ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quem poderá realizar as operações de transferência e pagamento pelo WhatsApp?
Como será feita uma transferência pelo WhatsApp?
Como será feito um pagamento pelo WhatsApp?
Quais serão as taxas dos serviços?

Será possível efetuar transferências e pagamento pelo WhatsApp? Veja neste artigo

Saiba mais sobre a autorização do Banco Central para a realização de transferências e pagamento pelo WhatsApp e entenda como isso funcionará.

Carolina Crissafe
Por: Carolina Crissafe
Será possível efetuar transferências e pagamento pelo WhatsApp? Veja neste artigo

Que o WhatsApp é o aplicativo de mensagem mais utilizado no Brasil você já deve saber, não é mesmo? Além de fotos, vídeos, áudios, links e documentos, o app permite realizar chamadas de áudio e vídeo com múltiplos usuários.

A única coisa que faltava era poder enviar dinheiro através do aplicativo, mas hoje isso está a um passo de virar realidade!

Na última semana, o Banco Central autorizou a realização de operações de  transferências bancárias e pagamento pelo WhatsApp. Agora ficou muito mais fácil cobrar ou enviar dinheiro para quem você quiser!

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo esse artigo para descobrir:

  • Quem poderá realizar as operações de transferência e pagamento pelo WhatsApp?
  • Como será feita uma transferência pelo WhatsApp?
  • Como será feito um pagamento pelo WhatsApp?
  • Quais serão as taxas dos serviços?

Quem poderá realizar as operações de transferência e pagamento pelo WhatsApp?

As operações de transferência e pagamento pelo WhatsApp poderão ser feitas por qualquer usuário, seja pessoa física ou jurídica. Inicialmente, essas transações serão válidas apenas para as bandeiras Visa e Mastercard.

Essa decisão tem o objetivo de facilitar a vida dos clientes, diminuindo os custos dos serviços de transferência bancária e pagamentos eletrônicos, já que o aplicativo tem acesso a diversas informações sobre os usuários.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltou a facilidade de gerar, guardar e analisar dados no mundo de hoje, afirmando que a ligação entre mídia social e mundo financeiro está mais forte do que nunca.

Em uma live produzida pelo banco Daycoval, Campos Neto disse que:

“No mundo de produzir, guardar e analisar dados, o casamento de finanças com mídia social faz com que, em um processo vertical, você anuncie um produto, venda ou faça o pagamento desse produto e, através dos algoritmos de inteligência artificial você sabe o que o cliente achou do seu produto. Essa quantidade de dados que pode ser produzida nesse processo é inigualável, comparada a qualquer coisa que qualquer banco tenha hoje.”

Vale lembrar que as funcionalidades de transferência e pagamento pelo WhatsApp ainda não estão disponíveis, mas com a aprovação do Banco Central, cabe às empresas envolvidas decidirem a data de implementação dos novos serviços.

Como será feita uma transferência pelo WhatsApp?

As transferências bancárias serão realizadas através do sistema Open Banking, uma iniciativa do Banco Central para trazer mais inovação e liberdade ao consumidor.

O WhatsApp funcionará como um inicializador de pagamentos. Neste caso, será apenas um comunicador dos dados bancários para efetuar as transações, não sendo detentor de nenhum fundo transferido.

Por meio desse sistema, o cliente é o titular dos seus dados e decide com quais empresas permitirá o compartilhamento deles. É uma iniciativa mais segura e que possibilita maior segurança aos usuários.

Para efetuar uma transferência bancária a algum de seus contatos, será preciso possuir um cartão de débito de alguma das bandeiras participantes, Visa ou Mastercard.

Para isso, você deverá cadastrar as informações de pagamento referentes ao seu cartão apenas na primeira vez que realizar o serviço, tornando o processo mais ágil e otimizado.

Mas uma preocupação que pode surgir é sobre a segurança dos dados bancários dos clientes. O WhatsApp afirma que o envio de dinheiro será aprovado por meio de um PIN ou pela utilização da biometria do celular.

Além disso, os dados bancários serão protegidos por criptografia e por diversas camadas de segurança.

Com relação aos limites de valores de transferências, o WhatsApp permitirá o envio de até mil reais por transação e o recebimento de até 20 transações por dia. Porém, o limite mensal de transferências será de 5 mil reais.

Como será feito um pagamento pelo WhatsApp?

O pagamento pelo WhatsApp será realizado de forma semelhante às transferências, mas, neste caso, também será possível efetuar o pagamento por meio de cartões de crédito das bandeiras participantes.

Porém, para receber o pagamento via cartão de crédito, a empresa deverá ser cadastrada pelo WhatsApp Business com o Facebook Pay. Para isso, será necessário configurar uma conta Cielo, que pode ser criada diretamente pelo WhatsApp.

Apesar das transferências e pagamentos por cartões de débito terem sido aprovados, o Banco Central ainda está analisando a aprovação de pagamentos via Facebook Pay no Brasil, mas a expectativa é positiva com relação à essa decisão.

Caso a aprovação ocorra, será possível realizar pagamentos ilimitados com cartões de débito e crédito, e o dinheiro será recebido pelos comerciantes em até 2 dias úteis. Além disso, as empresas não terão acesso aos dados bancários dos clientes.

Quais serão as taxas dos serviços?

Para a realização dos serviços de transferências pelo WhatsApp, o aplicativo não cobrará nenhuma taxa dos usuários.

Porém, caso a funcionalidade de pagamentos pelo Facebook Pay seja aprovada, será cobrada uma taxa fixa de 3,99% para os comerciantes, já que não haverá limites de pagamentos por vendas.

Vale ressaltar que, como as funcionalidades de transferência e pagamento pelo WhatsApp ainda não estão disponíveis, os valores limites e taxas cobradas estão sujeitas a alterações.

Gostou de saber mais sobre essas novas funcionalidades do WhatsApp?

Para ficar por dentro das maiores novidades, dicas, e receber materiais gratuitos diretamente no seu celular, se mantendo sempre atualizado, participe agora do nosso canal do telegram!

Não perca tempo e se inscreva, clicando na imagem abaixo!

canal do telegram da Voitto

Carolina Crissafe

Carolina Crissafe

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou como Gerente de Projetos e Conselheira Fiscal na empresa júnior Edifica Consultoria. Trabalhou como estagiária no Laboratório de Mecânica das Rochas da UFV. Foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq na área de Mecânica das Rochas. Atuou como monitora da disciplina de "Fundamentos das estruturas" e atua como monitora da disciplina de “Teoria das estruturas I" da UFV. Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.