ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o Referencial Teórico de TCC?
Para que serve o Referencial Teórico no TCC?
Diferença entre Revisão de Literatura e Referencial Teórico de TCC
O que deve ter em um Referencial Teórico?
Como construir o Referencial Teórico de TCC?
Como fazer as citações de acordo com a ABNT
Como fazer um TCC eficiente em apenas um passo

Aprenda a criar um Referencial Teórico com as nossas dicas e alcance a nota máxima no TCC!

O Referencial Teórico é uma parte do TCC que pode preocupar muitas pessoas. No nosso artigo você aprenderá a criar o seu de forma simples e correta.

Fernanda Dias
Por: Fernanda Dias
Aprenda a criar um Referencial Teórico com as nossas dicas e alcance a nota máxima no TCC!

Também conhecido como referencial bibliográfico, o referencial teórico é um compilado do que outros autores já publicaram sobre o tema do seu trabalho acadêmico por meio de experimentos, conclusões e resultados.

Ele é uma parte do temido Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), um dos períodos mais marcantes para um estudante da graduação, além das disciplinas difíceis que rendem noites de estudos, seminários e projetos de extensão, como centros acadêmicos e empresas juniores.

Apesar do TCC ser considerado um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, não há a necessidade de se preocupar! Afinal, apesar dele ser um trabalho complexo e que exige dedicação, ele pode ser elaborado de forma tranquila se você entender como estruturá-lo.

É por isso que neste artigo mostraremos como você pode escrever o referencial teórico do seu TCC de maneira simples e eficaz para conquistar a nota máxima. Confira os tópicos a seguir para não perder nenhum conteúdo:

  • O que é o Referencial Teórico de TCC?
  • Para que serve o Referencial Teórico no TCC?
  • Diferença entre Revisão de Literatura e Referencial Teórico de TCC
  • O que deve ter em um Referencial Teórico?
  • Como construir o Referencial Teórico de TCC?
  • Como fazer as citações de acordo com a ABNT.

O que é o Referencial Teórico de TCC?

Sinônimo de fundamentação teórica ou referencial bibliográfico, o referencial teórico é a parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso que abrange os assuntos mais importantes que serão tratados na sua pesquisa.

Esses assuntos também servirão como base para o desenvolvimento do problema abordado no seu projeto. Assim, é fundamental que você faça o seu referencial teórico baseado nos autores que são referência na temática.

Em relação a sua estrutura, você deve separar um capítulo para o referencial teórico. Cada conceito apresentado pode vir separado por tópicos e por ordem de relevância com o problema proposto pelo seu projeto de pesquisa.

Para que serve o Referencial Teórico no TCC?

Por ser uma parte que reúne as discussões e pesquisas feitas por outros autores sobre o tema, o referencial teórico é fundamental porque é ele que confere credibilidade, embasamento e qualidade técnica à pesquisa realizada.

Ele também demonstra que o autor foi capaz de ler, selecionar, revisar e se embasar no que há de mais atual no tema pesquisado.

Além disso, realizar uma boa pesquisa no referencial teórico ajuda na escrita das referências bibliográficas. Afinal, ele concentra o maior volume de citações do TCC, normalmente retiradas de livros e artigos científicos.

Facilite o seu TCC com o nosso modelo gratuito!

Você sabia que precisa de no mínimo 4 meses para escrever o seu TCC?

Parece até muito tempo, não é verdade? Mas isso é contabilizado apenas com aqueles estudantes que já possuem o tema delimitado, conhecem a metodologia e sabem formatar conforme as normas da ABNT.

Além disso, por ser um trabalho que demanda que o aluno pesquise o tema, redija o documento e realize experimentos ou colete resultados, o TCC é considerado um estudo complexo.

Mas não se preocupe! Existe um jeito de otimizar o seu tempo enquanto escreve: faça uso de um template pronto.

Baixe agora o nosso Modelo de TCC e alcance a nota 10!

Modelo de TCC

Diferença entre Revisão de Literatura e Referencial Teórico de TCC

Um engano muito rotineiro que as pessoas cometem no momento de fazer um TCC é acreditar que a revisão de literatura e o referencial teórico possuem o mesmo significado. As principais diferenças entre eles são:

  • A revisão de literatura tem o propósito de reunir estudos anteriores de forma sistemática e abrangente;
  • O referencial teórico é enxuto e é construído em cima dos conceitos que possuem ligação com o objetivo do problema pesquisado.

O que deve ter em um Referencial Teórico?

Antes de começar a escrever, você deve realizar uma ampla pesquisa sobre o tema escolhido. Lembre-se que é o referencial teórico que garantirá credibilidade e qualidade ao seu trabalho.

Sendo assim, reserve um tempo para ler, selecionar e realizar o fichamento de todas as referências bibliográficas que serão importantes para defender a temática da sua pesquisa. Nesta etapa é importante mostrar ao leitor as modificações sofridas e os resultados apresentados ao longo dos anos.

Para isso você pode estruturar a escrita dos capítulos do seu referencial teórico em ordem cronológica de publicação. Inicie o seu raciocínio com base nas publicações mais antigas e finalize com os trabalhos mais recentes.

Com isso feito, você terá reunido o fundamental, pois o referencial teórico exige um compilado atualizado do que outros autores dizem acerca do seu tema para dar consistência ao seu trabalho.

Parece amplo, mas no próximo tópico explicaremos detalhadamente como construir o referencial teórico do seu trabalho acadêmico.

Como construir o Referencial Teórico de TCC?

O primeiro passo para a construção do referencial teórico do TCC é fazer um levantamento de todos os conceitos que devem ser abordados neste capítulo.

Em seguida, é necessário consultar diversas referências bibliográficas condizentes com o campo de estudos abordado. Faça isso com base nos principais autores dos conceitos escolhidos e evite citar o mesmo autor repetitivamente.

Porém, ao ler o conteúdo de cada autor, não selecione todo o texto para servir como base, utilize apenas os principais trechos. Lembre-se que o seu referencial teórico precisa ser sucinto.

Você também pode escrever sobre os resultados mais relevantes alcançados pelas pesquisas anteriores, a fim de dar mais relevância ao problema do seu trabalho final.

Faça a adequação das fontes

Nós citamos qual o passo a passo que você deve seguir para construir um referencial teórico que sustente a problemática abordada no seu TCC, mas você sabe qual é o lugar mais adequado para fazer essa busca?

Pois bem, os trabalhos acadêmicos devem ter como base materiais bibliográficos de qualidade e que ofereçam uma base teórica consistente. Dessa maneira você deve procurar os textos mais atualizados possíveis e fazer isso através de fontes confiáveis.

Veja abaixo quais são as fontes mais confiáveis e quais você não deve nem pensar em utilizar:

Revistas Científicas

As revistas acadêmicas mantidas por instituições de ensino ou pesquisa são fontes excelentes de pesquisa.

Porém nem todas detêm a mesma relevância. Dê preferência para os periódicos que possuem forte impacto no mercado e, no caso de revistas brasileiras, as que possuem o Qualis da CAPES.

Além disso, não é recomendado a utilização de revistas não científicas, uma vez que as mesmas não apresentam embasamento científico nos seus artigos.

Os jornais também não são indicados como material de consulta, com exceção das matérias que apresentam dados estatísticos obtidos em pesquisas confiáveis.

Livros

Pode-se dizer que os livros acadêmicos são sua fonte de pesquisa menos controversa, devido a todo processo de edição a que os mesmos são submetidos.

Dessa forma, passe um tempo na biblioteca da sua instituição de ensino no momento de fazer o referencial teórico do seu TCC.

O seu trabalho ganhará muito mais credibilidade se as fontes citadas forem de livros e não da citação de um outro trabalho que usou o mesmo livro de base, ou seja, a citação da citação.

Não se esqueça de buscar as obras mais relevantes sobre o tema pesquisado, incluindo os estudos clássicos e aqueles mais contemporâneos.

Dissertações e teses

As dissertações e teses são trabalhos elaborados para a conclusão do mestrado e doutorado, respectivamente.

Elas são muito utilizadas para a elaboração do referencial teórico por trazerem contribuições importantes e mais aprofundadas sobre o assunto escolhido.

Além disso, as dissertações e teses podem servir como pesquisa de autores especializados no tema que você deseja.

Então, se você não achou muitos materiais com conteúdos relevantes ao problema abordado no seu projeto, é bem provável que você encontre bons autores nas referências bibliográficas desse tipo de trabalho.

Apostilas e notas de aula

NÃO! Esse é o tipo de fonte que você não deve fazer uso na hora de elaborar o seu referencial teórico, porque apesar da anotação contida no seu caderno de estudos ou apostila ser proveniente de uma informação do seu professor, não é possível citar a fonte exata.

Casos como esse, em que as fontes não são citadas corretamente, são caracterizados como plágioe podem fazer com que a pessoa que escreveu perca todo o seu trabalho.

Nas ocorrências mais graves o infrator é obrigado a pagar uma multa e/ou permanecer em reclusão por 2 a 4 anos.

Internet

A internet é uma excelente ferramenta de pesquisa, mas sua utilização requer grande cuidado. Por isso, o nosso conselho é que você siga as orientações abaixo na hora de realizar a sua busca na internet.

  • Limite a consulta aos sites de instituições conceituadas, tais como instituições de ensino e de pesquisa;
  • Não use artigos de sites opinativos;
  • A Wikipédia, embora tenha se tornado uma das fontes acadêmicas mais populares, não é totalmente confiável. Você deve evitar esse site.

Além disso, sempre que recolher um material da internet, lembre-se de anotar o endereço (exemplo: https://www.voitto.com.br/) e a data em que foi feito o acesso, pois essas informações serão fundamentais na elaboração das referências bibliográficas.

Como fazer as citações de acordo com a ABNT

Durante boa parte do artigo nós falamos sobre as fontes de busca que você deve fazer uso na hora de construir o referencial teórico do seu TCC, todavia, tão importante quanto o material de base para a sua pesquisa é a realização das citações segundo as normas da ABNT.

Então se você não sabe o jeito correto de fazer as citações no referencial teórico do seu TCC, aprenda como fazer agora mesmo!

Citação direta

Neste tipo de citação as palavras do autor mencionado são colocadas exatamente como se apresentam no texto original. Para as transcrições de até 3 linhas deve-se utilizar aspas e fazer referência ao material utilizado. Veja um exemplo:

"As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações." (GUIMARÃES, 2018)

Já para citações de 4 linhas ou mais as regras são diferentes, visto que são necessários ajustes na formatação do texto.

Logo, o autor deve formatar o texto com uma letra menor que a do texto original (recomenda-se fonte do tamanho 10) e adicionar um recuo de 4 cm para a margem esquerda. Por exemplo:

Antes de tudo, um líder Coach busca incentivar a sua equipe de trabalho, pois sabe que uma equipe motivada apresenta melhores resultados. Ele sempre ouve o que seus colaboradores têm a dizer e busca interpretar os vários sinais que a equipe está dando sobre diferentes assuntos. Assim, ele pode analisar e decidir quais serão as melhores decisões a serem tomadas.(GUIMARÃES, 2018)

Citação indireta

Também conhecida como paráfrase, a citação indireta é a tradução da ideia do autor citado, porém com outras palavras.

Assim como na citação direta deve-se colocar o nome do autor e o ano em que ele fez sua publicação. Abaixo é possível conferir a diferença entre uma citação direta e uma citação indireta.

Direta: "As habilidades do líder Coach justificam o fato dele ser tão requisitado, pois este profissional faz diferença dentro das organizações." (GUIMARÃES, 2018)

Indireta: Segundo Guimarães (2018), o profissional líder Coach é muito requisitado por ter habilidades que impactam instituições.

Como fazer um TCC eficiente em apenas um passo 

Confira o eBook Manual do TCC e aprenda como fazer seu TCC, desde a escolha do tema até a formatação nas normas da ABNT!

O TCC é uma das fases mais desafiadoras da graduação. Pensando nisso, a Voitto elaborou um manual para te ajudar nesse período. Então, baixe agora este eBook e aprenda como escolher o tema do seu trabalho, como formatar o seu TCC de acordo com a normas da ABNT e muito mais acerca deste assunto!


manual do tcc

Fernanda Dias

Fernanda Dias

Graduanda de Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Possui certificação nos cursos de Black Belt em Lean Seis Sigma, Implantação do Programa 5S, Produção de Conteúdo Web e planeja seguir carreira na área de Gestão. Foi bolsista de Iniciação Científica em um projeto voltado para a construção de um robô agrícola. Também participou do programa de Treinamento Profissional na qual pode desenvolver suas habilidades com ferramentas estatísticas. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Trabalhos Academicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.