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O que é Relatório no Power BI?
Qual a diferença entre Dashboards e Relatórios?
Itens do relatório
5 Dicas de leitura para aprender mais sobre o serviço do Power BI
Preparado para começar?

Crie relatórios poderosos e eficazes no Power BI usando corretamente as ferramentas!

Aprenda o que são relatórios Power BI e como o uso correto das ferramentas os deixam mais completos, assertivos e ágeis.

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Crie relatórios poderosos e eficazes no Power BI usando corretamente as ferramentas!

Está cansado de demorar dias para gerar um relatório? De ter aquela pilha de papel te esperando em cima da mesa para ser analisada e compactada em um relatório, que, muitas vezes, não fica tão bom assim? Com esse artigo, isso não vai acontecer mais! Vamos lá?

A nova ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Power BI, trouxe a possibilidade do usuário criar relatórios que sejam de fato eficientes e que realmente tragam insightsque irão gerar resultados para a sua empresa. Tudo, né?

Além disso, outro benefício do relatório no Power BI que vale ressaltar é a comodidade e praticidade, pois através do app, você pode ter os relatórios na palma da sua mão, seja para uso pessoal, para apresentar para o chefe ou para demais pessoas que tenham interesse.

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

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Agora vamos entender como funciona a aba de relatório no Power BI Desktop, para que você possa aproveitar ao máximo a capacidade que essa incrível ferramenta tem.

O que é Relatório no Power BI?

Segundo a Microsoft, criadora dessa ferramenta de Business Intelligence, o relatório no Power BI é uma exibição de um conjunto de dados em várias perspectivas, com visuais que representam as diferentes descobertas e informações obtidas por meio desse conjunto de dados.

Um relatório pode ter um único visual ou páginas repletas de visuais, como é demonstrado abaixo:

Relatório power BI

Se você notar, ao final da imagem, temos três páginas neste relatório e estamos visualizando a página de Resumo Geral.

Existem duas funções dentro do Power BI que, de fato, muitas pessoas ainda confundem: os dashboards e relatórios. Você sabe a diferença? Segue a leitura para descobrir!

Qual a diferença entre Dashboards e Relatórios?

Muitas pessoas acabam confundindo e não sabendo diferenciar os Dashboards dos relatórios que são possíveis fazer no Power BI e, para isso, essa tabela disponibilizada pela Microsoft, pode ajudar. Nela você encontra as principais diferenças entre essas funções.

Diferença entre Dashboards e Relatórios

Agora que você já conhece as principais diferenças dessas duas funções, que tal aprender mais sobre relatórios? Segue o fio:

Itens do relatório

Diversos itens podem ser adicionados para o desenvolvimento de um relatório no Power BI, e é sobre eles que falaremos agora.

Gráficos

Na lateral direita são apresentados diversos modelos de gráficos que você pode utilizar. Gráfico de pizza, rosca, dispersão, cascata, barras empilhadas, entre outros, como é mostrado a seguir:

Tipos de gráfico do Power BI.

Ao passar o mouse sobre o ícone do gráfico desejado, aparecerá o nome daquele gráfico.

Gráfico de rosca

Ao adicionar um gráfico, aparecerá a seguinte janela na lateral direita:

 Aba de edição

Nos campos são inseridas informações de eixos através das colunas e medidas criadas, assim como os valores para alimentar os gráficos.

Já o formato, que tem o símbolo de um rolinho de tinta como podemos ver na imagem acima, é responsável por toda formatação dos blocos, seja de cor, tamanho ou fonte.

Abas

É possível criar abas nos relatórios de forma independente assim como no Excel, as abas estão presentes na parte inferior do relatório. Você pode também nomeá-las com um duplo clique e adicionar novas clicando no "+".

No exemplo abaixo, criamos três abas em nosso relatório.

Adicionar abas no relatório do Power BI

Imagem

Para adicionar imagens, logomarcas e afins dentro do relatório no Power BI, basta ir à barra superior, no ícone de imagem, como é mostrado abaixo:

Adicionar imagens no seu relatório

Ao adicionar a imagem, você pode movê-la livremente pelo relatório, e a estrutura é guiada por uma grade quando chega ao centro, às extremidades ou está alinhada a outro bloco. Isso facilita e muito na hora de alinhar as imagens e os demais itens que compõem o relatório no Power BI.

Grade do Relatório do Power BI

Formas

Podemos também utilizar formas, que são estruturas geométricas básicas que auxiliam na personalização do relatório no Power BI.

Por exemplo, podemos criar uma linha para dividir a página Resumo Geral ao meio, como é mostrado abaixo:

Adicionando formas no Relatório do Power BI

E para auxiliar na centralização da linha, exatamente no topo e no meio da página, utilizamos novamente a grade.

Grade do Relatório do Power BI.png

Além disso, podemos prolongar a linha até o final e escolher a cor que desejamos, como é mostrado a seguir:

Você consegue alterar as cores das formas adicionadas

Caixa de texto

Você sabia que não só de formas e imagens é feito um relatório? Claro, não é? Você também pode inserir uma caixa de texto para inserir um título ou uma descrição dentro do relatório no Power BI!

Criando caixa de texto no Relatório do Power BI

Ao inserir a caixa de texto, você poderá formatar o texto e posteriormente posicioná-lo na página do relatório como fizemos ao inserir a logomarca da Voitto no item acima.

Matriz

A matriz, dentro do Power BI, muitas vezes é comparada com a Tabela Dinâmica do Excel devido à sua grande semelhança.

O ícone da matriz pode ser encontrado logo abaixo dos tipos diferentes de gráficos, como podemos ver aqui:

É possível criar matriz no Relatório do Power BI

Dentro do relatório no Power BI, a matriz é usada para expor os dados de uma maneira mais clara e dinâmica, como podemos ver no exemplo da imagem abaixo, o qual nos mostra quantos clientes por área uma empresa fictícia possui.

Exemplo de matriz

5 Dicas de leitura para aprender mais sobre o serviço do Power BI

Se você está empenhado e interessado em realmente aprender Power BI, colocar em prática é essencial para o aprendizado. Por isso, segue uma lista com outros artigos super interessantes sobre fontes de dados e demais assuntos relacionados:

Preparado para começar?

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

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Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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