ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Tipos de perfil do investidor
Como identificar o meu tipo de perfil?
Por que começar a investir na bolsa de valores?
Dicas de ouro

Aprenda tudo sobre o perfil do investidor e a sua relação com a bolsa de valores

Conheça mais sobre os tipos de perfil do investidor e como identificar o seu pode te auxiliar dentro da bolsa de valores.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Aprenda tudo sobre o perfil do investidor e a sua relação com a bolsa de valores

Conhecemos como perfil do investidor toda a delimitação de um comportamento que se torna padrão perante arelação do sujeito com a bolsa de valores.

Um indivíduo que investe recorrentemente no mercado financeiro pode ter mais predisposição para se arriscar em suas ações, ou não. Esse comportamento, por sua vez, é denominado entre algumas estruturas padronizadas de perfil que vamos abordar mais a frente no nosso artigo.

Começar a investir, não é para qualquer um. É necessário conhecimento e muita estratégia para conseguir mais rentabilidade com segurança, e liquidez. Você sabia que existem profissionais especializados em fazer pesquisas para entender como, onde, quanto e quando investir? São os chamados equity research analysts.

Visto isso, resolvemos trazer nos seguintes tópicos alguns assuntos para você entender melhor sobre isso.

A seguir abordaremos os seguintes assuntos:

  • Tipos de perfil do investidor
  • Como identificar o meu tipo de perfil
  • Por que começar a investir na bolsa de valores?

Vamos lá?

Tipos de perfil do investidor

Todo investidor tem um perfil. Isto é, seus comportamentos se encaixam em um padrão que já está definido pelas corporações.

O perfil do investidor foi traçado como uma forma de auxiliar o investidor na hora de comprar as suas ações.

Dessa forma, são considerados três tipos de investidor, estes são:

  • Investidor conservador: Caracterizado por pessoas que buscam segurança na hora de investir, sem correr riscos de perder o seu dinheiro. Esses, geralmente gostam da zona de conforto e nem cogitam se arriscar no mercado financeiro.
  • Investidor moderado: Aquele que prioriza pela segurança mas ainda sim está aberto para se arriscar. O investidor moderado pode ser também chamado de conservador moderado, por seu receio das quedas mas também a sua tolerância ao risco.
  • Investidor agressivo: É conhecido como aquele que corre altos riscos e não tem medo de perder dinheiro. O investidor agressivo entende que as quedas fazem parte do processo e continuam na zona de risco sem medo. Eles são o tudo ou nada das corretoras de valores.

Legal não é mesmo? No tópico seguinte vamos aprender a como identificar o seu tipo de perfil de investidor!

Continue a leitura e venha com a gente.

Como identificar o meu tipo de perfil?

Assim como visto anteriormente, o perfil do investidor serve para te auxiliar dentro do mercado de investimentos. Visto isso, identificar o seu tipo de perfil é essencial para você conseguir ter os seus fundos de investimentos de maneira prática e segura de acordo com o que é melhor pra você.

Para identificar o perfil do investidor, as companhias disponibilizam questionários para você em prol de identificar a porcentagem dos três padrões de investidores e assim, poder te indicar as melhores atividades que se encaixam para o seu perfil.

Os questionários feitos pelas instituições financeiras são chamados de API (Análise de Perfil do Investidor).

Com o uso da API você pode objetivar suas expectativas de uma forma clara e subjetiva pensada exatamente em você e no que você procura.

Começar a investir na bolsa de valores, não é para qualquer um. É preciso muita habilidade para poder se sair bem, mas seus benefícios são incontáveis.

Visto isso separamos uma planilha que pode te ajudar muito na hora de investir!

Um dos principais pilares da gestão eficiente, é a tomada de decisões e previsão de cenários através dos dados. E isso só é possível se a organização utiliza os parâmetros certos em consideração.

Pensando nisso, criamos a Planilha Indicadores Financeiros para as empresas e profissionais que desejam analisar os dados corretos e de forma prática.

Nela, você terá quais indicadores priorizar para as empresas pequenas e de médio porte, além de gráficos gerados para facilitar a visualização e análise dos dados inseridos na ferramenta.

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o download!

planilha indicadores financeiros


Venha com a gente no próximo tópico e descubra o por que você deve começar a investir na bolsa de valores!

Por que começar a investir na bolsa de valores?

Quando falamos em bolsa de valores, muitas pessoas se assustam na idéia de que seja um risco muito grande para se correr e sirva apenas para quem tenha uma condição financeira estável e acima da média. Isso, por sua vez, é uma mentira.

Independente da sua renda fixa você pode sim investir na bolsa de valores. Para isso, basta ter um conhecimento prévio sobre como começar a investir e iniciar a sua jornada no mercado de ações.

Investir pode te ajudar a rentabilizar o seu dinheiro a curto, médio, ou a longo prazo!

Independente do seu perfil de investidor o mercado financeiro é muito amplo, você pode estudar as cotações das ações e se tornar um grande investidor ao longo do tempo.

Vale ressaltar também, que o perfil do investidor não é algo fixo. Assim como notado na primazia do ser humano, estamos em constante mudança.

Sendo assim, no mercado financeiro você pode começar sendo um investidor conservador e posteriormente ser um investidor agressivo e vice versa.

Os benefícios de começar a investir na bolsa de valores são muitos, visto isso, separamos aqui para você um pouco das vantagens de entrar nesse mundo:

  • Você pode aumentar os seus ganhos;
  • Ter uma maior educação financeira;
  • Participar da economia nacionalmente e internacionalmente;
  • Se tornar sócio de grandes corporações;
  • Aprimorar suas habilidades de análise e negociação.

Além disso, com o início do investimento na bolsa de valores você pode ter a sua carteira de investimentos!

A carteira de investimentos é nada mais nada menos do que um portfólio contendo todas as suas ações compradas. Nela você pode ter uma visão ampla das suas escolhas e pode também analisar com mais aptidão as suas ações.

Sabe o dashboard estratégico? A carteira de investimentos pode ser considerada semelhante a esse método, reunindo informações relevantes para você em uma única tela.

Dicas de ouro

Para finalizar esse artigo trazendo uma melhor experiência para você, trouxemos por final algumas dicas que podem te ajudar muito nesse processo de chegada a bolsa de valores e identificação do seu perfil de investidor.

  • Procure saber mais sobre como o mercado financeiro funciona;
  • Evolua gradualmente, sem pressa;
  • Fique de olho nas cotações das ações e no IOF de cada ação;
  • Faça uma análise técnica e fundamentalista dos gráficos a mostra na sua carteira de investimentos;
  • Tenha sabedoria nas suas escolhas;
  • Não se prenda a um único tipo de perfil de investidor.

Gostou do conteúdo? Aqui você pode aprender muito mais sobre gestão financeira e investimento!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.