
Não é novidade para ninguém o quanto o mercado está cada vez mais dinâmico e o quanto é importante buscar por novas tecnologias para acompanhar e suprir as demandas dos clientes. Diante disso, um dos caminhos para alcançar esses patamares é a prospecção tecnológica.
Com o objetivo de ampliar os horizontes e permitir que as empresas tracem possibilidades para entender as tendências de mercado, essa metodologia conta com diversas abordagens que se mostram eficientes para a definição de estratégias de mercado.
Por isso, se você quer se destacar e estar à frente dos seus concorrentes, é fundamental entender a fundo o conceito e as aplicações da prospecção tecnológica. Mas não se preocupe! Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre o tema através dos seguintes tópicos:
Vamos à leitura?
Antes de aprofundar no conceito de prospecção tecnológica, é fundamental entender melhor os dois termos que o compõem. De maneira geral, prospectar significa a busca pelo potencial cliente.
Quando colocamos a tecnologia atrelado a esse verbo temos então o foco em desenvolver em termos de atendimento, processos, produtos e serviços soluções inovadoras que sejam capazes de atender as demandas dos usuários, sejam internos e externos, a fim de impactar positivamente na experiência do cliente final.
Sendo assim, prospecção tecnológica é um ato altamente voltado para entender as mudanças de cenários e necessidades, a fim de fazer com que empresas e entidades estejam preparadas para enfrentá-las antes mesmo que elas aconteçam.
Vale lembrar que o conceito pode se manifestar de diferentes formas, como:
Independente das formas que podem ser usadas, a prospecção tecnológica tem se mostrado cada vez mais eficaz no desenvolvimento de negócios. Por isso, você precisa entender mais a fundo qual a importância de investir nesse processo. Veja a seguir!
Como você já deve imaginar, a prospecção tecnológica é muito importante para a inovação. Afinal, ela impulsiona novas abordagens e investimento em pesquisa e desenvolvimento. Dessa forma, as atualizações são mais dinâmicas e tempestivas.
Através do processo de prospecção tecnológica é possível atingir diversas melhorias, por exemplo, através:
Dessa maneira, é possível notar que a prospecção tecnológica é fundamental para que uma empresa consiga entender melhor como avançar no mercado em que está inserida. Afinal, ela trará uma visão mais ampla da sua tecnologia em comparação com os concorrentes e com as tendências mundiais.
Além de impulsionar a criação de novos produtos e serviços, vale também ressaltar que esse processo pode causar impactos significativos em termos de redução de custos e otimização de investimentos. Trazendo assim mais otimizações para aquilo que já é praticado.
Ou seja, a prospecção tecnológica permite que a empresa:
A prospecção tecnológica funciona de acordo com o processo cronológico de 4 fases complementares. Isso significa que independente do objetivo que ela tenha, o planejamento, a execução e o tratamento dos resultados devem se dar de maneiras semelhantes.
Em um primeiro momento, deve-se passar pela preparação. No seu desenrolar, é preciso definir os objetivos da prospecção tecnológica, o escopo, a abordagem e a metodologia. Mas não se preocupe ainda sobre esses conceitos, você vai conhecer as possibilidades de atuação neles mais a fundo no próximo tópico.
Definidos esses pontos, inicia-se a fase pré-prospectiva. Ela é uma das mais essenciais para o sucesso desse tipo de prospecção, pois é nela que será definido o tipo de fontes de dados a ser utilizado para angariar a informação tecnológica. Entre as possibilidades estão:
Lembrando que as fontes devem estar sempre em linha com a metodologia e a abordagem escolhidas.
Com isso, chega o momento da etapa prospectiva, ou seja, a coleta, o tratamento e a análise de dados efetivamente. Para isso, é essencial que as análises sejam feitas e conferidas, a fim de garantir que nenhuma inconsistência.
Por fim, inicia-se a fase chamada de pós-prospectiva. Um dos maiores diferenciais para o processo de prospecção tecnológica. Nela haverá a comunicação dos resultados, o implemento de todas as ações traçadas e o monitoramento das mesas.
Afinal, a prospecção tecnológica pressupõe que as inovações sejam colocadas em prática e não estejam apenas no mundo das ideias.
Mas como você já pôde perceber, existem diversos caminhos para desenvolver uma prospecção tecnológica no que tange às abordagens e metodologias.
Por isso, é importante conhecer as opções e ferramentas para saber quais fazem mais sentido para o seu negócio. Sendo assim, não deixe de conferir o tópico abaixo.
Como você já sabe, há múltiplos tipos de abordagens e metodologias para a prospecção tecnológica. Afinal, esse é um processo muito abrangente e que deve ser analisado caso a caso.
Por isso, é muito comum que ao aplicar essa vertente de prospecção seja utilizada mais de uma técnica. Essa combinação traz mais assertividade, diminuindo as dificuldades inerentes ao processo, como:
Diante disso, existem três abordagens básicas na prospecção tecnológica que podem ser tomadas como o norte do desenvolvimento desse processo. São elas:
Tem como base a premissa que o futuro tende a reproduzir, de certa forma, os acontecimentos passados. Com isso, as experiências históricas podem ser um bom termômetro para prever tendências;
Possui como fundamentação a criação de cenários para entender as possibilidades de acontecimentos futuros. Com isso, mexe-se em alguns parâmetros e variáveis para entender o impacto que essa alteração pode causar em cada uma das situações;
Focada em entender e alinhar as perspectivas e pensamentos de especialistas, essa abordagem se baseia na intuição ou cognição coletiva de pessoas dotadas de capacidade e conhecimento sobre o tema em que se propõem.
Dado isso, é possível utilizar métodos para auxiliar no processo de prospecção tecnológica. Dentro de cada um deles existem ferramentas ideais e objetivos diferentes. Por isso, separamos em detalhes os 5 métodos mais eficazes para te auxiliar a entender qual ou quais são os melhores para o seu contexto.
A análise de tendências é uma metodologia voltada para a abordagem de inferência convencional. Isso porque trata das observações de padrões dos acontecimentos passados para tentar prever cenários futuros, principalmente em curto prazo.
Para isso, as seguintes ferramentas podem servir como apoio:
Vale ressaltar que esse modelo possui limitações no que tange ao longo prazo, dado que não leva em consideração mudanças que impactem fortemente os cenários traçados. No entanto, para curto prazo, caso os parâmetros sejam bem quantificados, mostra-se eficiente.
Enquanto a metodologia anterior era voltada para a abordagem de inferência convencional, é possível dizer que o monitoramento e os sistemas de inteligência se conectam mais com a geração sistemática de trajetórias alternativas.
Afinal, essa abordagem usa da inteligência competitiva tecnológica para identificar possíveis ameaças e oportunidades para o tema central da prospecção tecnológica. Com isso, torna- se mais fácil traçar cenários e mapear impactos positivos e negativos de determinadas situações.
É muito comum que o monitoramento e os sistemas de inteligência sejam uma metodologia complementar. Ou seja, usada sempre em conjunto com outros tipos.
Como o próprio nome já sugere, a opinião de especialistas é uma metodologia voltada para colocar em prática a abordagem de construção do futuro por consenso. Por isso, tem como base opiniões qualitativas de pessoas com grande conhecimento sobre o objetivo do processo de prospecção tecnológica.
Para isso, algumas ferramentas podem ser de grande ajuda. Como por exemplo:
Sendo assim, essa metodologia é considerada mais subjetiva e deve ser idealmente aplicada em conjunto com outras ou quando não se tem maneiras de obter informações quantitativas.
Vale destacar que o foco aqui é entender como alinhar criatividade e inovação na resolução de problemas.
A construção de cenários é uma metodologia que combina diferentes abordagens. Isso porque busca unir variáveis qualitativas e quantitativas às previsões de tendências futuras que também levam em consideração padrões de eventos passados.
Dessa maneira, ela é considerada muito abrangente e para aplicá-la é possível utilizar táticas como:
Por ser uma das opções mais completas, incorpora uma grande gama de variáveis e informações. Diante disso, pode ser um desafio cruzar todos os dados e encontrar respostas conclusivas.
No entanto, caso esse ponto seja superado, é comum que a assertividade do método seja muito alta e eficaz no processo de melhoria contínua.
A inteligência competitiva tecnológica pode ser considerada como um processo sistemático que envolve a coleta, a gestão, a análise e a disseminação de dados informações que sejam capazes de embasar o processo decisório das organizações e auxiliá-las a atingir suas metas estratégicas.
O foco dessas informações é capturar as percepções sobre os ambientes competitivos, concorrenciais e organizacionais que a empresa está inserida. Com isso, é possível levantar dados como:
As ferramentas analíticas também podem ser consideradas como métodos para se aplicar a prospecção tecnológica. Por meio delas, é possível trabalhar diversas informações em conjunto. Sendo assim, podem ser de grande valia até na construção de cenários.
Para isso, alguns caminhos podem ser usados, como por exemplo:
Com um modelo construído, essas ferramentas serão capazes de trazer respostas com agilidade otimizando o processo de prospecção tecnológica.
No entanto, vale se atentar aos critérios utilizados. Afinal, caso eles não sejam condizentes com o contexto, os resultados podem estar inadequados em relação à realidade.
Agora que você já conhece as abordagens e métodos possíveis para o processo de prospecção tecnológica, é hora de conhecer na prática exemplos dessa aplicação. Confira abaixo!
A prospecção tecnológica pode ser aplicada nos mais diversos âmbitos, afinal, não existem limites para as inovações. No entanto, é possível destacar alguns cases que se mostram como diferenciais.
A rede de hospital Alder Hey Children's Hospital em conjunto com a PixelMax anunciou em julho de 2022 a criação e o desenvolvimento de uma unidade hospitalar no metaverso.
De acordo com o matéria publicada no VRScouta intenção é permitir que as crianças tenham uma experiência com o hospital mesmo antes de eventuais internações e exames.
Inicialmente foi publicada uma sala de radiologia. Nela as crianças podem explorar os ambientes e colecionar algumas chaves. Cada uma delas dá acesso a novos ambientes, o que simula um jogo de computador ou videogame.
Outro mercado em que a prospecção tecnológica tem ganhado cada vez mais visibilidade é no farmacêutico. Afinal, esse é um ambiente em que muitas patentes são registradas e há grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
De acordo com os novos registros, pesquisadores e indústrias químicas do ramo fazem estudos para entender quais as melhores estratégias e combinações de componentes para determinadas doenças ou sintomas.
Com o passar dos anos o mundo tem se transformado e aberto cada vez mais espaço para tecnologia e por isso a Prospecção Tecnológica se torna cada vez mais importante para empresas e ramos comerciais.
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Thiago é engenheiro de produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela UFJF. Especialista Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou na Votorantim Metais e MRS Logística, onde foi gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificações MOS® e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atuou em projetos de consultoria e ministrou treinamentos e palestras em congressos como ENEGEP e Six Sigma Brasil. Professor nas áreas de Gestão e Empreendedorismo, é fundador do Grupo Voitto e mentor de empresas, dedicando-se à liderança executiva da Voitto, com a visão de torná-la a maior escola online de gestão do Brasil.
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