ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é uma proposta de consultoria?
Uma proposta de consultoria deve ser...
Modelo de proposta de consultoria ideal:
Proposta de Consultoria = A chave para o sucesso!

Guia prático para elaborar uma proposta de consultoria

Descubra o passo a passo para construção de uma proposta de consultoria com todas as dicas para fechar sua negociação!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Guia prático para elaborar uma proposta de consultoria

Consultoria é a palavra do momento, não é mesmo? O mercado de consultoria tem se expandido cada vez mais, principalmente por ser uma ótima solução em tempos de crise. Porém, você sabe como elaborar uma proposta de consultoria?

Muitas pessoas têm visto com bons olhos a oportunidade de adentrar nesse mercado, porém carecem de informações sobre como fazer isso. Temos artigos explicando o passo a passo sobre esse tema, e agora vou te mostrar como uma proposta de consultoria deve ser e 7 dicas de como fazê-la com os seguintes tópicos:

  • O que é uma proposta de consultoria?
  • Uma proposta de consultoria deve ser…
  • Modelo de proposta de consultoria ideal.

Vamos lá?

O que é uma proposta de consultoria?

Proposta de consultoria é um documento comercial e explicativo com intuito de convencer um cliente em potencial da necessidade do projeto e como a expertise do consultor em específico é valiosa no mercado.

Seus argumentos devem ser persuasivos e personalizados às dores do possível cliente, demonstrando ao máximo visualmente como o profissional enxerga seus problemas e como pretende solucioná-los.

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Uma proposta de consultoria deve ser...

Complexa, grande, com palavras difíceis, certo? Errado! Uma boa proposta não necessita de nada disso. A proposta vai mostrar tudo que está planejado, então ela precisa ser:

  • Concisa: Você deve elaborar os tópicos fundamentais a serem passados antes de construir a proposta.
  • Meticulosa: Tudo que for indispensável deve ser dito de maneira completa e objetiva.
  • Estruturada: A estrutura da proposta deve ser simples e direta, facilitando o entendimento

É simples, não é mesmo? Uma boa proposta é aquela que consegue passar de forma clara para o cliente quais são os objetivos do projeto de consultoria e como eles serão alcançados. E para isso, podemos seguir 7 dicas práticas e fáceis de aplicar na estrutura da proposta, vamos a elas?

Modelo de proposta de consultoria ideal:

Se como consultor, tecnicamente você facilmente se sobressai, mas no quesito comercial fica impedido de alavancar seus resultados por falta de conversão dos leads, organizar bem um modelo de proposta de consultoria pode ser a solução pro seu destaque no mercado. Siga este passo a passo ideal para sua construção:

1. Objetivo do projeto de consultoria

Você precisa ter um foco bem definido. Isso não é segredo nenhum, mesmo assim muitas propostas de consultoria pecam por serem vagas, sem deixar claro qual será o alvo desejado pelo projeto em questão. Para que isso não aconteça, você precisa se atentar a 3 fatores:

  • Essência do Projeto: A proposta de consultoria deve justificar o porquê do projeto, a principal causa que ele tratará e qual será o resultado entregue.
  • Direto ao Ponto: Deve ter poucas palavras, sem enrolar, focando no problema apresentado pelo cliente e nos resultados da sua análise. Como exemplo: Redução dos custospelo redesenho dos processos produtivos críticos para aumentar as vendas da empresa.
  • Marco do Projeto: Apresentar o marco que é atrelado ao objetivo central para determinar o sucesso do projeto.

2. Cronograma

Estipular datas para entregar cada etapa do projeto por meio de um cronogramaé fundamental para se obter sucesso. Sem datas, não há comprometimento e dedicação por completo, pois o ser humano tem uma tendência natural a procrastinar, deixando tudo para última hora não é mesmo?

É importante que haja um engajamento durante o projeto, e para garantir isso, deve-se seguir o cronograma à risca, de forma a cumprir os prazos estipulados.

Para isso, divida seu projeto conforme planejado (etapas ou entregas), e exponha sua duração e cronologia por meio de um Gráfico de Gantt para facilitar o entendimento.

Gráfico de Gantt

3. Análise do problema

Esse é o momento de mostrar objetivamente a análise feita para concluir qual deveria ser o projeto de consultoria a se executar. Esse é um momento crítico, determinante para a venda do projeto.

A proposta precisa ser clara e convincente, tanto o conteúdo quanto a organização importam. Use diagramase fluxogramaspara exibir os pontos, aproveite as ferramentas que já aplicou.

Fluxogramas


Como é possível observar, para tornar claro a proposta visualmente falando, é extremamente importante estratificar os dados de forma que fique estratificado tudo que foi analisado.

4. Detalhamento

Apresente o detalhamento das etapas, quais metodologiasserão utilizadas em cada uma delas, ferramentas aplicadas e a descrição de como as etapas ocorrerão.

Um exemplo bem simples de detalhamento que podemos mostrar é sobre o próprio artigo que você está lendo. Fazendo um detalhamento de sua estrutura, podemos tornar isso visual da seguinte forma (alerta de spoiler):

Proposta de Consultoria

5. Investimento

É muito importante na elaboração de uma proposta de consultoria expor de forma clara os valores em questão. É necessário colocar de forma clara o valor de investimentoreferente à consultoria proposta.

Este valor pode ainda ser dividido conforme foi planejado o projeto de consultoria (etapas, entregas, horas). Podemos exemplificar isso da seguinte maneira:

Entregas

6. Responsabilidades

Esse é um ponto chave na elaboração de uma boa proposta. É preciso definir desde o início quais são as suas responsabilidades e quais são as responsabilidades do clientee sua equipe é fundamental para o sucesso do projeto.

Vamos demonstrar um exemplo simples para contextualizar essa situação e tornar possível um melhor entendimento sobre essa etapa:

Responsabilidades

7. Breve apresentação

Apresente em uma breve descrição o currículo dos consultores que irão participar do projeto de consultoria, ou ao menos do líderde projetos para gerar credibilidade.

Outro aspecto importante é apresentar de forma objetiva para a empresa. Não se limite em colocar missão, visão e valores. Essa apresentação deve ser comercial e interessante. Podemos utilizar o seguinte exemplo:

“Somos uma consultoria de resultados. Entregamos muito mais que relatórios. Entregamos melhorias na gestão, proporcionando aumento dos resultados financeiros, pois nossos contratos são alinhados às metas de cada projeto. ”

Proposta de Consultoria = A chave para o sucesso!

Com o kit de Gestão Estratégica, você receberá 10 materias para gerenciar estratégias na sua empresa. Dentre elas estão: 5 Forças de Porter, Análises de Cenários e Expansão, Análise SWOT, Avaliação de Segmentação de Mercado, Brainstorming e seleção de ideias, Curva de Valor, Diagnóstico Empresarial, Matriz BCG, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios.

Ficou interessado? Então, não perca tempo e entenda mais sobre o Gestão Estratégica!


Kit gestao estrategica

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Guia para Consultores de A a Z, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Para Consultores De A A Z Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.