CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

Score de Crédito: entenda como funciona
Quais informações compõem o Score de Crédito?
Pegue seu presente!
Fatores que influenciam o Score de Crédito
Como consultar o meu Score de Crédito?
Score de Crédito: como aumentar a pontuação
Ter vários cartões de crédito aumenta ou diminui o Score de Crédito?
Invista em você!

Você sabe quais são os fatores que influenciam seu Score de Crédito?

O Score de Crédito é analisado com base na relação do indivíduo com o mercado financeiro. Veja os principais fatores que podem influenciá-lo

Foregon
Por: Foregon
Você sabe quais são os fatores que influenciam seu Score de Crédito?

Após a solicitação de determinado produto ou serviço financeiro, instituições e bancos costumam fazer uma análise de crédito detalhada para conceder o crédito solicitado. Dentro dos fatores avaliados, o score de crédito é um dos pontos mais importantes e decisivos.

A pontuação influencia diretamente na aprovação do seu pedido e, por isso, deve ser acompanhada de perto para que traga benefícios a sua vida financeira. Mas você sabia que alguns aspectos influenciam negativamente no número final?

Score de Crédito: entenda como funciona

Para entender melhor o assunto, primeiramente devemos ter em mente que o score de crédito é uma pontuação calculada de acordo com hábitos financeiros de um indivíduo. Portanto, se você paga contas em atraso e tem maus hábitos, sem dúvidas o seu score de crédito será baixo. A mesma lógica vale para o contrário, ou seja, se pagar tudo em dia, ele será alto ou médio.

Você emprestaria dinheiro para um desconhecido? As instituições emprestam e, como citamos, uma das formas de garantir o pagamento do crédito liberado é por meio da análise do score de crédito. Por isso é realizada uma consulta do score antes da concessão do produto ou serviço solicitado.

Quais informações compõem o Score de Crédito?

A partir da análise do score de crédito feita pela instituição financeira, é possível obter as seguintes informações:

●     Dados cadastrais;

●     Negativações em seu nome;

●     Pagamento das contas em dia;

●     Relacionamento financeiro com as empresas;

●     Suas movimentações financeiras;

●     Histórico de compras parceladas;

●     Histórico de solicitação de crédito;

●     Seus pedidos de aumento de limite;

●     Cadastro Positivo.


Antes de explicar quais são os fatores que influenciam o score de crédito, você quer aprender como organizar suas finanças pessoais? Então, olha o que trouxemos para você!

Pegue seu presente!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Fatores que influenciam o Score de Crédito

Idade

A idade é um dos fatores que interferem na pontuação do score de crédito. Isso porque os bancos entendem que os jovens são mais propensos à inadimplência, pois o histórico de consumo dessa parcela da população tende a ser menor.

Logo, as instituições e credores não contam com uma extensa lista de informações para enviarem aos órgãos de proteção ao crédito, o que acaba dificultando o aumento da pontuação para um score alto.

Renda

A renda do solicitante também é um fator importante e que influencia na pontuação do score de crédito. Pessoas que possuem uma renda alta têm maiores chances de conseguir o crédito, inclusive com juros mais baixos.

Vale frisar que os bancos só ficam a par da renda do solicitante se ela passar pelo sistema deles, portanto, caso você receba seu salário em mãos e deseja aumentar o seu score, lembre-se que é essencial movimentar o valor ou pelo menos uma parte dele para uma conta bancária.

Residência

Os birôs de crédito tendem a avaliar não apenas o seu hábito de consumo, mas sim o de todas as pessoas que moram próximas a você, no caso, familiares. Isso significa que se esses indivíduos forem bons pagadores, provavelmente a sua pontuação será favorecida, caso contrário, seu score pode ser prejudicado.

Histórico de compras

Ter um bom histórico de compras também influencia na sua pontuação, já que manter suas contas em dia e não atrasar pagamentos prova que você arca com suas responsabilidades e lida com o dinheiro de forma responsável.

A dica é, se você faz uso do cartão de crédito e tem um bom planejamento mensal de gastos, prefira utilizar essa modalidade. Compras parceladas no crédito costumam auxiliar no aumento da pontuação.

Contas em bancos

Como citamos anteriormente, movimentações bancárias são importantes para aqueles que desejam aumentar o seu score de crédito. É por meio delas que as instituições conhecem a sua renda mensal.

Declaração do Imposto de Renda

Declarar o Imposto de Renda também influencia positivamente na sua pontuação do score de crédito. O documento atua como um comprovante de renda que é aceito por diversas instituições e credores, inclusive pelas empresas de proteção ao crédito.

Como consultar o meu Score de Crédito?

Dentre as formas de consultar seu score de crédito em ambiente virtual, podemos citar a Foregon, marketplace de produtos e serviços financeiros. A seguir, saiba como realizar a consulta de sua pontuação de modo gratuito:

  1. Vá ao site da Foregon;
  2. Clique no botão "Consultar CPF grátis";
  3. Digite o número do seu CPF e clique em "Continuar";
  4. Faça o login;
  5. Para aqueles que não possuem cadastro, clique em "Cadastre-se" e preencha o formulário;
  6. Complete a análise de segurança e cadastre uma senha de acesso ao site da Foregon;
  7. Por fim, volte para a página inicial, realize seu login novamente e pronto.

Além de checar sua pontuação, com o cadastro feito, você também recebe uma lista com os produtos e serviços financeiros que mais se encaixam no seu perfil e solicita aquele que atenda às suas necessidades.

Score de Crédito: como aumentar a pontuação

Aumentar a pontuação do score de crédito é uma tarefa que costuma levar um certo tempo, normalmente é necessário manter bons hábitos por cerca de seis meses para que você aumente suas chances de conseguir crédito no mercado.

Confira algumas dicas que podem te ajudar:

Mantenha seu cadastro atualizado

Mantenha seus dados pessoais atualizados nos sites dos principais birôs de crédito, como Serasa e Boa Vista. Esse é um bom hábito que auxilia no tão sonhado aumento da pontuação do score de crédito.

Pague suas dívidas

Ter o nome negativado no mercado de crédito é um dos principais pontos que interferem negativamente na pontuação. Caso já existam dúvidas em seu nome, tente negociar a sua dívida com condições melhores.

Vale frisar que após a dívida ser quitada, em cinco dias úteis o seu nome será limpo nos sistemas dos birôs de crédito.

Não faça várias solicitações em pouco tempo

Caso você tenha realizado uma solicitação de crédito há pouco tempo, não faça outra em seguida. Isso porque quanto mais solicitações forem feitas e negadas, mais baixa ficará a sua pontuação. A dica é esperar cerca de três a seis meses para que a pontuação possa ser regularizada.

Pague suas contas em dia

Atrasar os pagamentos pode prejudicar muito o seu score, por isso, a dica é que você passe as datas de vencimento das suas contas todas para o mesmo dia, assim fica mais fácil realizar o pagamento e você não corre o risco de esquecer.

Evite parcelamento de fatura e pagamento mínimo

Sempre que possível, evite pagar sua fatura do cartão de forma parcelada ou pagar o mínimo da conta. A prática, além de auxiliar em um bom score de crédito, também evita que você acabe se endividando.

Registre contas em seu nome

Registrar contas em seu nome é uma excelente maneira de fornecer informações sobre sua vida financeira para bancos e birôs de crédito. O hábito é importante para compor a sua pontuação e, consequentemente, aumentá-la.

Ter vários cartões de crédito aumenta ou diminui o Score de Crédito?

Ter um ou mais cartões de crédito não afeta diretamente a pontuação do score de crédito, mas sim a forma como o indivíduo os utiliza. Porém, devemos alertar que quanto mais cartões você possui, maior as chances de desencadear um impacto negativo na pontuação.

Isso porque, como muitas pessoas se endividam com apenas um cartão de crédito, lidar com mais de um produto financeiro, principalmente se o indivíduo não contar com um planejamento financeiro assertivo, pode acabar levando a dívidas.

Além da ferramenta de consulta do score de crédito, no Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos relacionados à educação financeira, que podem te ajudar a ter uma melhor relação com o seu dinheiro.

Invista em você!

Deseja autonomia, flexibilidade e independência? Então, ser consultor é uma boa opção!

Pensando em você, criamos o curso Fundamentos Essenciais para Consultores. Nele, você aprenderá o que é uma consultoria, qual o papel do consultor no mercado, como saber o que o cliente espera, quais são os aspectos mais importantes de uma consultoria e muito mais!

Clique na imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Consultores!

Fundamentos Essenciais para Consultores

Foregon

Foregon

A Foregon é o maior portal de produtos financeiros do Brasil que desde 2000 ajuda seus usuários a encontrarem o cartão de crédito mais adequado às suas necessidades. Por meio de sua plataforma, online e gratuita, é possível encontrar, comparar e escolher o cartão ideal de forma rápida e segura.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.