ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é Quociente Emocional?
A relação entre o QE e o QI
O Quociente Emocional e a sua relação com a liderança
Como desenvolver o Quociente Emocional?
5 pilares da Inteligência Emocional
2. Gestão das emoções
Seja expert na competência mais buscada no mercado!

Quociente Emocional: habilidade fundamental para desenvolver uma boa liderança!

O Quociente Emocional mede o nível de inteligência emocional de uma pessoa, dessa maneira, é possível entender quais habilidades sociais ela precisa aprimorar.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Quociente Emocional: habilidade fundamental para desenvolver uma boa liderança!

O Quociente Emocional é um conceito que ajuda a analisar a capacidade de uma pessoa em lidar com seus próprios sentimentos e os dos outros.

Diferente do Quociente Intelectual (QI), fortemente valorizado em nossa sociedade, o Quociente Emocional (QE) está relacionado com a nossa capacidade de entender as mudanças cotidianas e ter controle emocional.

Ele é o parâmetro utilizado para medir o nível de inteligência emocional de uma pessoa, assim como o QI é utilizado para medir o nível intelectual.

Quer saber mais sobre o QE? Então, confira o que vamos tratar ao longo deste artigo:

  • O que é Quociente Emocional?
  • A relação entre o QE e o QI;
  • O Quociente Emocional e a sua relação com a liderança;
  • Como desenvolver o Quociente Emocional?
  • 5 pilares da Inteligência Emocional.

E aí? Preparada(o) para aprender sobre esse quociente cada vez mais valorizado pelo mercado de trabalho?

O que é Quociente Emocional?

Quociente emocional é a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, assim como receber com empatia o sentimento dos outros.

Você pode estar com uma leve sensação que já ouviu essa definição por aí.

E isso é possível, visto que o conceito do QE é bem parecido com o do que ele mede, ou seja, a inteligência emocional.

Segundo Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência emocional, o QE tem 80% de influência em nosso sucesso e os outros 20% são destinados para o QI. Ou seja, o quociente emocional tem maior impacto em nossa carreira do que as nossas hard skills.

Desenvolva suas habilidades!

Como você conseguiu notar, ter conhecimento sobre suas próprias emoções e comportamentos é essencial para obter sucesso na área profissional

Pensando nisso, a Voitto lançou a Websérie Soft Skills - As habilidades do profissional do futuro.

São cinco episódios repletos de dicas práticas sobre carreira, com a consultora Liliane Luchin, para você desenvolver as suas soft skills e se destacar no mercado de trabalho.

Clique no banner abaixo e comece a assistir a websérie agora mesmo!

Websérie Soft Skills, assista agora!

Vamos entender como o QI e o QE se relacionam?

A relação entre o QE e o QI

O quociente emocional e o quociente intelectual se complementam. O primeiro está relacionado com a forma com que você controla as suas emoções e o segundo com a sua capacidade de processar informações.

É importante observar que o seu sucesso profissional está diretamente ligado ao seu nível de inteligência emocional.

O que adianta você resolver problema complexos com facilidade e ser um ótimo profissional em sua área de atuação se não consegue gerir as suas emoções e está à beira de um esgotamento mental?

Desenvolver o QE também é importante para as organizações, visto que ter um quociente emocional maduro é de suma importância para negociações e a comunicação, seja com os seus colaboradores ou com os stakeholders.

O Quociente Emocional e a sua relação com a liderança

Um líder bem sucedido é aquele que possui um alto quociente emocional. Isso porque ele consegue compreender os seus liderados e incentivá-los.

É importante lembrar que as nossas emoções afetam todas as áreas da nossa vida, inclusive a profissional. Quando o nosso nível de inteligência emocional é alto, conseguimos ser mais produtivos, trabalhamos melhor em equipe e desenvolvemos relações interpessoais saudáveis.

Essas são características essenciais para um bom líder, incluindo a autoconsciência, que o ajuda a pensar no coletivo, visando sempre o desenvolvimento da equipe.

Agora que você conhece o quociente emocional e sabe da sua importância, quer saber como desenvolvê-lo?

Como desenvolver o Quociente Emocional?

Primeiramente, é preciso estar atento às reações físicas e psicológicas causadas pelas emoções na sua vida. Desssa maneira, você poderá determinar o que está causando aflição, alegria ou ansiedade, etc.

Após essa fase, você pode praticar o modo com que você lida com certas situações. É comum que em momentos de conflito a emoção seja um processo reativo, por isso, você deve passar a usá-las como uma resposta assertiva.

Para desenvolver o seu quociente emocional, também é necessário trabalhar os pilares da inteligência emocional. Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

5 pilares da Inteligência Emocional 

Existem 5 pilates que podem contribuir para o aprimoramento da sua inteligência emocional, você já sabia disso? Veja a seguir quais são:

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento permite que você compreenda a si mesmo de maneira mais profunda e possa criar soluções de acordo com o seu estilo de vida.

Além disso, ao se autoconhecer você consegue delimitar quais são suas emoções, habilidades, dificuldades e valores. Isso faz com que você passe a tomar decisões mais assertivas, desenvolva confiança e não fuja de momentos desafiadores.

2. Gestão das emoções

Não existe maneira de desenvolver inteligência emocional, sem saber fazer a gestão de sentimentos. Afinal, algumas emoções podem aparecer em momentos não favoráveis e será preciso equilibrá-las.

3. Relacionamento interpessoal

Essa habilidade diz respeito à capacidade de se relacionar com outras pessoas de forma harmoniosa e saudável.

Para que você tenha um bom relacionamento interpessoal, é importante desenvolver comportamentos como escuta ativa, comunicação não-violenta, respeito e colaboração.

4. Empatia

Saber interpretar o sentimento do outro e se colocar em seu lugar é o que chamamos de empatia. Essa competência é muito apreciada tanto na área pessoal quanto profissional.

5. Automotivação 

Acreditar que é possível mudar é um princípio que deve estar na sua mente ao decidir desenvolver inteligência emocional.

Com a motivação correta, é possível diminuir conflitos internos e externos,  regular suas emoções e defender seus objetivos. Em resumo, é um tipo de ação que depende muito de você para alcançar resultados.


Quer se aprofundar no assunto? Confira o nosso vídeo sobre inteligência emocional com a mentora Liliane Luchin:

Seja expert na competência mais buscada no mercado!

A inteligência emocional é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance no ambiente profissional, por isso, os recrutadores estão buscando por mais pessoas que tenham domínio dessa habilidade!

Com o curso Inteligência Emocional, você aprenderá a gerir suas emoções, desenvolver comportamentos empáticos e praticar sua sociabilidade.

Você terá acesso a 16 horas de conteúdo e, ao final do processo, receberá um certificado. E o melhor de tudo é que a Voitto disponibilizou um desconto de 50% para os leitores do blog!

O que está esperando? Utilize o cupom BLOG50 e comece a se capacitar agora:

Banner Inteligência Emocional

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.