CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que é Excel e para que ele serve?
Como funciona a proteção de planilha no Excel?
Proteger planilha no Excel - Exemplo
Protegendo a Planilha Inteira
Protegendo uma planilha de modo que usuários específicos possam alterar campos específicos
Protegendo uma pasta de trabalho
Protegendo um arquivo com senha
Quero saber mais!

Entenda o passo a passo para proteger uma planilha no Excel. Guia para iniciantes!

Iremos te apresentar, neste artigo, como funciona a proteção de planilhas e os quatro diferentes tipos de proteger uma planilha no Excel.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Entenda o passo a passo para proteger uma planilha no Excel. Guia para iniciantes!

Você sabe para que serve o recurso proteger planilha no Excel? Sabe como funciona e/ou como fazer isso? Se quer saber a resposta para essas e outras perguntas relacionadas, continue lendo esse post e descubra.

A proteção de planilha é usada basicamente para proteger determinadas partes do arquivo contra remoções ou mudanças acidentais das fórmulas inseridas.

Essa proteção torna-se bastante útil, uma vez que, em alguns casos, podemos demorar horas produzindo uma fórmula e esta pode ser removida acidentalmente a qualquer momento, principalmente se a planilha for manuseada também por outras pessoas.

Daí a importância dessa ferramenta. Vamos aprender então como fazer?

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Excel e para que ele serve?
  • Como funciona a proteção de planilha no Excel?
  • Proteger planilha no Excel - Exemplo;
  • Protegendo a Planilha Inteira;
  • Protegendo uma planilha de modo que usuários específicos possam alterar campos específicos;
  • Protegendo uma pasta de trabalho;
  • Protegendo um arquivo com senha.

O que é Excel e para que ele serve?

Excel é um software matemático desenvolvido pela Microsoft que permite ao seu usuário um controle total sobre qualquer tipo de planilha, além de muito utilizado durante as rotinas de gestão, ele ainda oferece uma vasta biblioteca matemática, com diversas formulações, possibilitando até mesmo a plotagem de gráficos.


Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, eu tenho uma pergunta para te fazer...

Dica de ouro!

Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.

Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!


Clique no botão e faça o download desse e-book

Como funciona a proteção de planilha no Excel?

Para proteger a planilha, devemos primeiro decidir se queremos proteger a planilha inteira, ou parte dela.


O recurso de proteger planilha no Excel permite que se proteja parte da planilha e que se liberem outras partes, tais como áreas onde são lançados dados que precisam ser "acrescentados" diariamente a um banco de dados, preservando-se as fórmulas, formatação, inclusão, exclusão de linhas e colunas e etc.


Muitos acreditam que a proteção de planilha com uso de uma senha resguarda informações sigilosas presentes. Vamos então aprender a como proteger uma planilha no Excel por meio de um exemplo?

Proteger planilha no Excel - Exemplo

A empresa "Guloseimas" fabrica 20 tipos de biscoitos diariamente e precisa registrar e acompanhar os custos e a produção.


Em uma simples planilha, é anotado, pelo pessoal do chão de fábrica, a quantidade de biscoitos fabricados por dia para que se possa levantar corretamente os custos dos mesmos.


A seguir, segue um modelo padrão para ilustrar bem nosso exemplo:

Como proteger planilha no Excel


Todas as células do Excel são bloqueadas por padrão. Logo, devemos selecionar as células que desejamos proteger, que nesse caso é apenas a quantidade produzida, pois, este campo deverá ser preenchido frequentemente pelos colaboradores do chão de fábrica.


Neste caso, os outros campos ficam inalteráveis, pois são dados fixos da empresa ou dados calculados, informações estas que não devem ser alteradas por estes usuários.


Para realizar tal atividade, em sua planilha de controle selecione o intervalo em que se quer permitir a edição por parte dos usuários, neste caso a coluna "Quantidade". Clique com o botão direito do mouse sobre a seleção e escolha a opção Formatar Células.


A caixa de diálogo formatar células irá se abrir, assim acesse a Guia Proteção e desmarque a opção Bloqueadas, clicando em OK em seguida, como apresentado a seguir.

Como proteger planilha no Excel

Protegendo a Planilha Inteira

Clique na guia Revisão selecione a opção Proteger Planilha, nela irão aparecer outras três possibilidades de bloqueio de planilha como mostrado a seguir.

Como proteger a planilha inteira


Vamos passar por cada uma delas, e para começar iremos colocar uma senha de fácil memorização para aprender o conceito. Na janela a seguir, digite a senha 1234:

Como proteger a planilha inteira


Você pode simplesmente proteger a planilha, sem a utilização de senha. Veja que você pode editar o que será permitido que o usuário faça com as células bloqueadas. Em nosso caso, permitiremos que o usuário apenas selecione as células.


Portanto, clique em "OK", redigite a mesma senha e clique em "OK" novamente. Pronto, sua planilha está protegida, tente agora editar as células que não foram desbloqueadas e as células que foram desbloqueadas.

Protegendo uma planilha de modo que usuários específicos possam alterar campos específicos

Outro recurso bastante interessante é o de bloquear a planilha e permitir que apenas alguns usuários possam editar certos intervalos, ou seja, é como se criássemos usuários para um arquivo com senhas diferentes.


Hoje em dia, grande parte das empresas possuem um sistema intranet, em que vários usuários acessam o mesmo arquivo.


Em alguns casos, nem todos os departamentos devem possuir acesso a todas as informações e ainda poder editar essas. Portanto, este tipo de recurso pode ser utilizado para criar uma senha para cada departamento (financeiro, comercial, recursos humanos e outros).


Nesse nosso caso, poderíamos deixar uma senha com os colaboradores da área comercial da empresa para modificar o preço, enquanto os colaboradores do chão de fábrica editariam apenas a quantidade de produtos, por exemplo.


Consideremos que a coluna "Preço de Venda" possa ser editada apenas pelo escritório de vendas. Para isso, criaremos uma senha de edição que será disponibilizada apenas para esse escritório.


Ainda na guia Revisão clique no botão Permitir que os Usuários Editem Intervalos

Protegendo a planilha


Na tela a seguir, clique em Novo e preencha os campos conforme a figura abaixo, colocando a senha 123:

Protegendo a planilha


Clique em OK, redigite a senha e OK novamente. Veja que a permissão foi criada:

Protegendo a planilha


Clique em Proteger planilha e coloque a senha 1234 e finalize a proteção.


Agora, tente modificar qualquer célula da coluna "Preço de Venda". Percebeu a diferença?


Agora o Excel permite que o usuário modifique a célula apenas com a senha criada para o intervalo. Legal, não é mesmo?

Protegendo uma pasta de trabalho

Além do que já mencionei para você, também é possível proteger toda sua pasta de trabalho.


Ao proteger uma pasta de trabalho, você estará bloqueando a estrutura da pasta, de modo que as planilhas não possam ser excluídas, movidas, ocultas, reexibidas, renomeadas e novas planilhas não possam ser incluídas.


Você pode também impedir que as janelas de uma pasta de trabalho sejam movidas, redimensionadas, reexibidas ou fechadas.


Para fazer isso, selecione a guia Revisão > Proteger Pasta de Trabalho > Proteger Pasta de Trabalho, como mostrado abaixo.

Protegendo uma pasta de trabalho


Coloque a senha 1234 novamente e dê OK.

Protegendo uma pasta de trabalho


Agora, tente modificar a estrutura da pasta de trabalho, criando uma nova planilha ou nova coluna, por exemplo.

Protegendo um arquivo com senha

Ainda temos uma última opção de proteção, a proteção do arquivo inteiro com senha. Esse é o formato de proteção mais seguro, o qual limita o acesso ao arquivo. Vejamos!


Selecione o menu Arquivo > Informações > Proteger Pasta de Trabalho > Criptografar com Senha

Protegendo um arquivo com senha


Criptografar o conteúdo com a senha 123.


Dê um OK confirmando as senhas e salve o arquivo por cima do arquivo existente. Feche o arquivo e tente abri-lo novamente para testar. Agora, o Excel pede que seja inserida a senha para abrir o arquivo.


Para desproteger a planilha com a retirada da senha de proteção, basta ir ao mesmo lugar, apagar a senha e salvar novamente por cima do arquivo existente.

Quero saber mais!

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.