ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Overview sobre Python e Java
Aprenda os fundamentos de Python!
Principais diferenças: Python vs Java
Por que comparar Python e Java?
Tenha um time de vendas dos sonhos!

Python vs Java: qual delas é a melhor linguagem de programação para o seu projeto?

Python vs Java é um duelo de gigantes, ambas são linguagens populares entre os programadores e extremamente fáceis de usar. Saiba como escolher!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Python vs Java: qual delas é a melhor linguagem de programação para o seu projeto?

Python e Java são linguagens de programação utilizadas para criar códigos. Ambas são extremamente populares devido à sua praticidade e eficiência.

Python vs Java é uma das brigas mais famosas dentro do mundo do desenvolvimento computacional. Muito utilizadas e queridas pelos desenvolvedores, elas são versáteis e completas.

No entanto, é importante estar atento a qual tipo de projeto você está desenvolvendo para escolher a linguagem que mais se adequa a sua rotina de programação.

Tanto o Python quanto o Java têm suas próprias vantagens e desvantagens.

Neste artigo, explicamos como funciona o Python e o Java para que você determine qual delas pode te auxiliar da melhor maneira. Além de trazer os principais pontos nos quais essas linguagens se diferenciam entre si.

Por isso, hoje vamos entender melhor essa comparação passando pelos seguintes pontos:

  • Overview sobre Python e Java
  • Principais diferenças: Python vs Java
  • Por que comparar Python e Java?

Preparado(a) para entender os principais assuntos deste tema? Vamos lá!

Overview sobre Python e Java 

Antes de começar nossa comparação de Python vs Java, vamos te contextualizar sobre as duas linguagens em análise:

O que é Python?

Pythoné uma linguagem de programação de alto nível, open source e orientada a objetos desenvolvida pelo holandês Guido Van Rossum, no final dos anos 80. Ela surgiu com o propósito de ser uma linguagem simples e versátil.

Essas características são tão importantes que códigos em Python buscam obedecer critérios do Zen Of Python, um conjunto de princípios de programação. Entre esses princípios, temos a valorização da legibilidade e da facilidade.

O tempo demonstrou que esse objetivo foi alcançado, uma vez que ela se tornou uma das linguagens de programação mais importantes do mercado. Hoje em dia, é uma das mais queridas pelos programadores.

Exemplo de código Python:

Exemplo código Python

O que é Java?

Java também é uma linguagem de programação orientada a objetos baseada nas linguagens C e C++. Ela foi criada por James Gosling e atualmente pertence à Oracle, uma das maiores empresas de software do mundo.

Seu princípio é ser uma linguagem universal: ou seja, que é capaz de rodar em qualquer plataforma ou sistema operacional e para qualquer aplicação.

Por conta disso, também se tornou uma das principais linguagens de programação, principalmente no âmbito do desenvolvimento mobile.

Exemplo de código Java:

Exemplo de código Java

Aprenda os fundamentos de Python!

O mercado de tecnologia está crescendo, aproveite para investir na sua carreira de programação!

O número de oportunidades para a área de TI e informática aumentou em 86,4% no ano de 2022 e tem projeção para se desenvolver ainda mais nos próximos anos.

Pensando nisso, a Voitto disponibilizou o curso Fundamentos em Python de forma totalmente gratuita. Basta usar o cupom BLOG100 para ter acesso a mais de 20 horas de conteúdos de qualidade.

Quer começar a programar? Aproveite essa oportunidade!

Clique no banner e saiba como:

Banner Funadamentos para Python

Principais diferenças: Python vs Java

Agora que vimos o panorama geral sobre as duas linguagens, vamos ver as principais diferenças entre elas em nossa comparação Python vs Java:

1. Atualidade e utilização

Dentro da programação, costuma-se falar que Java está por toda parte. A linguagem é utilizada tanto para aplicações Android quanto para desenvolvimento web. Ela é ótima para construção de programas complexos e em larga escala.

Por isso, sua aplicação envolve programas desktop, sistemas embarcados, mobile e softwares empresariais. Não é à toa que Java é chamada de “linguagem das corporações”.

Por sua vez, Python tem bastante relação com áreas da tecnologia que são tendências agora e para o futuro, como inteligência artificial (Machine Learning e Deep Learning), análise de dados (Big Data e ciência de dados), entre outras.

Ela permite automatizar vários processos e trabalhar com diferentes tipos de dados.Portanto, nesse quesito, Python é melhor.

2. Popularidade

Na comparação Python vs Java, popularidade sempre foi um ponto de muita disputa. As duas linguagens sempre estiveram pelo menos entre as 3 mais populares.

No último ano, a pesquisa anual feita entre desenvolvedores do Github apontou que Python ultrapassou Java como a primeira linguagem mais utilizada.

Isso confirmou a tendência divulgada pela StackOverflow Developer Survey 2018, que classificou Python como a linguagem de programação de mais rápido crescimento. Versões anteriores da pesquisa já mostravam esse movimento de ascensão.

Então, nesse aspecto, Python também sai ganhando.

3. Comunidade

A questão anterior influencia muito nessa. Quanto maior a popularidade de uma linguagem de programação, maior a sua comunidade.

E, no caso de Python vs Java, ambas as linguagens possuem um ótimo suporte da comunidade. Existem fóruns específicos, convenções e grupos online ou presenciais para cada uma delas.

A Oracle, criadora de Java, organiza anualmente a convenção Oracle Code One. Os próprios programadores também realizam eventos, como o JavaOne. Existem sites como o JavaWorld e JavaRanch especializados no assunto. Temos ainda os Java User Groups (JUGs), grupos de desenvolvimento em Java espalhados pelo mundo.

A Python Organization também faz a convenção anual PyCon. Python conta com mais de 1600 grupos de usuários, presentes em cerca de 35 países e 190 cidades. Também temos grupos como o PySlackers e o PyLadies.

4. Facilidade

Python é bem mais dinâmica. Ao escrever o código, não precisamos definir variáveis ou símbolos de início e fim de código, tornando a programação muito mais próxima de uma linguagem natural e resultando em menos linhas de código.

Por outro lado, Java segue regras sintáticas rígidas, em quem você precisa declarar explicitamente as variáveis. Além disso, a linguagem não lida bem com anomalias, interrompendo a compilação do código ao identificar um erro.

Por isso, utilizar Python é bom para o aprendizado em programação.

5. Escalabilidade

Das duas linguagens, Python tem maior custo-benefício. Ela é utilizada em projetos de pequena e média escala, porém os frameworkse as bibliotecaspermitem adicionar recursos para incrementar o código, aumentando sua escalabilidade.

Java, por sua vez, é preferida pelas grandes corporações que possuem recursos financeiros e de tempo. Muitas vezes, o motivo de ser escolhida é apenas por ser mais cara, o que supostamente resultaria em melhor qualidade.

Entretanto, isso não é verdade. É possível fazer projetos de qualidade bastante similares utilizando ambas as linguagens. Em alguns casos, o desenvolvimento em Java pode ser ainda mais demorado.

6. Tipo de linguagem

Python é uma linguagem interpretada, enquanto Java é compilada. Linguagens interpretadas traduzem o programa para código de máquina durante o tempo de execução, o que torna mais fácil identificar erros.

As compiladas, por sua vez, traduzem o código antes da execução. Isso impacta na velocidade, o que favorece Java nesse aspecto, que é mais rápida.

7. Salário

De acordo com o site Glassdoor, um desenvolvedorespecializado em Python recebe, em média, R$4.269,00.Nesse quesito,ela fica atrás de Java, que paga R$6.056,00.

Por que comparar Python e Java?

A comparação Python vs Java é feita porque as duas linguagens são muito populares e úteis, o que acaba deixando vários programadores em dúvida sobre qual delas aprender ou utilizar. Para tomar essa decisão, são observados alguns critérios.

Avaliar tópicos que não são técnicos, como popularidade, é muito importante porque na programação é essencial ter uma comunidade grande para auxiliar no desenvolvimento.

Além disso, é importante entender a facilidade de uso de cada linguagem. Uma vez que determinados projetos de desenvolvimento de softwares são complicados e identificar qual linguagem é prática pode colaborar na produtividade do profissional.

Lembrando também que a questão do salário de cada especialidade é um fator essencial para os estudantes e os profissionais que querem investir nessa carreira. Então, saber quanto de seu investimento terá retorno num futuro próximo pode ajudar na escolha de cursos de formação.

Em resumo, critérios comoexperiência de programação, aplicação e finalidade, tamanho de projeto, disponibilidade de tempo e dinheiro também são fundamentais para escolher Java ou Python para programar seu software.

Tenha um time de vendas dos sonhos!

Confira agora o nosso eBook gratuito Construindo um Time de Vendas Campeão para elevar o seu time a outro patamar!

Com esse eBook você aprenderá o que é necessário para construir um time eficiente que alavancará as vendas e receitas da sua empresa.

Aproveite e baixe agora mesmo!

Construindo um time de vendas campeao

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

[eBook] 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

9 Estudos De Caso Com Uso Da Tecnologia Blockchain

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.