CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Padronização e para que serve?
Por que a Padronização é importante?
O que é POP?
Como aplicar a Padronização?
Dicas de leitura
Preparado para dar início à padronização?

Entenda como funciona o processo de Padronização e descubra por onde começar!

Entenda como a Padronização pode ser benéfica para sua empresa e descubra como o Procedimento Operacional Padrão funciona e suas principais vantagens!

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Entenda como funciona o processo de Padronização e descubra por onde começar!

Por diversas vezes as empresas têm dificuldades em manter a qualidade daquilo que está sendo produzido ou de um determinado serviço que está sendo prestado, e é nesse momento que entra a padronização.

Um clássico exemplo de como a implementação da padronização dá certo, e é fundamental são os fast-foods, nos quais mesmo com a grande rotatividade de mão de obra, consegue-se manter a qualidade do produto, independentemente do lugar.

Vamos aprender mais sobre quais os benefícios da padronização de processo dentro de uma empresa, o que essas mudanças podem gerar e como você pode executar o processo de implementação que poderá ajudar a sua empresa a se desenvolver ainda mais.

Então, se você está interessado em saber em detalhes como funciona a padronização, está no lugar certo! Confira os tópicos para guiar o aprendizado:

  • O que é Padronização e para que serve?
  • Por que a Padronização é importante?
  • O que é POP?
  • Como aplicar a Padronização?
  • Dicas de leitura.

O que é Padronização e para que serve?

O conceito de padronização é utilizado na manufatura para manter a estabilidade nos processos e garantir que as atividades sejam realizadas sempre da mesma forma, com um determinado intervalo de tempo e o menor nível de desperdício, conseguindo elevada qualidade e alta produtividade.

Além disso, a padronização pode ser aplicada a diversos segmentos do mercado e também para todos os tipos de atividades, desde os processos administrativos até aos produtivos.

Porém, é mais comumente vista em linhas de produção dentro de empresas, nas quais o objetivo é determinar um padrão para cada etapa dos processos realizados. Nesse nicho, ela é denominada "padronização de processos", que é uma das mais implementadas e difundidas formas de padronização.

Por que a Padronização é importante?

Definir um padrão é importante para que se consiga, de maneira eficiente, desenvolver processos e tarefas que otimizem o tempo e, consequentemente,  tragam redução de custos para a empresa.

Normalmente, nas empresas que não têm os processos padronizados, o mesmo trabalho é realizado de várias formas diferentes, dependendo de quem o faz, e isso acaba gerando perda de tempo e de matéria-prima.

Então, a ideia de fazer a padronização é para que se consiga desenvolver um trabalho melhor, mais efetivo e econômico.

O que é POP?

O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um conjunto de instruções escritas que documentam uma rotina ou atividade repetitiva dentro de uma organização.

Esse documento pode conter ações programáticas e técnicas como:

  • Processos de análise;
  • Manutenção;
  • Calibração;
  • Utilização de equipamentos.

Como aplicar a Padronização?

Se a sua empresa ainda não tem nenhum tipo de padrão nos processos, a dica que eu dou é começar pelo básico, ou seja, comece pelo mínimo de organização, estabeleça padrões nas atividades mais simples.

Afinal, a grande sacada para começar é impor uma padronização que a sua empresa tenha condições de fazer, senão, não vai adiantar nada.

Por exemplo, você monta o seu projeto de padronização de determinada produção e em uma dessas etapas é necessário ter uma ferramenta 'x'. Por melhor que seja o seu projeto, se você não tiver a ferramenta 'x' para aquela etapa, não será possível concluí-lo.

Então, faça um projeto de padronização que a sua empresa tenha condições de desenvolver, pois aí sim, você começará a ter o resultado esperado e, com o tempo, poderá aprimorar ainda mais esse projeto.

Dicas de leitura

Para você que gostou deste conteúdo e quer se aprofundar em formas de melhorar a produção da sua empresa, segue uma lista com artigos incríveis e completos:

Preparado para dar início à padronização?

O treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho.

Insira o cupom e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no imagem abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

As Principais Ferramentas Do Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.