas as modalidades.

Dessa forma, com a adoção da nuvem híbrida, as empresas podem garantir o controle e segurança de suas informações confidenciais de modo privado e ainda, usufruir dos servidores públicos para gestão de outros dados em qualquer lugar e momento. .

Assim, essa ferramenta mista proporciona o melhor custo benefício para um negócio, visto que otimiza os processos que envolvem o uso de apenas um servidor e aumenta a eficiência da gestão de dados.

Logo, o usuário poderá ter mais flexibilidade através do uso do servidor público, alinhado com a alta segurança do sistema privado e ainda, tudo isso alinhado com a alta performance em ambas aplicações.

Dica de ouro!

Os Cientistas de Dados têm caminhado para ótimas remunerações. Que tal ser um deles?


Por conseguirem prever tendências e comportamentos de mercado, os Cientistas de Dados têm sido tão valiosos quanto diamantes: com seu trabalho, eles possibilitam o desenvolvimento da melhor estratégia para as empresas.


Com a Formação em Dados da Voitto você tem acesso a 13 cursos + 2 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e certificados com validade em todo o território nacional!


Com desconto de 88%, exclusivo para as primeiras turmas, em comparação ao preço dos cursos sendo vendidos separadamente, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.


É chegada a hora de investir em você e ainda receber alto por isso. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Dados da Voitto!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Tópicos Avançados Em Python Para Análise De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.