ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

O que é o RH 4.0?
RH 4.0: entenda a importância
Os 4 pilares do RH 4.0!
Vantagens do RH 4.0
RH 4.0 e o mercado de trabalho!

Descubra o que é RH 4.0, suas tendências, benefícios e como ele impacta na gestão!

Aprenda o conceito de RH 4.0, quais são os benefícios em aplicá-lo e ainda, veja a importância de otimizar alguns processos garantindo excelência em resultados

Parceiro
Por: Parceiro
Descubra o que é RH 4.0, suas tendências, benefícios e como ele impacta na gestão!

O RH 4.0 é uma nova forma de gestão e organização do setor de Recursos Humanos de uma empresa com o objetivo de otimizar diversos processos e acelerar resultados.

Por meio da implementação de tecnologia e o uso de Big Data, é possível ter uma compreensão melhor do negócio, o que pode fornecer os dados necessários para criar soluções para a produtividade da empresa e maior satisfação dos colaboradores.

Neste texto, você conhecerá melhor o que é o RH 4.0, como ele funciona e as vantagens de implementar esse tipo de solução na sua empresa. Boa leitura!


Leia também: Licença nojo: o que é, direitos e como solicitar


Antes de iniciarmos com o nosso tema sobre RH 4.0 é necessário ter uma base do que significa o Recursos Humano e quais são os seus principais indicadores. Fique ligado!

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

O que é o RH 4.0?

RH 4.0 é uma revolução tecnológica que aplica tecnologia avançada na gestão de pessoas, no recrutamento e seleção, na atração de novos talentos e em todas as outras áreas.

É uma forma de automatizar as funções do RH enquanto novas funções mais estratégicas para a retenção de talentos são criadas.

Trata-se da utilização de softwares de ponta com alta gestão de análise de dados estratégicos e operacionais.

Ele possibilita ao setor de RH trabalhar com criatividade, de maneira mais estratégica e humanizada na gestão de pessoas.

RH 4.0: entenda a importância

O RH 4.0 é fundamental para as empresas por permitir a análise, monitoramento e avanços da empresa por meio do uso da tecnologia.

Esse é um reflexo da indústria 4.0 ou da revolução 4.0, que traz um impacto de mudança positiva para todos os setores, ao promover mudanças de comportamentos, pensamentos e formas de se relacionar.

Sendo o RH um núcleo fundamental para o alcance de objetivos de uma empresa, o RH 4.0 consequentemente é uma forma de otimizar as estratégias da companhia, atrair e reter mais talentos, além de alcançar os objetivos de todos os setores de forma mais acelerada e organizada.

Os 4 pilares do RH 4.0!

O RH 4.0 é sustentado em 4 pilares fundamentais: as pessoas, as estratégias, os processos e o uso da tecnologia.


Entenda um pouco mais sobre cada um desses pilares a seguir:

1. Pessoas

As pessoas são o elemento central dos Recursos Humanos e, no RH 4.0, esse pilar é entendido de forma mais múltipla, com influência da psicologia.

Nesse sentido, o RH 4.0 busca conhecer as habilidades de cada componente para desenvolvê-las e utilizá-las da maneira mais inteligente possível.

Esses conhecimentos podem gerar ideias para treinamentos, além da implementação de soluções que impactam positivamente na produção, melhorando, dentre outras coisas, o índice de satisfação da equipe.

Ou seja, o RH 4.0 abre espaço para a uma gestão através de competências e people analíticas. Em outras palavras, são definidas as competências humanas, organizacionais e métricas que podem orientar líderes e gestores.

2. Estratégias

O pilar das estratégias diz respeito ao uso de soluções a favor da estratégia do negócio, ou seja, ferramentas que exploram os dados do setor de recursos humanos para amparar decisões que determinam a trajetória da empresa.

3. Processos

Outro pilar muito importante dentro de uma gestão de RH 4.0 é a otimização de processos.

A otimização de processos, isto é, conseguir alinhar os objetivos das pessoas e da empresa de forma organizada, com etapas e metas a serem cumpridas, é fundamental para garantir um crescimento saudável dos talentos e da empresa.

Com esse tipo de metodologia, o RH consegue tanto analisar como a cultura interna está conseguindo colaborar para a otimização desses processos como também o que pode ser transformado.

Dentro de alguns processos que podem ser otimizados, o RH pode ter foco em melhorias de processo de contratação, desenvolvimento, gratificação e planos de cargos e salários, por exemplo.

Outro processo que pode ser otimizado é o estabelecimento de metas, controle de produtividade e feedbacks.

4. Tecnologia

Sem dúvidas, a tecnologia é um dos pilares mais importantes no RH 4.0. É através do uso de ferramentas tecnológicas que é possível ter uma gestão mais ágil, organizada e sem erros em etapas simples.

Atualmente, é possível encontrar diversas soluções criadas especialmente para ajudar no dia a dia de gestores e profissionais de RH.

O uso da tecnologia facilita muito a rotina desses profissionais, que precisam agilizar processos que antes eram burocráticos de forma mais fácil e rápida.

Os exemplos vão desde as etapas de recrutamento e seleção de novos talentos como também no acompanhamento dos funcionários que já fazem parte do quadro de colaboradores.

Softwares de gestão de ponto em nuvem, por exemplo, podem revolucionar a rotina do RH 4.0 em diversas atividades, como:

A tecnologia, como os softwares de gestão de ponto, também são muito importantes para empresas que buscam aplicar o RH 4.0 em diferentes tipos de jornadas de trabalho, como no trabalho home office ou no trabalho híbrido.

Vantagens do RH 4.0

Agora que você já entendeu o que é o RH 4.0 e quais são os seus 4 pilares, é hora de ler quais são as suas vantagens. Confira:

  • Automatização de processos: através do RH 4.0 é possível reorganizar fluxos de trabalho e da rotina do RH, simplificando atividades que podem ser, inclusive, ser realizadas a distância;
  • Redução de trabalho repetitivo: com a automação, é possível diminuir o índice de realização de tarefas desnecessárias e repetitivas, ou seja, há um melhor aproveitamento do tempo e dos recursos da empresa, tanto para os colaboradores quanto para os gestores;
  • Diminuição da burocracia: quando você reorganiza o fluxo de trabalho através do RH 4.0, diversas atividades ficam simplificadas, o que diminui a burocracia e elimina as tarefas desnecessárias;
  • Melhora na comunicação da empresa: o RH 4.0 oferece uma comunicação integrada e eficiente, que contribui para relacionamentos saudáveis e evita desentendimentos no ambiente de trabalho;
  • Aumento da produtividade: com o RH 4.0, é possível ter uma abordagem sistêmica de melhorias contínuas, o que aumenta o índice de satisfação e engajamento dos colaboradores, impactando diretamente na produtividade;
  • Maior flexibilidade: através do uso de softwares de gestão, tanto os gerentes quanto os colaboradores podem ter acesso a uma maior flexibilidade, ou seja, horários de trabalho mais flexíveis, espaços de trabalho variados, controles de geração de resultados etc.;
  • Uso de dados na tomada de decisão: o RH 4.0 ajuda a estabelecer métricas e se orientar para geração de valor em todos os processos do negócio, tornando-se uma parte essencial da administração da empresa.

RH 4.0 e o mercado de trabalho!

As empresas estão cada vez mais em busca de perfis de profissionais engajados, motivados e que mostram iniciativa para buscar os resultados, crescendo junto com a empresa.

Mas isso não é tão simples quanto parece ser. Para conseguir manter uma equipe motivada, é importante contar com uma equipe de RH que seja eficiente na gestão de pessoas e processos.

Para reduzir a alta rotatividade nas empresas e reter talentos, é importante que as empresas conheçam todas as vantagens do RH 4.0, que busca através de seus pilares principais tornar uma empresa mais ágil, produtiva e com um bom clima organizacional.

Por isso, podemos concluir que o RH 4.0 é importante para a empresa e para os colaboradores, pois todas as pessoas que fazem parte da empresa são beneficiadas pelas vantagens desse tipo de revolução tecnológica.

Agora que você já sabe o que é RH 4.0, que tal ler mais sobre assiduidadee como exercitar em seus colaboradores. Também fique a vontade para aprimorar seus conhecimento e realizar esse curso imperdível do Grupo Voitto!


Você é empreendedor, já passou pelos trâmites burocráticos de abrir o seu negócio e precisa começar a operar?

Ou é um profissional que tem vontade de trabalhar com Recursos Humanos, mas não sabe como começar?

No Curso de Estruturação de Sistema de Recursos Humanos, você irá aprender sobre a agregação de pessoal, com análise de perfil, entrevistas, contratação; passando pelo processo de aplicação de pessoal; compensação das pessoas, como quais benefícios oferecer; até o processo de manutenção de pessoal.

Este curso vai te auxiliar em todas as atividades de um setor de Recursos Humanos! Inscreva-se já e inicie a construção do seu império!

Estruturação de Sistema de Recursos Humanos

Indicadores de Recursos Humanos

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Indicadores De Recursos Humanos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.