CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

A importância de combater a fraude na sua empresa
Como evitar fraudes na sua empresa?
Como a tecnologia pode ajudar na prevenção à fraude

Saiba o por que a prevenção à fraude deveria estar entre as prioridades do seu negócio!

Descubra como prevenir o seu negócio de possíveis golpes e saiba agora mesmo como fazer uma prevenção a fraude para a sua empresa

Parceiro
Por: Parceiro
Saiba o por que a prevenção à fraude deveria estar entre as prioridades do seu negócio!

Com o aumento dos golpes virtuais, as empresas enxergam com maior interesse as práticas de prevenção à fraude. Porém, nem sempre esses procedimentos de proteção à segurança da empresa estão no topo das prioridades do negócio.

Chegou o momento de rever essa postura. Afinal, as fraudes geram custos excedentes, tomam um tempo precioso para serem solucionadas, podem levar a ações judiciais e deixam uma imagem ruim sobre a gestão do negócio para os clientes e parceiros.

Por isso, como gestor, você deve estar atento aos riscos de fraudes, como evitá-los e as ações que devem ser tomadas antes, durante e depois de circunstâncias fraudulentas.

Nesta leitura, você vai se informar sobre prevenção à fraude e entender a importância de preparar os colaboradores e a empresa como um todo para fazer uma correta gestão de riscos de golpes. Acompanhe!

A importância de combater a fraude na sua empresa

Parece simples entender a importância de combater ações fraudulentas, não? Mas há questões que dizem respeito ao momento que vivemos, mudanças no comportamento de consumo e evolução tecnológica.

Isso significa que o combate ao falseamento de informações e golpes está conectado ao modo como a empresa acompanha seus processos e está alinhada aos avanços do setor e no modo como o cliente realiza suas compras.

Vamos entender melhor esse assunto? Veja por quais motivos priorizar a proteção do seu negócio!

Estatísticas de fraudes no Brasil

Nos últimos anos, o brasileiro passou a consumir mais acentuadamente por meios virtuais. Com isso, o aumento percentual de empresas que passaram a aceitar pagamento por cartão de crédito foi de 35%.

Ao mesmo tempo, o crescimento das vendas online foi de 29% para 35%, porém esse aumento não aconteceu de forma gradual, de modo que as pessoas e as empresas se habituassem às transações digitais e pudessem identificar e evitar os riscos.

As fraudes, porém, não são novidade. Em 2017, um brasileiro sofria fraude de identidade a cada 20 segundos. Atualmente, esse tempo encolheu para 8 segundos, de acordo com estudos de mercado.

Com o aumento de tentativas de fraudes, sobretudo em 2020 e 2021, as empresas passaram a se dedicar ao combate a golpes e a se proteger.

Afinal, as perdas são muitas. Estima-se que, quando há uma situação de fraude, as empresas chegam a desembolsar 3,86 vezes o valor do que foi roubado com ações para corrigir a falha, além dos juros e os trâmites judiciais, quando necessário.

Essas estatísticas mostram que não podemos ignorar esses casos e que as ações preventivas são urgentes.

Os 3 tipos de fraudes mais comuns sofridas pelas empresas

Nada de bilhete premiado. Os 3 tipos de fraudes mais comuns no momento são: fraude com cartão de crédito, fraude cadastral e fraude com CNPJ. Entenda mais sobre eles!

Fraude com cartão de crédito

Essa prática consiste em induzir o responsável pelo cartão de crédito a erro. Ela pode acontecer, por exemplo, quando a máquina na qual é inserida o cartão não é confiável, levando o cliente a efetuar o pagamento para terceiros.

Há a possibilidade de o cliente realizar a compra, mas a mesma ser cancelada pelo golpista, gerando uma despesa para a empresa que efetivamente entrega o produto ou serviço.

Em relação às compras online, o cartão de crédito pode ser fraudado, por meio de compras indevidas que “surgem” na fatura do cliente.

Fraude cadastral

Nossos dados estão cada vez mais disponíveis na internet. Afinal, são raras as pessoas que nunca fizeram uma compra online.

Além disso, estamos todos nas redes sociais compartilhando nomes, localização e deixando claro com quem, como e de que maneira consumimos.

Isso é um prato cheio para pessoas com más intenções utilizarem nossos dados de forma inapropriada, por meio de fraudes cadastrais para realização de golpes.

Fraude com CNPJ

Esse tipo de fraude acontece quando alguém utiliza o CNPJ alheio de forma a adquirir produtos ou serviços em nome da empresa.

Esse tipo de fraude gera um custo para o responsável pelo CNPJ, que precisa honrar com uma compra não solicitada ou, ao menos, assumir os custos judiciais de interromper a contratação.

Por que essas ações são tão necessárias?

Uma empresa que mantém o controle dos processos e atua preventivamente em relação às fraudes é menos atrativa para os fraudadores, ou seja, a imagem de confiabilidade já é uma forma de afastar os golpistas.

Outro aspecto é a saúde financeira do negócio. Quando há uma falha no sistema que o torna suscetível a golpes, a empresa não perde somente com o custo desviado no ato da fraude ou com a falta de pagamento, mas com processos judiciais e com a própria gestão do erro.

Como evitar fraudes na sua empresa?

As medidas para evitar fraudes não podem ser paliativas, ou seja, não basta pensar sobre fraudes somente quando elas acontecem. É preciso preveni-las!

As ações para que a empresa se afaste dos riscos devem fazer parte dos pilares de gestão da empresa. Afinal, o formato de atendimento e o modo como é realizada a operação serão alteradas pelas ações preventivas implementadas.

Mas, por onde começar? Confira nosso ebook sobre a LGPD. Uma importante lei que te proteje de fraudes e golpes.

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor e sua empresa ainda não se adequou? Não sabe por onde começar?Respire fundo porque a Voitto tem a solução para você!

Esse é o nosso Kit LGPD, um material COMPLETO e GRATUITO. Nele contém um eBook com todas as informações mais relevantes sobre a nova lei e um Checklist com um passo a passo PRÁTICO para você se adequar.

Não perca tempo! Acesse nosso materiale fique por dentro de tudo sobre a LGPD agora!

Guia Completo do LGPD, baixe agora!

Tenha controle de dados e analise o risco de crédito

Uma das formas de evitar riscos é verificando a documentação do cliente em cada transação comercial. Comparar nomes, dados, assinaturas e outras informações são medidas protocolares que garantem a confiabilidade do processo.

Outra medida a ser implementada é a antecipação do perfil do cliente, por meio da análise do risco de crédito.

Isso é feito mediante a verificação do potencial de pagamento de dívidas e o comportamento do cliente ou parceiro com relação às suas compras.

Com esse diagnóstico prévio, a empresa se antecipa a possíveis riscos ou problemas de pagamento e conduz o relacionamento com inteligência, sempre prevendo movimentações.

Fazer avaliações de risco na empresa

Avaliar o risco de fraude é uma ação que deve ser feita constantemente. A ideia é verificar quais áreas da empresa são mais vulneráveis e atuar de modo que haja prevenção à fraude e não atitudes corretivas posteriores.

Mas, para isso, é importante contar com um programa de conscientização que dissemine boas práticas em cada processo de atendimento ao cliente e da operação como um todo.

Isso porque, ao identificar as falhas processuais, você deve intervir de forma positiva para capacitar os colaboradores a atuar contra fraudes na empresa e evitar riscos, além de monitorar os processos com rigidez.

Faça auditorias constantes

Mais do que ter uma equipe ciente das boas práticas para se evitar fraudes, contar com um calendário de auditorias é de extrema importância para garantir que a política de prevenção esteja bem alinhada e aplicada em todos os processos do negócio.

As auditorias também garantem a análise das políticas de prevenção e a verificação da efetividade das medidas propostas.

Como a tecnologia pode ajudar na prevenção à fraude

A tecnologia permite que você encontre seus amigos e familiares, se divirta, mas também possa proteger a sua empresa e os seus clientes dos riscos de fraude.

Então, por que não usá-la para este fim?

A tecnologia facilita verificações de forma automatizada, retirando essa tarefa das mãos da equipe, dando aos colaboradores mais tempo para o que realmente importa para o negócio: fechamento de vendas e contato com clientes.

A seguir, explicamos como utilizar sistemas antifraudes para benefício do seu negócio!

Sistemas antifraude

Os sistemas antifraude inserem ferramentas com verificações automatizadas, sem necessidade de contato humano ou conferência de um colaborador.

Um desses softwares é o reconhecimento facial. Por meio dele, o algoritmo estabelece padrões de comparação capazes de reconhecer a face humana, a partir do envio de uma selfie.

Para que o sistema funcione adequadamente, é preciso que ele guarde uma imagem do cliente e a utilize como base para verificação, sempre que preciso.

Existem outros esquemas de verificação da identidade, como a análise da assinatura, o envio de documentos no ato da contratação e inserção da digital.

Eles funcionam de forma parecida com o reconhecimento facial. O cliente envia informações pessoais para conferência em momentos específicos de sua jornada de compra/contratação.

E é sempre bom lembrar que a prevenção à fraude é mais efetiva se feita por todos. Portanto, compartilhe este post em suas redes sociais, dissemine as boas práticas e amplie mais o seu conhecimento conosco!

Conheça o nosso curso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.