ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que são receitas e despesas?
Quais as diferenças entre receitas e despesas?
Como fazer o controle de receitas e despesas da sua empresa?
Como maximizar as receitas?
Como minimizar as despesas?
Não corte o cafezinho!
Aprenda mais com essa dica bônus!

Aprenda o que são receitas e despesas e como elas impactam as finanças do seu negócio!

Descubra o que são receitas e despesas, quais as diferenças entre elas, como fazer seu controle e as técnicas para otimizá-las.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que são receitas e despesas e como elas impactam as finanças do seu negócio!

Aposto que, chegando a este artigo, você, meu amigo leitor, já deve ter uma noção do tamanho da importância de se realizar um bom planejamento financeiro , tanto para você quanto para sua empresa. Mas você sabia que entender o que são receitas e despesas é crucial para começar o seu planejamento?

A análise das receitas e despesas passadas, atuais e futuras são o que te darão embasamento para planejar e fazer tomada de decisão.

Sendo assim, prepare-se para mergulhar neste conteúdo e aprender os principais conceitos sobre receitas e despesas com os seguintes tópicos:

  • O que são receitas e despesas?
  • Quais as diferenças entre receitas e despesas?
  • Como fazer o controle de receitas e despesas da sua empresa?
  • Como maximizar as receitas?
  • Como minimizar as despesas?
  • Não corte o cafezinho!

Preparado(a)? Vamos ao conteúdo!

O que são receitas e despesas?

Receitas e despesas são as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período. São conceitos pertinentes às áreas de estudos voltadas às finanças pessoais e à contabilidade de empresas.

Veja a seguir, de forma mais aprofundada, do que se trata cada uma.

O que são receitas?

O conceito de receitas está intimamente relacionado com as entradas monetárias que uma empresa ou uma pessoa recebem, em forma de recursos ou de dinheiro.

Em geral, essas ocorrem como meio de pagamento devido a venda de produtos ou de serviços prestados.

O termo se confunde ainda, muitas vezes, com o faturamento . Este, por sua vez, é um indicador que representa as entradas vistas e previstas em determinado período, sem que sejam deduzidos os impostos.

Um exemplo de receita é o dinheiro recebido pela venda de camisas em uma loja de varejo.

Dito isso, podemos agora classificar a receita em dois tipos:

Receita bruta

A receita bruta é a que equivale ao faturamento. Talvez por isso, ela seja o motivo da confusão.

Vale ressaltar que a receita bruta ou faturamento não vai inteiramente para o bolso da empresa ou da pessoa em questão. Descubra a seguir!

Receita líquida

A receita líquida é o resultado da receita bruta, após serem deduzidos os impostos a serem pagos pela empresa ou pela pessoa naquele determinado período.

Ou seja, é a receita líquida que irá entrar efetivamente no seu bolso!

"Mas calma aí, então a receita líquida é o meu lucro ?"

Espero que você tenha respondido que não, veja o porquê no próximo tópico!

O que são despesas?

O conceito de despesa é o conjunto de todas as saídas monetárias que uma pessoa ou empresa devem arcar para que se consiga produzir mercadorias, prestar serviços e continuar funcionando.

Respondendo à pergunta do tópico anterior: não é porque a receita líquida entra no seu bolso que ela não pode sair. Neste caso, ela sairá para arcar com as despesas e só o que restar após deverá ser considerado o seu lucro.

Podemos classificar as despesas como:

Despesas regulares

São despesas constantes, recorrentes e previsíveis que toda pessoa ou empresa costuma ter. Alguns exemplos: gasto com a compra de roupas no atacado, gastos com a compra de tecidos, contas de água, luz, internet, transporte, e aluguel etc.

Despesas extraordinárias

Diferente das regulares, as extraordinárias são aquelas que geram custo e despesa quando algum imprevisto acontece. Alguns exemplos: máquina de costura quebrou, infiltração no teto da loja, motor da esteira superaqueceu, etc.

Quais as diferenças entre receitas e despesas?

Tendo visto a definição receitas e despesas, fica fácil entender que a principal diferença entre as duas é que as receitas são recursos recebidos por venda de produtos e serviços prestados enquanto despesas são todos os gastos necessários para que se possa produzir e obter receitas.

Como fazer o controle de receitas e despesas da sua empresa?

A melhor e mais utilizada ferramenta para análise de receitas e despesas é o fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é justamente composto por todas as entradas e saídas de dinheiro, sendo um ótimo registro do comportamento das suas finanças.

Disponibilizamos uma incrível Planilha de Fluxo de Caixa em que você pode ter o controle financeiro detalhado das entradas e saídas, garantindo saúde financeira e embasamento à tomada de decisões!

Ficou interessado? Aproveite e faça o download clicando logo abaixo!

planilha fluxo de caixa

Como maximizar as receitas?

Existem diversas técnicas para a maximização de receitas e cada uma é mais indicada para um tipo de pessoa ou de negócio. Sendo assim, cabe a você identificar o mais adequado para o seu caso.

No entanto, eu vou te dar uma dica!

O growth hacking utiliza o product/market fit para fazer um casamento ideal do produto de uma empresa com a necessidade real do mercado em que ele está inserido.

Além disso, ele busca entender o custo real do produto para a empresa e o valor que o cliente está disposto a pagar.

Desta maneira, este método tenta encontrar a melhor margem de lucro para que a empresa não perca vendas por um preço elevado demais, mas que também não saia no prejuízo, vendendo a um valor muito baixo.

Como minimizar as despesas?

Para minimizar as suas despesas, a melhor maneira é começar a identificar os processos que realmente agregam valor ao produto ou serviço que você presta.

Desta maneira, você consegue priorizar esses processos em detrimento dos outros, descobrindo, assim, muitos desperdícios que podem ser cortados ou evitados.

Uma ferramenta que ajuda muito nesse processo é o Mapa do Fluxo de Valor (VSM) . Trata-se de um diagrama do fluxo de matérias primas e informações na empresa que revela oportunidades de melhoria nos processos de fabricação, eliminando assim, vários tipos de desperdícios.

Não corte o cafezinho!

Vai aqui uma dica importante: não corte o cafezinho!

Ao estudar finanças, é natural que as pessoas e gestores se sintam motivadas a economizar e investir todos os recursos possíveis. Porém, deve-se usar o bom senso e o pensamento crítico para identificar quais cortes são realmente relevantes e necessários.

O cafezinho é um exemplo: muitas vezes ele não é necessário, mas é tão barato que impactará pouco no seu orçamento mensal e te fará se sentir mais disposto. Vale a pena cortá-lo?

Aprenda mais com essa dica bônus!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.