O que é Push Marketing?
Qual é a sua Diferença para o Pull Marketing?
Qual é a Relação entre o Push Marketing e Inbound Marketing?
Como Aplicar o Push Marketing?
Alavanque as suas Vendas!

Aprenda o que é o Push Marketing e como aplicá-lo em sua empresa!

Saiba neste artigo o que é o Push Marketing e como aplicar esta estratégia na sua empresa e aumentar os resultados de vendas no curto prazo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é o Push Marketing e como aplicá-lo em sua empresa!

Você sabia que o Push Marketing é uma das principais estratégias de marketing utilizada pelos grandes players do mercado?

Porém não são todos os negócios que esta estratégia possui uma boa aplicação, principalmente por seu elevado custo e baixa segmentação de público. Cabe a cada empresa analisar e chegar a conclusão sobre qual estratégia deverá ser usada.

Vamos conferir mais sobre o push marketing para você decidir se é uma boa estratégia para sua empresa ou não? Com o objetivo de auxiliar seu aprendizado, separamos o conteúdo nos seguintes tópicos:

  • O que é Push Marketing?
  • Qual é a sua Diferença para o Pull Marketing?
  • Qual é a Relação entre o Push Marketing e Inbound Marketing?
  • Como Aplicar o Push Marketing?
  • Alavanque as suas Vendas!

Vamos à leitura?

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O que é Push Marketing?

O Push Marketing é uma estratégia de marketing no qual seu objetivo é exibir o conteúdo para o público alvo. Essa estratégia é comum com as empresas de bens de consumo, onde a publicidade e a propaganda patrocinadas chegam até o consumidor.

A tradução direta da palavra push significa empurrar, ou seja, basicamente consiste em literalmente empurrar o produto ou serviço ao cliente, com o objetivo de aumentar a demanda, produzir mais e gerar mais lucros para a companhia.

A estratégia de Push Marketing era predominantemente utilizada pelas marcas no século passado. A venda dos produtos basicamente dependiam dos investimentos realizados em publicidades na TVs, rádios, jornais, revistas, outdoors, stands em pontos de vendas e até mesmo em ônibus.

Em geral, esta abordagem favorece principalmente os grandes players do mercado, nos quais possuem mais recursos financeiros para comprar espaços maiores de exposição e impactar mais os consumidores.

Além da estratégia de Push Marketing, existe também a estratégia de pull marketing. Muitas pessoas acabam se confundindo com estes conceitos e é exatamente por isso que separamos o tópico seguinte.

Qual é a sua Diferença para o Pull Marketing?

O objetivo principal da estratégia de Push Marketing é a conversão de vendas e aumentar os resultados em um curto prazo de tempo, além disso, ao longo do tempo, esta estratégia pode resultar em uma maior valorização da marca e aceitação do público.

Por um outro lado, a estratégia de Pull Marketing é focada em atrair e converter as pessoas em leads. Desta forma, os resultados tendem a aparecer a médio e longo prazo de maneira escalável. Isso ocorre devido ao tempo necessário para conseguir despertar o interesse da persona.

Ao longo de todo o processo, é necessário criar um relacionamento, amadurecer a tomada de decisão de compra na pessoa e depois transformá-la em um cliente recorrente.

Além disso, o Push Marketing se esforça em apresentar os produtos ao consumidor, enquanto o Pull Marketing busca conhecer e resolver as dores do cliente, através de uma solução mais “direcionada”.

Porém, é claro que cabe a cada marca definir qual estratégia usar, ou se não, usar as duas abordagens!

Por exemplo: empresas que vendem bens de consumo é muito interessante trabalhar com o Push Marketing, ao contrário de empresas que vendem treinamentos de SEO, onde a estratégia de Pull Marketing poderia funcionar melhor.

push marketing e pull marketing

Ações de cada estratégia

Push Marketing

  • Anúncios em TVs, jornais, rádios e revistas;
  • Comunicação em outdoors, banners e display interativos;
  • Presença em feiras de exposição;
  • Anúncios em pontos de vendas;
  • Entrega de panfletos.

Pull Marketing

Lembrando que podem existir ações iguais para o Push e Pull Marketing, sendo que a diferença estará na abordagem.

Podemos utilizar e-mail no push marketing para vender diretamente um produto e também podemos usar o e-mail no Pull Marketing para apresentar um conteúdo sobre quais são os benefícios do CRM para sua empresa.

Qual é a Relação entre o Push Marketing e Inbound Marketing?

Na verdade, por se tratarem de estratégias distintas, não existe uma relação direta com o Push Marketing e o Inbound Marketing.

Isso porque o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing digital que tem por objetivo atrair clientes em potencial por meio de conteúdos relevantes. A ideia é fazer com que o cliente chegue até você e não que você vá ativamente até ele.

Por esse motivo, o Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração. Além disso, o Inbound Marketing permite a utilização de diversas formas de automação de marketing digital. Resumindo: o Inbound Marketing tem relação com o Pull Marketing e não com o Push Marketing.

Por um outro lado, o push marketing possui relação direta com o Outbound Marketing. Pois o Outbound Marketing foca em enviar conteúdo para todo mundo, independente do interesse de cada e o seu propósito principal é vender! Além de que o outbound faz suas divulgações por meio de TVs, revistas, rádios, etc.

outbound marketing

Como Aplicar o Push Marketing?

Hoje em dia, os profissionais de push marketing geralmente aplicam a estratégia dentro de uma combinação de vários canais diferentes. Como por exemplo: costuma usar anúncios em TV, rádio e cold calls.

É necessário grande atenção e considerar o custo x benefício de cada canal de comunicação diferente. Sabemos que anúncios em TV, por exemplo, são caros!

Em geral, as estratégias de push marketing costumam atingir uma grande quantidade de pessoas, porém poucas vão se encaixar em seu ICP (Ideal Customer Profile).

Confira abaixo alguns exemplos de canais para a divulgação da estratégia de Push Marketing:

  • E-mail;
  • Ligação;
  • TV;
  • Rádio;
  • Jornal;
  • Web;
  • Revista;
  • Redes sociais;
  • Anúncios e mídia off-line.

Procure estabelecer uma combinação entre esses canais e crie uma mensagem relevante para o seu público, para que você consiga estabelecer uma forte conexão.

Procure dentro desta mensagem, enfatizar pontos problemáticos, as dores e o porquê o seu produto é a solução perfeita para os problemas de seu cliente.

Alavanque as suas Vendas!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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