ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

1. Monte seu planejamento financeiro pessoal
2. Busque outras opções além do INSS
3. Coloque a aposentadoria como prioridade
4. Planeje a renda que você quer ter
5. Comece a investir seu dinheiro
Saiba mais sobre gestão financeira

5 dicas de planejamento financeiro para uma aposentadoria tranquila

Do planejamento financeiro ao investimento, veja 5 dicas para preparar a sua aposentadoria e ficar tranquilo nesta etapa da sua vida!

Parceiro
Por: Parceiro
5 dicas de planejamento financeiro para uma aposentadoria tranquila

Quando o assunto é aposentadoria, você já se perguntou se está preparado para conseguir a sua? O mais indicado, nesse momento, é ir pensando desde cedo e, fazer um bom planejamento financeiro, para ter um futuro de maior qualidade, sem se preocupar tanto com as finanças a partir de uma certa idade.

Portanto, para estar preparado para essa etapa da sua vida, resolvemos apresentar cinco dicas essenciais de planejamento financeiro para que você tenha uma aposentadoria mais tranquila e segura.

Por isso, nesse artigo você vai aprender o que é preciso colocar em prática para atingir esse objetivo. Vamos lá?

1. Monte seu planejamento financeiro pessoal

O planejamento financeiro pessoal é algo que deve estar presente em todos os momentos da sua vida, não servindo apenas para ser usado com o objetivo de elaborar um plano de aposentadoria bem estruturado, mas também, sendo importante para conquistar sonhos e te dar tranquilidade.

Ele é útil para te ajudar a manter as contas em dia e manter um controle mais rígido de todas as entradas e saídas do seu orçamento. No caso da aposentadoria, ele ainda é mais relevante se formos pensar que você precisa guardar dinheiro para o futuro.

Sendo assim, comece a montar o seu planejamento financeiro e veja quais são os seus ganhos e gastos mensais.

Com isso bem claro, já é possível identificar quais gastos podem ser cortados e o que será mais necessário fazer para alcançar sua meta financeira.

2. Busque outras opções além do INSS 

Investir na Previdência Social é uma das maneiras mais comuns de planejar a aposentadoria. Contudo, você precisa entender que talvez ela não seja a única fonte de renda ideal para suas necessidades quando for um aposentado.

Isso porque, nesse tipo de investimento público, o piso e o teto salarial são limitados. Por isso, vale a pena conhecer outras opções para que sua aposentadoria não dependa somente do INSS.

Um exemplo disso, e que deve entrar no planejamento financeiro, é a previdência privada, uma modalidade que pode atender diversos tipos de perfis.

Com ela, o cliente tem a liberdade de escolher os planos (Vida Gerador de Benefício Livre e Plano Gerador de Benefício Livre), valor da contribuição e a periodicidade do pagamento.

Além disso, qualquer trabalhador pode ter Previdência Privada e INSS ao mesmo tempo e, assim, desfrutar de um dinheiro a mais na aposentadoria.

3. Coloque a aposentadoria como prioridade

Outra dica de planejamento financeiro é colocar a aposentadoria como uma das suas principais prioridades para ter um futuro financeiro estável e mais tranquilo.

O que vale aqui é manter uma constância, ou seja, traçar uma regularidade de como você está investindo na sua aposentadoria.

Nesse sentido, estabeleça em sua rotina o compromisso de aplicar o seu dinheiro todo mês, se possível.

Isso também vale para quem não tem uma fonte de renda fixa. Mesmo que nessas situações fique complicado para contribuir, é importante, pelo menos, pagar o INSS e deixá-lo como um "gasto" prioritário no seu orçamento, logo após, é claro, as suas despesas básicas.

4. Planeje a renda que você quer ter

Para ter a qualidade de vida desejada, saiba que você já deve ir pensando na renda que gostaria de ter no futuro.

Com isso no seu planejamento financeiro, você deve levar em conta que quando chegar na terceira idade, terá algumas despesas que não tem agora como, por exemplo: gastos com remédios, consultas médicas, dentre outros que são comuns nessa etapa da vida.

Porém, vale lembrar que nesse período você já não vai precisar se preocupar com os gastos, por exemplo, que envolvem o sustento dos seus filhos.

Portanto, liste todos os gastos que você espera ter no futuro e some os valores, considerando apenas os preços atuais e sem a necessidade de projetar a inflação.

5. Comece a investir seu dinheiro

Por fim, a última dica de planejamento financeiro é aplicar o seu dinheiro em investimentos que podem trazer uma boa rentabilidade para o seu bolso.

Contudo, essa escolha varia de acordo com o seu perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo/arrojado). Sabendo disso, você consegue ir explorando as alternativas disponíveis e fazer a sua escolha baseada em muito estudo e cuidado

Investimentos a longo prazo, além da previdência, podem ser uma boa saída para quem já está pensando na aposentadoria. A aplicação escolhida, porém, varia de acordo com o perfil do investidor, e sua escolha deve ser feita com muito cuidado.

Caso seu perfil seja mais conservador, o ideal é investir em aplicações com boa rentabilidade e riscos menores, como é o caso do Tesouro Direto.

Os investimentos em títulos públicos possuem essas características e seus rendimentos têm como base a taxa básica de juros, Selic.

Outras opções que você também pode considerar são investimentos em renda fixa de emissão de bancos como, por exemplo: CDBs, LCIs, LCAs, LCs, dentre outras.

Saiba mais sobre gestão financeira

Agora que você já sabe quais são as cinco dicas de planejamento financeiro mais essenciais para elaborar um plano de aposentadoria, está na hora de conhecer nosso curso completo de Gestão Financeira Pessoal.

Curso de Gestão Financeira Pessoal


Com essa certificação, você será capaz de fazer planejamentos futuros de forma mais concreta e precisa, além organizar a saúde financeira da sua casa/família e muito mais.

Não deixe de compartilhar este artigo com um amigo ou familiar que também deseja aprender mais sobre como ter uma aposentadoria mais segura no futuro.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.