O que é o Showrooming?
Qual é a diferença para o webrooming?
Como o showrooming impacta as suas vendas?
Como realizar o showrooming? Confira 6 dicas!
Use a criatividade!

Você conhece o showrooming? Confira 6 dicas de como aplicá-lo no seu negócio!

A compreensão do showrooming é fundamental para o alcance de resultados do seu negócio. Invista na leitura desse artigo para saber mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você conhece o showrooming? Confira 6 dicas de como aplicá-lo no seu negócio!

O e-commerce, também conhecido como comércio eletrônico, está cada vez mais se consolidando, entretanto, tal apresenta algumas limitações como a impossibilidade imediata de manuseio e testagem de um produto antes da compra.

Por isso, como forma de facilitar a decisão de compra, muitas pessoas vêm aderindo ao movimento de pesquisar o produto antes de comprar, ter contato com o produto na loja física e finalizar a compra via internet. 

Esse fenômeno pode ser chamado de Showrooming e tem diversos aspectos interessantes para a compreensão. Logo, saiba mais sobre isso através dos seguintes tópicos:

  • O que é showrooming? 
  • Qual é a diferença para o webrooming? 
  • Como o showrooming impacta as suas vendas?
  • Como realizar o showrooming? Confira X dicas! 
  • Use a criatividade!

Vamos à leitura?

O que é o Showrooming? 

As vendas através da internet foram potencializadas pelo crescimento do e-commerceproporcionado pela pandemia, afinal, a principal forma de interação social nesse período se deu através de dispositivos móveis.

Dessa forma, visitar a loja física e finalizar a compra pela internetse tornou comum, sendo isso denominado como fenômeno do Showrooming. 

Uma das explicações para o surgimento disso é que comprando online existe a lacuna de ausência de interação física com o produto, portanto, as pessoas estão optando por analisar os produtos nas lojas físicas, para depois finalizar a compra através da internet.

Isso é considerado por muitos varejistas como algo negativo, visto que as compras presenciais podem ser prejudicadas em detrimento a finalização de compras através das web.

Apesar disso, o showrooming é tendencioso para uma ampliação cada vez maior e os negócios devem estar dispostos a se adaptar para a nova realidade e buscar mecanismos que proporcionem destaque para os mesmos.

Interessante, não é mesmo? E não acaba por aqui, para saber mais, não deixe de conferir o próximo tópico!

Qual é a diferença para o webrooming? 

De maneira contrária ao showrooming, o webrooming é a conduta em que os consumidores pesquisam suas compras na internet e finalizam as mesmas dentro da loja física. 

Dessa forma, o consumidor prefere a experiência de compra na loja em detrimento à aquisição de um produto ou serviço online. Isso acontece por diversos fatores, tais como: benefícios presenciais, atendimento, eficiência de informações, entre outros.

Além disso, o showrooming oferece maior flexibilidade para o cliente do que o atendimento online, visto que as compras são feitas com vendedores que são capacitados para dar o suporte necessário e negociar. 

Apesar disso, o webrooming também é uma forma de interação com o produto muito utilizada, sendo uma estratégia diferente da showrooming, mas que também oferece inúmeras vantagens que podem ser exploradas.

Agora que você já sabe diferenciar showrooming e webrooming, que tal aumentar ainda mais sua compreensão, entendendo os impactos que essa prática traz sobre as vendas? Veja no tópico a seguir: 

Como o showrooming impacta as suas vendas?

Os impactos que o Showrooming causa nos negócios não podem ser desprezados, visto que essa prática pode ser determinante para os resultados do mesmo. 

Primeiramente, vale ressaltar que essa prática é uma tendência, ou seja, ela ainda deve se ampliar ainda mais e prevalecer no mercado por um tempo. Diante disso, adaptar o seu negócio a ela é muito importante para que seu negócio não perca a posição no mercado.

Além disso, a aplicação de estratégias de fortalecimento e influência para que os usuários pratiquem o showrooming é algo muito positivo para sua marca e que pode ajudar a fortalecer a autoridade da mesma. 

Portanto, o estabelecimento de uma relação de confiança entre a marca e o cliente é viabilizada, trazendo bons resultados para o reconhecimento e crescimento da mesma.

Para finalizar, confira dicas poderosas de como aplicar estratégias que irão inserir sua marca em uma posição positiva para o showrooming no próximo tópico!

Como realizar o showrooming? Confira 6 dicas! 

Aprender a lidar com o showrooming e aplicar estratégias para potencializar essa prática é muito importante para o seu negócio, por isso, confira essas dicas de ouro:

1. Implemente tecnologia no seu negócio

A tecnologia é nossa maior aliada para a inovação e chamar atenção do seu público-alvo. Diante disso, sua loja física não pode se restringir ao tradicional e deve buscar sempre a implementação de tecnologias atrativas. 

Tais tecnologias podem ser implementadas através de um sistema de atendimento personalizado, cupons de descontos válidos em lojas físicas, benefícios dentro da experiência física com o produto ou serviço, entre outros.

2. Ofereça produtos e serviços diferenciados

O seu produto ou serviço deve ter algum diferencial para se destacar dentre os tantos outros do mesmo nicho que são ofertados.

Dessa forma, use ferramentas do marketing para destacar as vantagens que seu produto oferece e quais são as dores que ele pode suprir, o que facilita a decisão de compra dos seus clientes.

3. Use as redes sociais 

As redes sociais e outros meios de interação online, como sites e plataformas,  são importantes canais de promoção do seu negócio e têm a função de informar o seu cliente todas as informações essenciais , o que otimiza o tempo e avaliação do mesmo.

Logo, use esse canal como uma fonte de informações confiáveis e atrativas, para que ele leve o seu cliente à aquisição do produto online ou para a sua loja física, minimizando as chances de ir para a concorrência.

4. Tenha programas de fidelidade e benefícios 

Oferecer vantagens para o seu potencial cliente é uma forma muito eficiente de facilitar a sua decisão de compra e ainda, fidelizá-lo através da melhor experiência com o produto ou serviço. 

Diante disso, crie programas de fidelização de clientes através de descontos progressivos, cupons de descontos periódicos, oferecimento de brindes e recompensas, entre outras estratégias.

5. Faça parcerias com fabricantes 

Um preço atrativo é um dos fatores mais considerados para que a decisão de compra seja efetivada, por isso, oferecer custos-benefícios melhores em relação à sua concorrência vão te destacar.

Assim, busque estabelecer parcerias com seus fabricantes para ofertar preços melhores e ainda, condições relacionadas ao preço que influenciam na compra, tais como o valor do frete.

6. Qualifique seus vendedores

A venda é o ponto chave das nossas relações e decisões, afinal, estamos o tempo todo vendendo e comprando coisas ou ideias. 

E para o seu negócio, vender é um dos grandes objetivos que trará os resultados almejados. Logo, investir em vendedores capacitados é o primeiro passo para ter uma boa referência nessa área.

Além disso, os vendedores são decisivos na decisão de compra de um cliente, pois ele pode fazer com que a compra seja facilitada, mas por outro lado, pode afastá-lo ou passar uma visão negativa da marca quando não se está capacitado.

Diante disso, é essencial investir na qualificação das pessoas responsáveis pelas vendas do seu negócio, fazendo com que estejam atualizados das melhores técnicas e consequentemente, construam bons resultados.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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