O que o PMI do Brasil, no mês de abril, revela sobre a indústria?
Como o PMI cresceu em contratação mesmo com o enfraquecimento da expansão industrial ?

PMI do Brasil, no mês de abril, mostra enfraquecimento de expansão industrial

Saiba o porquê do PMI do último mês apontar esse enfraquecimento e como a China vem passando pelo mesmo problema que o Brasil.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
PMI do Brasil, no mês de abril, mostra enfraquecimento de expansão industrial

Assim como a China, o Brasil também apresentou queda em seu PMI, que é o índice de gerentes de compras, calculando os resultados das fábricas como um todo dentro do país.

Com a desaceleração do crescimento da atividade industrial Chinesa, nós já apontavamos os impactos dessa ação no Brasil e eles chegaram. Por isso, resolvemos discutir nesse artigo os seguintes tópicos:

  • O que o PMI do Brasil, no mês de abril, revela sobre a indústria?
  • Como o PMI cresceu em contratação mesmo com o enfraquecimento da expansão industrial ? 

Ficou curioso? Então vamos ler e discutir os próximos tópicos juntos!

O que o PMI do Brasil, no mês de abril, revela sobre a indústria?

O PMI do Brasil, no mês de abril, revela queda na atividade industrial, devido à pandemia. Nesse sentido, o índice saltou de 52,8 em março para 52,3 no mês seguinte, segundo o que diz a IHS Markit.

Mas se você ainda não sabe o que é o PMI, vamos te dar uma breve explicação,  mais detalhada no artigo sobre o PMI chinês. Assim, ele é conceituado como um cálculo dos resultados das fábricas como um todo dentro de um único país.

Se elas estão aumentando a sua oferta por conta da demanda, além de lucrarem mais, o índice cresce. Se elas estão se encolhendo, o índice diminui.

Sob esse viés, analisando os dados de diversos países, sendo os principais o Brasil, a China e os EUA, o PMI industrial diminuiu em todos os três, porém, o decréscimo mais drástico foi nos Estados Unidos.

Dessa forma, ele saltou de 64,7, em março, para 60,7 em abril, enquanto o chines foi de 51,9 para 51,1. Assim, o do nosso país variou pouco, se comparado aos citados acima.

Essa variação no exterior e, principalmente, no Brasil vem do fechamento de empresas, o que se tornou recorrente após a chegada da Covid-19.

Assim, a falência de várias delas afetou a demanda, ocasionando uma diminuição de produção por parte das que ainda se mantêm no mercado.

Mas, como o PMI aumentou em relação à contratação se várias empresas fecharam as portas? É o que vamos descobrir no próximo tópico.

Como o PMI cresceu em contratação mesmo com o enfraquecimento da expansão industrial ? 

Embora o nosso PMI industrial tenha caído em abril, ainda assim, se manteve acima da média de 50, ou seja, o valor que separa crescimento de contração. Desse modo, a empregabilidade das indústrias aumentaram nesse período de tempo.

Isso pode ser explicado pela situação de realocação da demanda reduzida de uma fábrica que fecha para outra que ainda se mantêm, sendo ambas concorrentes ou atuando no mesmo ramo.

Outro motivo decorrente do mencionado acima seria a busca por repor funcionários dispensados no início da pandemia. Assim, de acordo com a diretora associada do  IHS Markit, Pollyanna De Lima:

“Embora os resultados do PMI para abril mostrem mais contrações nas encomendas e da produção no Brasil, as taxas de redução foram mais fracas do que em março. Além disso, as empresas contrataram funcionários e se mostraram mais otimistas em relação ao cenário”

No entanto, mesmo com taxas de contração menores do que em março, houve a redução das novas encomendas e o aquecimento da demanda internacional não foi o suficiente para compensar isso.

Diante a esse cenário, as empresas resolveram reduzir de maneira marginal a sua produção no mês de abril.

Isso fez com que os produtores estagnassem suas compras de insumos, que passaram a ficar caros após o enfraquecimento do real se comparado ao dólar e a escassez de matéria-prima.

Desse modo, a atividade de compras se manteve estática e as empresas elevaram seus preços de vendas, elevação essa que atingiu o posto de terceira maior em 15 anos.

Assim, o sentimento positivo aumentou após realizarem novas contratações. Além disso, as empresas continuam mantendo a esperança de que esse momento melhore,  mesmo com todos os problemas advindos da pandemia.

E nós também torcemos para a melhora dessa situação no setor industrial brasileiro que, em tanto, se mostra capaz de se expandir no país.

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e acesse a planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Diagnostico Empresarial

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.