ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é private equity?
Como funciona o fundo de private equity?
Quais são as diferenças entre private equity e outras opções de investimento?
Benefícios do private equity para as empresas
O que é preciso ter para conseguir investimentos de private equity?
Dica bônus!

Private equity: como esse modelo de investimentos pode alavancar uma empresa?

Entenda tudo sobre os investimentos private equity e como eles podem ser um diferencial para o crescimento e desenvolvimento de empresas já estabelecidas.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Private equity: como esse modelo de investimentos pode alavancar uma empresa?

Durante a estruturação de empresas, é muito comum que elas se deparem com a falta de capital para de suas operações. Pensando justamente nesse cenário, nasceu o modelo de chamado private equity.

Por meio dele, empresas com alto potencial de crescimento podem encontrar investidores privados para o seu negócio. Essa parceria muitas vezes vai muito além do financiamento, contando também com auxílio na gestão em sua totalidade.

Se você quer entender mais sobre a modalidade de investimentos de private equity para empresas de capital fechado, veja o que preparamos para você aprende mais sobre esse assunto:

  • O que é private equity?
  • Como funciona o fundo de private equity?
  • Quais as diferenças entre private equity e outras opções de investimento?
  • Benefícios do private equity para as empresas?
  • O que é preciso ter para conseguir investimentos de private equity?

O que é private equity?

O private equity é um tipo de investimento destinado às empresas que buscam capital privado. Assim, o investidor aporta diretamente em organizações acredita que o potencial de crescimento seja alto, em médio e em longo prazo.

A finalidade do private equity para quem aporta capital é justamente entre a compra de participações e a venda dessas no futuro. No entanto, em alguns casos o investidor faz também parte do suporte a e não apenas as financia.

Para conseguir esse tipo de investimento, as organizações podem recorrer a instituições, ou investidores individuais. Normalmente, as empresas contempladas são já estão estabelecidas, mas ainda precisam de dinheiro para as suas operações.


O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira


Se você quer saber como conseguir investimentos de fundos de private equity e como essa modalidade funciona, confira o próximo tópico!

Como funciona o fundo de private equity?

Uma das maneiras mais comuns de financiamento de empresas são os fundos de private equity. Por eles, diversos investidores individuais se juntam e confiam o seu capital a especialistas em encontrar organizações com um bom potencial de crescimento.

Na maior parte dos casos, esses especialistas também se envolvem na gestão do negócio. Assim, com o acompanhamento de perto, conseguem aumentar as probabilidades das empresas prosperarem e, consequentemente, possuem lucros maiores com a venda de suas participações.

Não existem restrições de empresas que podem contar com a ajuda de fundos de private equity. Inclusive, é comum que cada um deles se diversifiquem e possuam na carteira de investimento diferentes modelos de negócio.

Além disso, a finalidade do investimento advindo de fundos de private equity é que, no longo prazo, as empresas contempladas possuam estrutura consolidada para a abertura de capital no mercado financeiro por meio da bolsa de valores.

O private equity não é a única forma de investimento existente para as empresas. Para que você entenda melhor a diferença entre as modalidades mais populares, trouxemos as informações mais relevantes a seguir.

Quais são as diferenças entre private equity e outras opções de investimento?

No Brasil, existem diversas opções de investimentos em empresas. Alguns dos mais comuns são: private equity, venture capital, buy out e, até mesmo, a própria abertura de capital no mercado de renda variável.

Diferenças entre venture capital e private equity

Enquanto o foco dos investimentos em private equity são empresas já estabelecidas, que possuam um histórico de faturamento, que atuem em um mercado com foco em seu público-alvo e que também já tenham uma carteira de clientes, o venture capital possui outra abordagem.

Assim, empresas que envolvam mais riscos, sejam elas startups ou recém fundadas, são o foco principal dos investimentos venture capital.

Por isso, ao comparar as modalidades é comum que o private equity seja considerado menos arriscado. Porém, o modelo de negócio muitas vezes se confunde. Afinal, em ambos os casos, o objetivo é o lucro com a venda das participações em médio ou em longo prazo.

Diferenças entre buyout e private equity

É muito comum que os investidores em private equity nunca tenham feito parte da gestão da empresa antes do aporte de capital. No entanto, no modelo de buyout, a lógica se reverte.

Nesta modalidade, os gestores do negócioinicialmente não fazem parte do quadro de sócios da empresa, mas atuam como gestores.

No entanto, com os resultados alcançados mediante ao trabalho executado, eles se interessam em comprar parte da empresa.

Benefícios do private equity para as empresas

Os investimentos de private equity podem trazer às empresas benefícios que vão muito além do capital privado como meio de se financiar. Afinal, é comum que, em alguns casos, a gestão do negócio, as estratégias traçadas e outras áreas passem a contar com especialistas.

Dessa maneira, a organização terá uma abertura a alcançar maiores e melhores resultados. Com a experiência de equipes de gestores que trabalham com esse tipo de investimento, o negócio passa a ter uma reestruturação voltada para aproveitar diversas oportunidades de mercado.

Além disso, esse quesito também faz com que organizações sejam melhor vistas aos olhos externos. Sendo esse um ponto crucial principalmente para empresas que almejam a abertura de capital no futuro.

Outro ponto a se destacar é que, com o auxílio de fundos ou investidores individuais de private equity na gestão das empresas, a visão de crescimento não estará voltada apenas para os números no curto prazo.

Assim, a estratégia alinha o crescimento acelerado, a sustentabilidade presente e futura da empresa, a profissionalização do negócio e boas práticas de governança corporativa.

O que é preciso ter para conseguir investimentos de private equity? 

Como você já sabe, os investimentos de private equity são voltados para empresas já estabelecidas. Por isso, para chamar atenção de investidores, é fundamental a comprovação dos faturamentos por meio de demonstrações contábeis bem consolidadas.

Além disso, também é importante que as estratégias validadas do negócio sejam bem mapeadas por meio de planos de ação e métricas dos resultados advindos de sua execução. Dessa maneira, é possível apresentar aos investidores as projeções futuras de forma embasada.

Outro ponto importante e que pode ser um diferencial para chamar a atenção de investidores em private equity é a consolidação do público-alvo junto às estratégias.

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre private equity, seu funcionamento e as principais diferentes entre outros tipos de investimentos. Se você está interessado em saber mais sobre os diferentes tópicos que envolvem a área de finanças, você pode realizar o e se aprofundar mais no assunto!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.