CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que são Padrões de Candlesticks?
Como funciona um Candlestick?
Como interpretar um gráfico de Candlestick?
Quais são os principais Padrões de Candlesticks?
Como identificar Padrões de Candlestick?
Quer saber mais sobre Gestão Financeira?

Veja os 7 principais Padrões de Candlestick para lucrar com renda variável!

Não perca dinheiro investindo errado! Aprenda agora quais os principais Padrões de Candlesticks e como você pode lucrar seguindo essas tendências.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Veja os 7 principais Padrões de Candlestick para lucrar com renda variável!

Os padrões de candlestick, ou gráficos de vela, são o método mais intuitivo para quem está começando a investir por meio da análise técnica. A chave aqui é identificar padrões para a compra ou venda de um ativo e lucrar com essas oportunidades.

Você quer turbinar seus investimentos e aprofundar seus conhecimentos em análise técnica? Então você precisa aprender quais os principais padrões de candlestick e como identificá-los no mercado financeiro.

Diferente da análise fundamentalista, aqui vamos focar nos resultados gráficos de crescimento das empresas.

Pessoas comuns já ganharam muito dinheiro investindo de forma inteligente com a ajuda dos padrões de candlestick e você pode ser a próxima história de sucesso que lucrou com esse método.

Ficou curioso para aprender mais? Continue a leitura e descubra tudo sobre acompanhando o sumário abaixo:

  • O que são Padrões de Candlestick?
  • Como funciona um Candlestick? 
  • Como interpretar um gráfico de Candlestick?
  • Quais são os principais Padrões de Candlesticks?
  • Como identificar Padrões de Candlestick?

Vamos lá?

O que são Padrões de Candlesticks?

Os padrões de candle são movimentos conhecidos pelos investidores por comumente se repetirem nos gráficos de candlesticks de diferentes investimentos, podendo assim serem facilmente identificados, para sinalizar uma oportunidade de compra ou venda de um ativo.

Calma, não é complicado! Vamos primeiro entender o que são os candles.

Candles, ou velas, são os símbolos que formam um gráfico de candlestick. Cada candle demonstra a oscilação no preço do investimento durante o período analisado, podendo ser um candle de alta (verde ou às vezes azul) ou um candle de baixa (vermelho).

Descomplicando: os candles verdes significam que o ativo se valorizou, enquanto os candles vermelhos mostram que o ativo perdeu valor.

A estrutura dos candles é composta por duas partes: o corpo e a sombra.

  • O corpo do candle é a parte colorida e gordinha do candle, seu papel é sinalizar qual foi o valor da abertura e do fechamento do ativo;
  • A sombra do candle é a linha fina que vemos nas extremidades de um candle, ela demonstra qual foi o valor máximo e mínimo negociado pelo ativo no período analisado, conforme você pode ver pela imagem a seguir:

Modelo de candle indicando o significado de cada parte da estrutura de um candlestick

Ainda não entende sobre ações?

Não é novidade que o mercado de trade e investimentos está em desenvolvimento e constante crescimento.

Com diversos tipos de ações, é fundamental que você esteja munido de ferramentas para auxiliá-lo na análise dos resultados.

Por isso, não deixe de conferir a nossa Planilha de Controle de Ações, um material gratuito com todo o conteúdo necessário para você registrar e validar as ações de giro diário e operação comum.

Muito interessante, não é mesmo?

Acesse a planilha clicando no botão abaixo e esteja preparado para os investimentos futuros!

Planilha Controle de Ações

Como funciona um Candlestick?

O candlestick é composto por um corpo e sombras. O corpo é um retângulo colorido e as sombras são as extremidades ao redor.

A parte inferior corresponde ao preço de abertura e a superior ao valor de fechamento. Logo, o candlestick é positivo. Se ele for negativo, a sombra superior faz referência à cotação máxima e a inferior no valor mínimo.

Como interpretar um gráfico de Candlestick?

Para interpretar os gráficos de candlestick, primeiramente tenha em mente o período, que pode ser 1 minuto, 1 semana ou 1 ano e o formato, que consiste em:

  • Abertura: é o preço do primeiro negócio feito no período;
  • Fechamento: preço do último negócio feito no período;
  • Máximo: maior preço negociado;
  • Mínimo: menor preço negociado.

Após analisar o formato, atente-se à cor do candlestick. Se ele for vermelho, está indicando que está em baixa. Caso seja azul, o candlestick será de alta.

Quais são os principais Padrões de Candlesticks?

Os principais padrões de candlestick são aqueles que todo o investidor deve ter na ponta da língua. Nesse artigo separamos os 7 mais importantes para você conhecer e lucrar aplicando dinheiro no melhor momento de compra e venda.

1. Martelo 

O martelo é uma figura caracterizada por ter uma longa sombra inferior e um corpo pequeno. Toda vez que ele está em um fundo, ou seja, depois de um longo processo de queda, o martelo é um padrão de reversão de alta.

Padrão de reversão de alta = bom momento para comprar.

Exemplo do padrão de candlestick martelo

2. Martelo Invertido

O martelo invertido é seu irmão quase gêmeo: corpo pequeno e sombra superior grande. Da mesma forma que o martelo, o martelo invertido marca o início de uma tendência de alta e é um bom momento para comprar.

Exemplo do padrão de candlestick martelo invertido

3. Enforcado

O enforcado é um padrão de candlestick que possui uma sombra inferior longa e corpo estreito. A grande diferença é que o enforcado aparece em um topo, ou seja, após um período de movimentos de alta.

Esta é uma figura que demonstra reversão de baixa, isso quer dizer que é um bom momento para vender.

Exemplo do padrão de candlestick enforcado

4. Bebê abandonado

Esse é um padrão raro, que quando acontece tem um alto nível de acerto.

O bebê abandonado é formado por três candles: o primeiro é um candle associado a um movimento de baixa, em seguida um candle de corpo estreito que fica isolado no fundo, e por último um grande candle de alta.

Esse padrão mostra o esgotamento de uma pressão vendedora em um ativo e o início de uma tendência de alta, ou seja, é um padrão de reversão de alta.

Exemplo do padrão de candlestick bebê abandonado

5. Doji

O Doji é um padrão de candlestick caracterizado por ser uma figura sem corpo e sugere uma indefinição do mercado. Sem corpo? Isso mesmo, o fenômeno acontece porque o ativo teve seu valor de fechamento muito próximo ao valor de abertura.

Comprar ou vender? O doji sinaliza que pode haver uma mudança na tendência que o ativo vem seguindo, embora o momento seja de indefinição, é bom ficar de olho.

Exemplo do padrão de candlestick doji

6. Estrela cadente

No padrão estrela-cadente temos um candle com uma longa sombra superior e um corpo pequeno. Quando essa figura aparece em um topo, demonstra a entrada de uma pressão vendedora, ou seja, anuncia uma tendência de baixa no preço do ativo.

Já pode anotar: estrela-cadente é um padrão de reversão de baixa.

Exemplo do padrão de candlestick estrela cadente

7. Engolfo de alta

O engolfo de alta é um padrão onde analisamos dois candles em sequência. O nome vem da ideia que o candle da esquerda pode ser “engolido” pelo candle da direita. Este é um padrão de reversão de alta, ou seja, um bom momento para comprar!

Reconheça essa estrutura: no engolfo de alta o candle da esquerda é menor, possuindo um corpo que pode ser completamente inserido no corpo do candle da direita, conforme a figura:

Exemplo do padrão de candlestick engolfo de alta

Existe também o engolfo de baixa, onde o candle da direita pode ser “engolido” pelo candle da esquerda, se tratando de uma oportunidade de reversão de baixa (venda).

Mas você sabe onde e como identificar esses padrões? Continue a leitura!

Como identificar Padrões de Candlestick?

Para identificar os padrões de candlestick é preciso ter acesso aos gráficos de candle do ativo analisado, o que pode ser acessado por programas como ProfitChart ou mesmo pela sua corretora de investimentos.

Além disso, é essencial conhecer os principais padrões de candle, como você já aprendeu nesse artigo.

Treinar os olhos para identificar com clareza esses padrões são a chave para ganhar dinheiro com análise técnica de investimentos. Seja no day tradeou no swing trade, os gráficos de candle são fundamentais para todos os investidores.

Quer saber mais sobre Gestão Financeira? 

Dinheiro parado ou mal investido é dinheiro perdido!

A solução para entender o que fazer com o seu dinheiro é através do estudo Gestão Financeira.

O workshop de Gestão Financeira te ajudará do planejamento até o controle das finanças da sua empresa.

Utilize seu dinheiro com inteligência clicando no botão abaixo!

[Workshop] Gestão Financeira

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores Financeiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.