ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é MASP?
Quando usar o MASP?
Como funciona o MASP?
Faça junto com a gente!
Passo a passo para o preenchimento da planilha MASP
Quer saber mais sobre Excel?

Como usar a planilha MASP no Excel? Faça o download e aprenda com a gente!

Descubra as causas dos problemas do seu negócio por meio da metodologia MASP feita no Excel!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como usar a planilha MASP no Excel? Faça o download e aprenda com a gente!

A planilha MASP vem de um método estruturado que organiza e orienta a forma como analisamos todas as atividades envolvidas na solução de problemas. Nossa planilha utiliza ferramentas consagradas de qualidade, que direcionam para atuação na causa fundamental do problema, garantindo ações eficazes e sustentáveis.

Então para que você entenda mais sobre esse assunto, neste artigo você aprenderá não só como utilizar a planilha MASP, mas ainda, ter a oportunidade de baixá-la de forma gratuita e ainda entender os conceitos sobre essa metodologia!

Para isso, a seguir começaremos com os conceitos básicos sobre a metodologia MASP.

Vamos lá?

O que é MASP?

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é um processo dinâmico e flexível na busca de soluções para uma determinada situação. Ao buscar soluções para determinado problema, o MASP tem como principais objetivos:

  • Melhorar os resultados da empresa;
  • Identificar a causa raiz de problemas e gerar ações assertivas;
  • Reduzir o retrabalho com ações ineficazes;
  • Adotar uma mesma linguagem a fim de facilitar a troca de experiência;
  • Otimizar esforços através de planejamento e análises;
  • Auxiliar na gestão do conhecimento.

Entendido seus objetivos, é importante que você saiba quando utilizar o MASP para que seus resultados sejam os melhores possíveis. Confira a seguir!

Quando usar o MASP?

O momento ideal para usar o MASP é quando os indicadores de desempenho estiverem fora da meta ou com tendência negativa, também caso for identificado algum problema crônico em determinada área da empresa ou até mesmo se for necessário o alcance de alguma diretriz ou plano estratégico.

Como funciona o MASP?

O MASP utiliza o PDCA (Planejamento - Execução - Verificação - Ação) como ferramenta de gerenciamento para o processo de análise e solução de problemas em um ciclo de melhoria contínua. O funcionamento do MASP ocorre em 8 fases divididas dentro das etapas da ferramenta do PDCA:

Relação MASP X PDCA


Entendido o conceito, vamos à pratica!

Faça junto com a gente!

Para ler o artigo de forma dinâmica que tal fazer o passo a passo com a gente? Além de começar a colocar todo o conhecimento em prática, vai facilitar (e muito!) a estruturação desse método!

Confira agora a nossa Planilha de MASP (Método de Análise de Solução de Problemas) e aprenda a se organizar de acordo com essa metodologia!

O MASP é um método estruturado que organiza e orienta a forma como analisamos todas as atividades envolvidas na solução de problemas. Nossa Planilha MASP utiliza ferramentas consagradas de qualidade, que direcionam para atuação na causa fundamental do problema, garantindo ações eficazes e sustentáveis.

Não perca tempo e baixe agora mesmo sua planilha!

Planilha MASP Método de Análise e Solução de Problemas


Agora que você já tem em mãos sua planilha, que tal assistir uma vídeo aula que vai te ensinar como ela funciona?


Veja na vídeo aula abaixo o funcionamento da planilha MASP

O Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) é uma forma sistemática de realização de ações corretivas e preventivas para eliminar a causa de não conformidades, reduzindo refugos e retrabalhos. O MASP utiliza o conceito do PDCA, que é um ciclo de desenvolvimento que tem foco na melhoria contínua.

Assim, a planilha MASP se baseia na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem fatos previamente levantados e comprovadamente causem problemas.

Passo a passo para o preenchimento da planilha MASP

O objetivo dessa ferramenta é possibilitar a aplicação do MASP de forma correta, simples e sem complicações, com o intuito de obter ganhos reais no processo.

Abaixo, é apresentada a tela inicial da planilha MASP, que mostra um panorama geral da ferramenta.

Planilha MASP

1. Detalhes do Problema

A aba de nome "Identificação" tem por objetivo delinear o problema a ser atacado. Como pode ser visto abaixo, aqui iremos cadastrar as informações do problema, de modo a caracterizá-lo corretamente.

Planilha Masp


A aba subsequente recebe o nome de "Estratificação". Aqui iremos estratificar (quebrar) o problema, de modo a realizar a priorização das causas que mais o influenciam.

No campo destacado abaixo, o título atribuído ao problema na aba anterior será remetido para cá automaticamente.

Apenas a coluna "Quantidade / Valor" deverá ser preenchida, já que o restante será calculado de maneira automática através das fórmulas.

Planilha MASP


Como resultado, temos um gráfico de Pareto para realizar a priorização das causas. Esse gráfico é criado de maneira automática, dado o preenchimento da coluna "Quantidade / Valor".

Planilha MASP


Dessa forma é possível verificar clara e rapidamente quais as causas representam maior influência no problema estudado.

2. Análise das Causas e das Hipóteses

Agora iremos levantar as causas raiz desse problema, de modo a eliminá-la permanentemente. Nos retângulos em branco iremos cadastrar as possíveis causas, dentro de cada variante correspondente. A literatura indica os 6 M´s tradicionais nas causas dos problemas: Meio Ambiente, Mão de Obra, Método, Máquina, Meio de Medição e Matéria-Prima.

Esses itens estão sugeridos por serem amplamente utilizados na literatura, mas podem ser perfeitamente ajustáveis à necessidades específicas do usuário.

Seguindo a variante, iremos cadastrar o item de acordo com a mesma. Por exemplo: na variante "Mão de Obra", cadastramos o tem "Falta de Qualificação", como uma possível causa raiz do problema identificado.

Planilha MASP


Dessa forma iremos cadastrar quantos itens forem necessários, no objetivo de encontrar a causa raiz do problema. Lembrando que no retângulo cinza colocaremos o efeito, isto é, o problema verificado.

Subsequentemente, na aba "Análise das hipóteses", temos a seguinte estrutura apresentada:

Planilha MASP


Os campos de nome "Causa" serão automaticamente preenchidos, dado o cadastramento na aba anterior. Nessa aba deveremos cadastrar o nome do participante no campo , bem como atribuir uma nota ao mesmo.

Dessa forma iremos contabilizar a quantidade total de pontos que essa causa tem, com base na quantidade de pessoas que para ela contribuem.

3. Cinco Porquês, Plano de Ação e Acompanhamento

Utilizaremos a técnica dos 5 Porquês no intuito de, mais uma vez, encontrar a causa raiz do problema, de modo a solucioná-la permanentemente.

A técnica consiste em olhar para o problema e perguntar-se "Porque" cinco vezes.

Na planilha, temos a estrutura abaixo:

Planilha MASP


Ela já calcula, automaticamente, o item que obteve maior pontuação na etapa anterior "Análise das Hipóteses", organizando-os de forma decrescente. Desse modo, resta agora realizar as perguntas e cadastrar as informações.

Encontrada a causa-raiz do problema, deve-se agora traçar meios para solucioná-la. Faremos isso por meio de Planos de Ação.

Planilha MASP


De modo a realizar um acompanhamento sistemático dos planos de ação, na referida aba iremos cadastrar as informações pertinentes, como mostrado na figura acima.

Delineado o problema e definida a forma de solucionar a sua causa-raiz, devemos agora realizar um acompanhamento das ações que serão implementadas.

Planilha MASP

Com as informações acima, podemos agora controlar o andamento das ações descritas, de modo a controlar a eliminação da causa-raiz do problema do processo estudado.

Quer saber mais sobre Excel?

Você está cansado de conhecer apenas ferramentas simples no Excel e de perder oportunidades incríveis de carreira por não dominar as planilhas?

Então, você está no lugar certo! Aqui na Voitto criamos o Clube do Excel, uma jornada de aprendizado completa que te ensina, não só Excel do básico ao avançado, como também Dashboards de Gestão, Power BI e VBA aplicado a negócios.

São 100h de trilha, dividida em 5 cursos e você ainda terá acesso a um pacote de mais de 100 planilhas, workshops, mentorias ao vivo e certificação Master em Excel. Sensacional, não é mesmo?

E o mais importante: vai estar preparado(a) para resolver problemas complexos a base de dados de forma ágil, trabalhando com planilhas automatizadas, dinâmicas, interativas e com um visual incrível!

Então, não perca tempo e junte-se a nós agora mesmo! Basta clicar no banner abaixo e iniciar seus estudos. Estamos ansiosos para te auxiliar nessa jornada!

Clique aqui e faça parte do clube!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Masp

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.