ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Inteligência Emocional?
Quais são os Pilares da Inteligência Emocional?
Quais são os 5 Pilares da Inteligência Emocional?
Quais os benefícios da Inteligência Emocional?
Como posso fortalecer os meus pilares emocionais?

Descubra quais são os 5 Pilares da Inteligência Emocional e como desenvolvê-los!

Os cinco Pilares emocionais são a base para o desenvolvimento da sua Inteligência Emocional. Descubra quais são eles e aprenda como desenvolvê-los!

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Descubra quais são os 5 Pilares da Inteligência Emocional e como desenvolvê-los!

Os pilares da inteligência emocional são um conjunto de competências essenciais que compõem essa habilidade.

Mas você sabe quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Bem, para responder a essa pergunta primeiro você deve entender que a inteligência emocional está relacionada com a capacidade de um indivíduo conhecer e dominar as suas emoções.

A inteligência emocional é um tema em grande ascensão e muitas pessoas afirmam que essa é uma busca constante em suas vidas.

Assim, perguntas como quais são os benefícios de uma vida pautada sobre aspectos dos pilares da inteligência emocional e será que é realmente possível alcançá-los começam a fazer parte de nossa rotina.

De acordo com Salovey e Mayer, psicólogos que aprofundaram seus estudos sobre a inteligência emocional é "a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros".

Outro nome utilizado como referência sobre o tema inteligência emocional é Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, que afirma que 80% do seu sucesso está relacionado com as suas aptidões emocionais.

Para que você compreenda então o que são os 5 pilares da inteligência emocional, suas importâncias e como desenvolvê-los, separamos neste artigo, tópicos repletos de informações e novidades. Confira!

  • O que é Inteligência Emocional?
  • Quais são os Pilares da Inteligência Emocional?
  • Quais são os 5 Pilares da Inteligência Emocional?
  • Quais os benefícios da Inteligência Emocional?

O que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros de forma adequada e positiva.

Envolve a habilidade de lidar com as emoções de maneira saudável, expressar sentimentos de forma assertiva, controlar impulsos, desenvolver empatia e estabelecer relacionamentos interpessoais positivos.

Uma pessoa com alta inteligência emocional tem maior autoconsciência, o que a ajuda a identificar seus próprios sentimentos e comportamentos, compreendendo como eles afetam suas decisões e relações.

Além disso, ela também é capaz de reconhecer as emoções em outras pessoas, interpretando adequadamente suas expressões e comportamentos.

A inteligência emocional é uma habilidade crucial para o sucesso pessoal e profissional. Ela influencia nossa capacidade de liderar, trabalhar em equipe, resolver conflitos, tomar decisões acertadas e lidar com desafios da vida de forma saudável.

Ao desenvolver a inteligência emocional, podemos melhorar nossas habilidades sociais, nossa resiliência emocional e nossa qualidade de vida geral.


Quer aprender mais sobre Inteligência Emocional? Então assista esse vídeo que separamos para você:

Quais são os Pilares da Inteligência Emocional?

Os pilares da inteligência emocional são cinco competências-chave que formam a base dessa habilidade.

O primeiro pilar é a autoconsciência, que envolve o conhecimento e reconhecimento das nossas próprias emoções e sentimentos.

O segundo pilar é o autocontrole, que se refere à habilidade de gerenciar as nossas emoções de forma adequada.

O terceiro pilar é a automotivação, que é a capacidade de estabelecer metas motivadoras e persistir diante dos desafios para alcançá-las.

O quarto pilar é a empatia, que envolve a habilidade de compreender e compartilhar as emoções e perspectivas dos outros.

Por fim, o quinto pilar é as habilidades sociais, que são as aptidões para interagir e se relacionar efetivamente com os outros.

Desenvolver esses pilares é fundamental para aprimorar a inteligência emocional e nos tornarmos pessoas mais equilibradas, resilientes e bem-sucedidas em todas as áreas da vida.

Ao cultivar essas competências, podemos melhorar nossa capacidade de lidar com as emoções, nos conectar com os outros de forma mais significativa e alcançar um maior bem-estar emocional.

Quais são os 5 Pilares da Inteligência Emocional?

Agora vamos conhecer os 5 pilares da inteligência emocional e algumas técnicas que podemos utilizar para desenvolvê-los em nosso cotidiano.

Desenvolver a inteligência emocional é a chave para uma boa qualidade de vida e para isso é importante conhecer os seus pilares. Os pilares emocionais, são cinco:

  1. Autoconhecimento;
  2. Gestão de emoções;
  3. Auto motivação;
  4. Empatia;
  5. Gestão de relacionamentos.

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é o primeiro dos pilares da inteligência emocional. Ele está relacionado com a capacidade do indivíduo de entender quem ele é, identificando traços da sua personalidade e como ele reage perante a situações de conflito, se tornando autoconsciente.

O processo de autoconhecimento é contínuo e para que melhores resultados sejam atingidos podemos utilizar uma estratégia chamada ativação reticular que nos ajuda a perceber o que precisamos melhorar. Trata-se de uma auto-observação.

Como desenvolver o autoconhecimento?

O autoconhecimento é um pilar da inteligência emocional e assim como os demais, necessita de exercícios que irão estimular seu desenvolvimento.

Assim, você pode optar por realizar ações simples em seu dia e que possam contribuir para que o autoconhecimento possa estar presente em sua vida.

  • Reserve um tempo para você mesmo;
  • Faça atividades que você goste;
  • Anote suas emoções diárias;
  • Converse com amigos e familiares sobre esse processo.

Para entender os sentimentos que nos levam a tomar determinadas atitudes podemos utilizar uma estratégia conhecida como ciclo da ação. Mas, o que é isso?

Na imagem abaixo você pode ver uma representação do ciclo da ação, que é único para cada indivíduo.

Ciclo da ação

O ciclo da ação nos ajuda a entender que toda observação, ou julgamento que fazemos do outro é o resultado de um repertório, experiência de vida da pessoa, e de convicções que nos levam a executar uma ação.

2. Gestão de emoções

O segundo pilar da inteligência emocional, é a Gestão de emoções, também conhecido como Autorregulação. A partir do momento que tomamos conhecimento a respeito das causas das nossas atitudes, podemos gerenciá-las.

O gerenciamento das nossas emoções está relacionado com o autocontrole. Para ilustrar podemos utilizar o exemplo de uma empresa que é gerenciada e administrada pelos próprios colaboradores, neste caso ela é uma empresa autogerenciável.

O mesmo ocorre com o indivíduo que conhece e controla as próprias emoções.

Mas, controlar as emoções não está relacionado a nunca explodir, e sim em saber o momento certo para tal atitude e se realmente ela é necessária, como dito por Daniel Goleman:

"Quando eu digo controlar emoções, me refiro a emoções realmente estressantes e incapacitantes. Sentir emoções é o que torna a nossa vida rica".

Como desenvolver a autogestão?

A autogestão está pautada em grande parte, no que entendemos como o controle de nossos próprios sentimentos e percepção de escolhas na hora de administrá-los em possíveis situações, que fujam de nosso controle, por exemplo.

Assim como o autoconhecimento, desenvolver a autogestão, enquanto um dos pilares da inteligência emocional exige prática e presença de atividades que estimulem esse processo ao longo de seu cotidiano.

  • Tente compreender todos os sentimentos e desejos presentes em sua rotina;
  • Administre suas relações e conversas, buscando entender também o posicionamento do outro.

3. Auto motivação

Esse pilar refere-se à capacidade de manter-se motivado e engajado mesmo diante de desafios e adversidades. Uma pessoa com auto motivação é capaz de estabelecer metas, persistir em seus esforços e encontrar significado e propósito em suas ações.

Como desenvolver o pilar de Auto motivação?

Desenvolver o pilar de Auto motivação na inteligência emocional requer estabelecer metas claras, encontrar propósito, cultivar uma mentalidade positiva, superar o medo do fracasso, estabelecer recompensas, manter-se organizado, praticar a autodisciplina, cercar-se de pessoas motivadoras, enfrentar desafios de frente e aprender com sucessos e fracassos.

É uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e esforço contínuo. Celebre cada pequena conquista no caminho para suas metas.

4. Empatia

Ser uma pessoa empática não é simplesmente se colocar no lugar do outro, vai muito além disso. Empatia, segundo Brené Brown "É sentir com as pessoas". Praticar a empatia requer presença e escuta ativa para que assim uma conexão possa ser estabelecida.

Como desenvolver o sentimento de empatia?

Para desenvolver a empatia existem alguns passos que podem ser seguidos, que estão relacionados com técnicas de comunicação não-violenta, são eles:

  • Observação: observar e não interpretar situações. Para ser empático com alguém precisamos ouvir o que o outro tem a dizer com atenção e curiosidade, sem interrupções e julgamentos;
  • Sentimento: é preciso entender que o sentimento é gerado a partir de uma associação mental de uma emoção, e que ele está baseado nas crenças e memórias de cada um. Quando queremos ser empáticos com alguém é necessário que isso seja analisado;
  • Necessidade: entender a necessidade que causou o sentimento naquela pessoa é nessa hora que você faz o pedido que está por trás da necessidade.

Todos esses conceitos podem ser aplicados em um contexto pessoal ou organizacional, para que um ambiente de trabalho se torne mais positivo.

5. Gestão de relacionamentos

A gestão de relacionamentos é o pilar emocional que nos ajuda a estabelecer conexões com as pessoas que estão ao nosso redor. Ao desenvolver essa habilidade podemos melhorar os nossos relacionamentos, inspirar e influenciar pessoas, administrar conflitos e trabalhar em equipe.

Mas para isso é necessário o desenvolvimento de uma boa comunicação, sendo ela clara e eficaz.

Como desenvolver o pilar de relacionamentos?

Para que possamos estabelecer conexões com as pessoas com quem convivemos é necessário ter um mindset de crescimento, é estar disposto a adaptações necessárias quando vivemos novas experiências. Mas, é importante ressaltar que é preciso se auto conhecer e respeitar os seus limites.

As conexões que criamos com as pessoas geram um relacionamento que é baseado em confiança e valores. Quando essa relação ganha valor começamos a ser influenciados por outras pessoas e vice-versa.

Quais os benefícios da Inteligência Emocional?

Os pilares da inteligência emocional são responsáveis por elencar ações vistas como pontos positivos e de estímulo para alcançar um nível de estabilidade e controle emocional “ideal”.

A inteligência emocional é um fator em alta e que deve ser vista com grande relevância, de forma geral, já que seus processos auxiliam em outros âmbitos de vida pessoal e social, por exemplo, e não só o reconhecimento e destaque profissional.

Pessoas que apresentam uma boa inteligência emocional são mais propícias a realizar processos de tomada de decisão de forma mais segura, ter um melhor relacionamento em equipe e consequentemente, desempenhar suas funções com mais confiança.

Ainda que essas sejam características muito valorizadas, é importante lembrarmos que alcançar o nível ideal de confiança sobre os pilares e a própria inteligência emocional envolve diversos fatores pessoais e o desejo próprio de desenvolvimento.


Por isso, não perca tempo, e comece agora a desenvolver uma boa inteligência emocional!

Como posso fortalecer os meus pilares emocionais?

Quer desenvolver sua Inteligência Emocional e transformar suas habilidades interpessoais?

Baixe agora o nosso eBook gratuito sobre A importância da Inteligência Emocional e descubra como aprimorar sua autopercepção, empatia e relacionamentos pessoais e profissionais.

Aprenda a lidar com suas emoções de forma positiva, aumente sua inteligência emocional e alcance o sucesso em todas as áreas da sua vida!

Não perca esta oportunidade de investir em seu crescimento pessoal e profissional. Baixe já e comece a jornada para uma vida mais emocionalmente inteligente!

Banner do ebook "A importância da Inteligência Emocional".

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Teste: Como está sua Inteligência Emocional?

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Teste: Como Está Sua Inteligência Emocional?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.