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O que é um programa de fidelidade?
Como funciona um programa de fidelidade?
Quais os tipos de programas de fidelização?
Quais os benefícios de se adotar um?
Dica bônus!

Entenda o que é um programa de fidelidade e como ele pode ajudar o seu negócio

Obtenha uma vantagem competitiva que ajudará na fidelização de seus clientes por meio da criação de um programa de fidelidade.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Entenda o que é um programa de fidelidade e como ele pode ajudar o seu negócio

Quando o assunto é empreender, dizemos que todos podem alcançar um lugar ao sol por meio de seu negócio, não é mesmo? Entretanto, somente uma pequena parcela desses empreendimentos atingem o sucesso. Uma das estratégias que ajudam a conquistar o tão sonhado lugar de referência é usar um programa de fidelidade.

Afinal, não basta apenas ter clientes, é preciso que eles apoiem e acreditem no trabalho que a sua marca desempenha no mercado. Você ainda não conhece o que esse tipo de programa é ou não tem ideia de como implementá-lo?

Fique tranquilo! Hoje ajudaremos você nessa empreitada, por meio dos seguintes tópicos:

  • O que é programa de fidelidade?
  • Como funciona um programa de fidelidade?
  • Quais os tipos de programas de fidelização?
  • Quais os benefícios de se adotar um?

Prepare um café, busque seu papel e sua caneta e mãos à obra!

O que é um programa de fidelidade?

Programa de fidelidade é uma estratégia adotada para criação e manutenção de relacionamento entre a empresa e o consumidor. Esse tipo de programa pode ser criado tanto para negócios físicos, ou ainda, para e-commerces.

O principal objetivo desse método é fazer a fidelização dos clientes, ou seja, busca-se incentivar o consumidor a fazer compras ou a utilizar serviços oferecidos pela empresa. Esse modelo é amplamente usado para os mais diferentes modelos de negócio.

Essa estratégia baseia-se na ideia de custo de aquisição de cliente. Em outras palavras, é mais vantajoso (e mais barato) para um negócio investir em uma relação com um cliente já existente do que conquistar novos. Nesse sentido, os programas de fidelização atuam como um investimento nessa relação.

Além disso, esses programas também servem para realizar um mapeamento do perfil do consumidor, verificar suas dores e entender quais os produtos mais desejados e mais vendidos.

Como você pode perceber, essa estratégia é umas das alternativas que podem impulsionar as vendas. No entanto, existem outras técnicas que podem ser usadas para esse fim.

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Como funciona um programa de fidelidade?

Você já esteve em alguma loja em que, logo após finalizar a sua compra, você recebeu um cartão, em que são registrados carimbos por cada compra feita? Pois esta é uma forma de programa de fidelidade!

Os programas de fidelização funcionam da seguinte forma: são oferecidos vantagens e incentivos aos clientes, buscando solidificar a relação entre eles e a empresa.

Em outras palavras, é criada uma plataforma que acumula as informações do consumidor, de acordo com o que a empresa julga necessário. Por meio delas, são feitas contabilizações de pontos e, a cada vez que o cliente atingir um valor estipulado, ele será recompensado por meio de prêmios, de benefícios, ou ainda, de descontos.

Essa estratégia é extremamente adaptável, em que é possível desenvolver um sistema informatizado ou, até mesmo, usar sistemas extremamente simples, como o exemplo do cartão! Tudo vai variar conforme a realidade de cada negócio.

Bom, você já entendeu o funcionamento do método, que tal entender um pouco mais sobre quais tipos existem, para poder escolher o mais adequado para o seu negócio? Continue a leitura!

Quais os tipos de programas de fidelização?

Existem três tipos de programa de fidelidade: programas de coalizão, programas individuais e programas de cashback. Aprenda agora um pouco mais sobre cada um.

Programas de coalizão

Esse tipo de programa conta com a participação de várias empresas. Assim, o cliente pode acumular pontos entre os estabelecimentos e escolher em qual deles irá retirar os benefícios. Um exemplo são os programas criados por cartões de crédito e de companhias aéreas.

Programas individuais

Lembra do cartão que você recebeu na loja? Esse é um exemplo de programa individual! Nesse caso, os pontos acumulados poderão ser resgatados somente na loja na qual eles são acumulados.

Programas de cashback

Nesse caso, o cliente ao se cadastrar nesse tipo de programa terá o benefício de receber descontos no valor dos produtos adquiridos, conseguindo o desconto na forma de um estorno de dinheiro, isto é, recebendo-o de volta.


Ainda está na dúvida sobre o uso dessa estratégia em sua empresa? Veja os principais benefícios a seguir.

Quais os benefícios de se adotar um?

As principais vantagens de se adotar um programa de fidelização são:

É realmente incrível todos os benefícios que podem vir com o uso dessa estratégia para fidelizar os seus clientes!

Dica bônus!

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre programa de fidelidade e como eles podem estreitar a sua relação com seu público-alvo, melhorando as suas vendas e também diminuindo o custo de aquisição.

Agora, para impulsionar ainda mais o seu negócio, que tal realizar o nosso curso Gatilhos Mentais para Vendas! Ao realizá-lo, você aprenderá elaborar headlines matadores a adequar cada gatilho às soluções de sua empresa e a entender os fundamentos da teoria do cérebro trino e como aplicá-la para aumentar as vendas!

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Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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