CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Faça junto com a gente a planilha para brainstorming!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha para brainstorming:
Passo a Passo da Planilha para Brainstorming
Quer conhecer mais funções do Excel?

Saiba como uma Planilha para Brainstorming pode te ajudar a organizar suas ideias!

Veja o que é e como funciona o Brainstorming e descubra a funcionalidade da Planilha para Brainstorming nos projetos e tarefas do dia a dia!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como uma Planilha para Brainstorming pode te ajudar a organizar suas ideias!

Você já deve ter ouvido falar de Brainstorming, não é? Talvez tenha ouvido o termo "tempestade de ideias", ou "toró de ideias" em Minas Gerais. Mas como gerenciar tanta ideia ao mesmo tempo? Calma, nesse artigo vamos disponibilizar para você a planilha para brainstorming :)

Mas antes, vamos relembrar o conceito de brainstorming.

O que é brainstorming?

O brainstormingé um método usado para criar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante.

A regra básica é: nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

O principal objetivo da planilha para brainstorming será, além de levantar, possibilitar uma organização das ideias de modo a selecionar a(s) ideia(s) com maior potencial de ganhos de acordo com o objetivo principal e critérios utilizados.

Faça junto com a gente a planilha para brainstorming!

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha para brainstorming! Vai ser uma grande ajuda no seu processo de desenvolvimento de ideias!

Se você está precisando de ideias inovadoras, a metodologia de Brainstorming é perfeita isso! Como o nome já diz, ela consiste em uma chuva de ideias, quanto mais melhor.

Porém, a seleção delas é a parte mais importante do processo, então montamos a Planilha de Brainstorming e seleção de ideias para te auxiliar!

Nesta Planilha, você terá as etapas do Brainstorming mais clara, além de ferramentas para a seleção de ideias, definição de critérios, colaboradores envolvidos, entre outros.

Baixe-a agora mesmo clicando no botão abaixo!

planilha brainstorming e seleção de ideias


Agora que já baixou sua planilha para brainstorming, que tal assistir a um vídeo com uma breve explanação sobre o seu funcionamento?

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha para brainstorming:

Agora vamos à explicação passo a passo de cada parte da planilha para brainstorming para que esteja apto a aplicá-la desde hoje!

Passo a Passo da Planilha para Brainstorming

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

Brainstorming e Seleção de Ideias

1. Introdução à planilha para Brainstorming

A aba de Considerações Iniciais servirá apenas como o auxílio prático para a utilização da metodologia. Esta auxilia quanto aos passos iniciais para o alcance do objetivo proposto.

Regras do Brainstorming

Como fazer brainstorming


A aba seguinte, Dados, servirá apenas para cadastrar as informações principais da planilha para brainstorming, a fim de deixar tudo mais organizado.

O cabeçalho da mesma deverá ter informações como a data de início e o problema para o qual se buscará uma solução. A parte Critério deverá ser preenchida com os principais critérios pelos quais as ideias serão julgadas e o peso de cada critério, de acordo com o grau de importância. Já a Participantes, com os nomes e respectivas áreas dos mesmos.

Dados da Planilha Brainstorming

2. Compilação de Ideias

Chegamos à parte crucial da planilha para brainstorming, na qual todas as ideias geradas devem ser registradas.

Não se preocupe, nesse momento, em julgar a ideia ou fazer qualquer tipo de análise, apenas registre todas as ideias e a pessoa que a sugeriu na aba Compilação de Ideias. Quando as mesmas cessarem, será o momento de preencher os demais campos:

  • Ponto de Atenção: qual a principal necessidade de atenção para que a ideia gere resultados.
  • Nota por critério: de acordo com os critérios descritos na aba anterior, pontuar a ideia em cada critério com notas de 0 a 10.

Compilação de Ideias

3. Seleção de Ideias

A Seleção da Ideia é a parte final dessa ferramenta e é uma aba totalmente automática. Ela tem como objetivo apresentar quantas ideias foram geradas no total, e delas, quais se destacam como as três melhores ideias gerais de acordo com os critérios estabelecidos.

Seleção de Ideias


Ainda será possível verificar a seleção das melhores ideias em cada critério, o que possibilita análises complementares à ideias geradas.

Melhores ideias por critério


Gostou?  Então continue com a gente e aprofunde seus conhecimentos em Excel!

Quer conhecer mais funções do Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Brainstorming E Selecao De Ideias

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.