Um plano de negócios para clínicas pode fazer toda a diferença na hora de abrir uma empresa bem-sucedida.
Com este planejamento, o empreendedor será capaz de direcionar a clínica e seus colaboradores de maneira mais assertiva e contínua.
No entanto, é fundamental conhecer as etapas que compõem esse documento antes de desenvolvê-lo, para obter resultados mais positivos no futuro.
Por isso, nós reunimos nesse artigo as principais informações sobre plano de negócios para clínicas e porque você deve elaborar um para sua clínica antes de colocar seus serviços em prática. Confira:
Apesar de não ser obrigatório no processo de abertura da empresa, ter um plano de negócios para clínicas é altamente recomendável.
Esse documento, também chamado de plano operacional, nada mais é que um modelo estratégico detalhado das etapas futuras da clínica.
Nesse sentido, possui todas as informações pertinentes do negócio, como:
Basicamente, todos os dados pertinentes para a abertura da clínica, de forma organizada e descritiva.
Adotar esse planejamento é indicado para todos os empreendedores que visam iniciar um projeto, especialmente na área da saúde.
Isso porque além da complexidade de abrir uma empresa, também envolve todos os procedimentos e particularidades de um centro médico.
Dessa forma, o plano de negócios ajuda a concretizar as ideias e torná-las concretas.
Além disso, essa estratégia oferece diversos benefícios para o idealizador e seus colaboradores.
Por exemplo, um conhecimento maior do ramo de atividades, da concorrência e das necessidades que clínicas e consultórios possuem.
Ainda, de acordo com o Sebrae, desenvolver esse documento proporciona uma visão mais clara do desenvolvimento que o negócio irá tomar.
De forma geral, pode ser difícil gerenciar uma clínica sem um bom planejamento, ou obter resultados positivos a longo prazo.
Por isso, o plano de negócios para clínicas é uma das estratégias mais indicadas para quem está começando.
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Depois de entender a importância de montar um plano de negócios para clínica médica, chegou o momento de conhecer algumas dicas para ter um planejamento eficiente.
Por isso, confira 3 passos para elaborar esse documento de maneira adequada:
O primeiro passo para desenvolver um planejamento assertivo é estudar o mercado no qual se pretende atuar.
Especialmente na área da saúde, que possui constantes evoluções e novas tecnologias sendo desenvolvidas todos os dias.
É necessário estar atento para as mudanças que ocorrem no ramo de atividades da sua clínica, para que ela esteja sempre atualizada.
Por isso, a análise de mercado deve ser um dos primeiros componentes do seu plano de negócios.
Dessa forma, será mais fácil estabelecer etapas concretas e seguir o planejamento de forma mais segura.
Além disso, se tornar um médico empreendedor demanda mais que apenas conhecimentos técnicos.
Também é preciso conhecer sobre o mercado empresarial, para saber como destacar seu negócio entre os concorrentes.
Analisar a concorrência não significa copiar suas atividades ou estrutura, mas sim definir os pontos fortes e fracos que competem com a sua empresa.
Isso significa analisar outras clínicas da sua área de atuação e entender o que a torna uma concorrente em potencial, especialmente nesta região em que o seu consultório se localiza.
Quais os diferenciais que ela apresenta que você pode adotar e o que pode ser adaptado e melhorado pelo seu negócio.
Essa etapa é especialmente relevante em casos de consultórios que atuem no mesmo ramo de atividades.
Não apenas para saber como se destacar e atrair mais pacientes, mas também para oferecer um serviço de qualidade a partir das referências de mercado.
Essa pesquisa pode ser realizada a longo prazo, ou mesmo dividida em várias etapas, para fornecer um resultado ainda mais completo.
O plano de negócios para clínicas não precisa ser um documento estático. Inclusive, ele pode acompanhar o funcionamento do consultório e também ser atualizado.
Por isso, esse tópico pode ser incluído no sumário executivo, por exemplo, e desenvolvido posteriormente.
No entanto, é importante acrescentá-lo no planejamento e seguir com uma avaliação contínua dos concorrentes.
Por fim, uma das principais etapas que constituem um plano de negócios eficiente é estabelecer objetivos e metas alcançáveis.
Isso porque esse planejamento não é apenas uma organização das ideias e necessidades da clínica, mas um modelo para ela seguir no futuro.
Logo, quanto mais objetivos detalhados e concretos, maior será a taxa de sucesso da empresa.
Neste passo, o ideal é incluir metas relacionadas a todos os setores do consultório.
Muitas pessoas associam os planos pré-operacionais somente à necessidades financeiras ou logísticas de um negócio.
Embora sejam segmentos importantes, todos os detalhes devem ser incluídos. Desde equipes de colaboradores, até planos de saúde e horário de funcionamento.
Dessa forma, a clínica poderá contar com um modelo de negócio completo, e ter um direcionamento assertivo quando começar a operar.
Por isso, além do planejamento financeiro, vale a pena incluir objetivos relacionados a:
Além de otimizar a atuação da clínica, planejar metas para vários setores também pode aumentar a eficiência da clínica.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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