ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o Revalida?
Para quem é o Revalida?
Como funciona o Revalida?
5 dicas de como se preparar para o Revalida!
Construa uma carreira médica de destaque!

Você sabe como funciona o Revalida? Confira 5 dicas de como se preparar para ele!

Você pensa em fazer medicina no exterior mas tem medo de não conseguir regularizar seu diploma no Brasil? Saiba mais sobre o Revalida!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Você sabe como funciona o Revalida? Confira 5 dicas de como se preparar para ele!

Você já pensou em fazer medicina no exteriorou já está cursando a graduação em outro país? Então, muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o exame Revalida.

Tal se refere a um instrumento de viabilização de regulação do diploma médico expedido fora do território nacional. Assim, através dessa prova, qualquer cidadão que tenha concluído o curso de medicina no exterior pode atuar no Brasil.

Ficou curioso para saber mais sobre como funciona o Revalida? Então, não deixe de continuar a leitura desse artigo, pois, ao longo dele te contaremos mais detalhes sobre os seguintes tópicos:

  • O que é o Revalida? 
  • Para quem é o Revalida? 
  • Como funciona o Revalida? 
  • 5 dicas de como se preparar para o Revalida! 
  • Construa uma carreira médica de destaque!

Vamos à leitura?

O que é o Revalida? 

O Revalida é um exame criado pelo Governo Federal em 2011, que está sob a responsabilidade e gestão do Inep, com o intuito de que médicos formados fora do país tenham a educação superior estrangeira reconhecida no país.

Dessa forma, a prova funciona como uma espécie de teste de equivalência, para verificar se a formação médica feita pelo candidato no exterior segue os parâmetros exigidos pela formação de quem se gradua em medicina no país.

Logo, o Revalida é uma ferramenta muito eficiente e que otimiza as burocracias para quem teve a oportunidade de fazer uma graduação em medicina no exterior e deseja atuar como médico nacionalmente.

Muito interessante, não é mesmo? Mas, você sabe quem pode fazer esse exame? No próximo tópico, se informe melhor sobre esse assunto.

Para quem é o Revalida? 

Ao contrário do que muitos pensam, o Revalida não é apenas para pessoas que têm o Brasil como país de origem e que fizeram a graduação de medicina no exterior!

Isso porque, estrangeiros que desejam atuar na profissão médica no Brasil também podem usar a prova para se regularizar no país. Nesse caso, o único pré-requisito é estar em situação legal no território brasileiro.

Além disso, o Revalida não é aplicável para estudantes brasileiros que fizerem intercâmbios durante a graduação, afinal, ele é destinado para pessoas que se graduarem integralmente ou concluírem o curso no exterior.

Antes de continuar, confira essa super dica!

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Agora que você já sabe o que é e para quem se destina o Revalida, que tal entender melhor como se dá o funcionamento do sistema revalida na prática? Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o Revalida? 

O Revalida é uma prova que acontece em duas etapas: prática e teórica. 

A prova teórica é a 1° etapa do revalida, dividida nos dois turnos de um dia. Na parte da manhã, são aplicadas as questões objetivas, que totalizam 100, cuja nota de corte é 63 para aprovação. 

Já na parte da tarde do dia de aplicação de prova teórica, são aplicadas 5 questões discursivas, tais que valem 100 pontos e que destes são necessários que 29 pontos sejam atingidos para aprovação na prova discursiva.

A prova prática acontece em outro dia, posterior ao dia de prova teórica. Vale ressaltar que para fazer essa parte da prova, é necessário a aprovação nas provas escritas. 

No caso da prova prática, ela consiste em dar 10 diagnósticos iniciais de atores que são contratados para se passar por pacientes que se queixam de diferentes doenças.

Além disso, vale destacar que em caso de reprovação apenas na parte teórica, o candidato pode se inscrever para refazer apenas essa prova nas próximas edições das provas do Revalida, não sendo necessário fazer novamente a parte teórica.

Deu pra perceber que não é um exame de seleção simples, não é mesmo? Mas, não se preocupe, no próximo tópico, separamos dicas para te ajudar a ter bons resultados no exame e se preparar com eficiência, confira!

5 dicas de como se preparar para o Revalida! 

Se preparar para uma prova importante exige muita disciplina e resiliência, pois não é nada fácil! Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nessa missão, confira a seguir:

1. Fique atento ao edital

O edital é o principal guia para te fornecer todas as informações necessárias sobre como será o funcionamento do exame e quais são os conhecimentos técnicos e habilidades necessárias para ser aprovado no mesmo.

Além disso, é nele que você encontrará informações como quais documentos de identificação são necessários, quanto será a taxa de inscrição, em qual cidade o exame será aplicado, entre outros.

Por isso, tenha muita atenção nas informações contidas nele e use-as ao seu favor durante a sua preparação. Dessa forma, você poderá otimizar os seus estudos e ser mais assertivo.

2. Seja organizado

Não é segredo para ninguém que a organização é a chave para o sucesso de qualquer estratégia, e na preparação para o Revalida não poderia ser diferente!

Afinal, para conciliar a preparação para o exame com outras responsabilidades, é necessário se organizar para ter a melhor gestão do tempo possível visando a produtividade.

3. Busque inspirações

O ser humano tem a tendência de se sentir mais motivado ao ter inspirações para realizar determinada ação.

Diante disso, busque inspirações para estar motivado durante a preparação para o Revalida. Na internet, por exemplo,  há inúmeras pessoas que já passaram por esse processo e dão dicas de como se preparar e superar esse desafio.

4. Faça simulações do exame

A prática é uma excelente forma de aprendizado, não é mesmo? Por isso, uma boa estratégia para se preparar para o Revalida é a simulação da estrutura do exame!

Depois da leitura desse artigo, você já sabe como funciona, certo? Então, essa é sua oportunidade de potencializar sua experiência no dia do exame usando a simulação como ferramenta de preparação.

5. Cuide da sua inteligência emocional

O conhecimento técnico é muito importante, mas, apenas ele não é suficiente! Afinal, estamos vivendo um momento de muita valorização das soft e hard skills, que fazem total diferença.

Por isso, cuidar da sua inteligência emocional é um grande diferencial que irá te ajudar muito a ter resultados potencializados no Revalida!

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para sempre estar aprendendo sobre conhecimentos que te agregam!

Construa uma carreira médica de destaque!

Com o curso de Planejamento de Carreira Médica, prepare-se para levar sua carreira na medicina a outro patamar!

Hoje em dia não basta ser médico para ter sucesso, é preciso alinhar seus sonhos e desejos com o que o mercado mais precisa dentro da sua área de atuação.

Se você precisa entender melhor sobre o que é necessário para ter uma carreira de sucesso e se precisa de ajuda para desenvolver planos de ação, nosso curso de Planejamento de Carreira Médica é para você! Nele aprenderá a alinhar o que você é bom com o que você quer para seu futuro, sendo já médico ou acadêmico.

O planejamento de sua carreira fará você conseguir alcançar os seus maiores objetivos! Não perca tempo e inscreva-se agora!

planejamento de carreira medica

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.