ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é uma política expansionista?
Quais são os tipos de política expansionista?
Qual é a diferença entre política expansionista e política contracionista?
Venha entender mais de economia com a Voitto!

Descubra o que é uma política expansionista e veja quais são os seus tipos

Dependendo de como está sua economia, um país adota diferentes políticas econômicas e a política expansionista é uma delas. Veja sobre ela!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Descubra o que é uma política expansionista e veja quais são os seus tipos

Para que um país mantenha a sua economia sempre aquecida, ou quando precisa-se que ela cresça, é importante que algumas estratégias sejam adotadas, e para isso serve uma política expansionista. 

Sendo assim, ela é dividida em algumas categorias, que vão ser implementadas dependendo da situação em que a economia se encontra, ou seja, quais são as necessidades do momento.

Além do mais, essas políticas são subconjuntos da chamada política econômica, e são executadas pelos chamados agentes de política econômica, que nacionalmente são órgãos como o Governo, o Banco Central e o Parlamento. 

Para entrar mais afundo no assunto e te explicar melhor sobre como funciona uma política expansionista, dividimos o este artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é uma política expansionista?
  • Quais são os tipos de política expansionista?
  • Qual é a diferença entre política expansionista e política contracionista?
  • Venha entender mais de economia com a Voitto!

Então, prossiga na leitura e entenda mais a respeito deste importante conceito econômico!

O que é uma política expansionista?

Uma política expansionista é um tipo de política econômica, onde um conjunto de medidas são tomadas pelo Governo com o objetivo de acelerar e aquecer o mercado econômico. Além disso, também busca manter a inflação sob controle, bem como a circulação de dinheiro.

Esse tipo de política é implementada quando o Governo percebe que, por conta própria, o país não tem conseguido se desenvolver sozinho de forma saudável, nem na velocidade que deveria.

Assim, ele vê a necessidade de intervir, mas tomando cuidado para que, com essa intervenção, o crescimento das atividades econômicas também não seja desenfreado e tenha como resultado dificuldades ainda maiores no futuro.

Dessa forma, existem algumas medidas comumente utilizadas quando se é adotada uma política expansionista. Falaremos sobre elas no próximo tópico!

Antes de seguirmos, veja esse super material!

Já pensou em como seria mais fácil se existisse uma planilha onde você consegue fazer uma análise financeira completa da sua empresa? E se te falarmos que criamos isso para você?

Faça o download agora da nossa planilha de Mapa de Analise Financeira, ela é totalmente editável para você preencher com os seus próprios dados e verificar a situação econômico-financeira.

Clique aqui e faça o download!

Quais são os tipos de política expansionista?

Uma política expansionista faz parte de subgrupos de uma política econômica,  sendo assim, ela pode ser representada como:

Política monetária expansionista

A política monetária é aquela que controla o dinheiro que está em circulação no país.

Na política monetária expansionista, acontece um aumento dessa moeda em circulação, efetuada pelo Banco Central. Além disso, as taxas básicas de juros também são reduzidas, ou seja, a taxa Selic

Com essa medida, se expande o poder de consumo da população e desse modo se expande o crescimento da economia.

Porém, nela também é preciso estar atento, pois caso esse dinheiro seja excessivo, pode fazer com que o consumo aumente demais e o preços fique muito altos, crescendo juntamente a inflação

Política cambial expansionista

A política cambial diz respeito à relação financeira que existe entre o Brasil e outros países, e como o Banco Central lida com a compra de moedas estrangeiras e a negocia por aqui, ou seja, o seu câmbio.

Nela, o objetivo é aumentar essa taxa de câmbio, e desvalorizar a moeda nacional. Desse jeito, os produtos brasileiros se tornam mais baratos, e os importados mais caros, fazendo com que haja maior exportação do que importação, e assim, um saldo positivo da balança comercial. 

Política fiscal expansionista

Quando ela é empregada, é porque o PIB está abaixo do esperado e a oferta de produtos e serviços está maior do que a demanda, fazendo com que haja desemprego e diminuição de salários

Então, o Governo intervém com o objetivo de aumentar o rendimento econômico,  empregando políticas fiscais, ou seja,  ações de redução de tributos e aumento dos gastos públicos em investimentos, com o objetivo de retomar o crescimento da economia ao aumentar o consumo das pessoas.


Finalmente, vamos te explicar no próximo tópico qual é a diferença de uma política expansionista para a chamada política contracionista, vamos lá:

Qual é a diferença entre política expansionista e política contracionista?

A chamada política contracionista tem como objetivo justamente o contrário da política expansionista. 

Ou seja, ela é implementada para causar uma desaceleração do crescimento da economia, diminuição do consumo e dos investimentos, além de também controlar a inflação e a circulação da moeda.

Desse jeito, apesar de suas subcategorias serem as mesmas existentes na política expansionista, o conjunto de medidas tomadas são sempre para atingir um propósito completamente oposto.


Por fim, se você tem o desejo de aprender mais sobre conceitos financeiros, como por exemplo entender o que são investimentos e como fazer a sua análise, então não deixe de conferir um curso muito especial que separamos para você no próximo tópico!

Venha entender mais de economia com a Voitto! 

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.