ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Qual a relação entre tecnologia e produtividade?
Produtividade e tecnologia: os benefícios para a sua empresa:
DICA DE OURO!

Como as tecnologias de produtividade estão moldando o trabalho do futuro

Entenda quais e como as tecnologias de produtividade têm gerado resultados exponenciais para as empresas.

Parceiro
Por: Parceiro
Como as tecnologias de produtividade estão moldando o trabalho do futuro

A era da conectividade tem alterado o fluxo do comportamento da sociedade, por meio das constantes inovações, investimentos em desenvolvimento e implementação de tecnologias de produtividade.

Segundo uma pesquisa publicada pela Mckinsey, em uma escala global, a adaptação das tecnologias de automação atualmente demonstradas pode afetar 50% da economia mundial , ou 1,2 bilhão de funcionários e US$ 14,6 trilhões em salários. Apenas quatro países – China, Índia, Japão e Estados Unidos – respondem por pouco mais da metade desses totais.

O uso de automação, plataformas digitais, tecnologias e outras inovações também está mudando a natureza fundamental do trabalho. LinkedIn e Monster são exemplos de plataformas que estão modificando e expandindo a forma como as pessoas e empresas identificam e recrutam talentos.

A pesquisa “Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020”,  publicada pela CI&T em parceria com a Opinion Box, observou o crescimento e a busca por implementação de métodos ágeis para impulsionar a produtividade. De acordo com os entrevistados,  60% destacaram sistemas de gestão de dados e 58% destacaram softwares de gestão de tarefas como fundamentais para a sua empresa.

Neste artigo você entenderá a importância da tecnologia de produtividade e como ela está moldando o futuro do trabalho.

Qual a relação entre tecnologia e produtividade?

A globalização trouxe inúmeros benefícios, possibilitando, inclusive, o aumento do poder aquisitivo de milhões de pessoas em economias emergentes. Porém, também teve os seus impactos, como a necessidade de processos rápidos, a adesão tecnológica e as alterações nos processos de trabalho.

Segundo pesquisa da eToro, houve uma mudança considerável na forma com que o trabalho e a produtividade são feitos e entendidos. Com base nos dados, é possível identificar o quanto a pandemia acelerou a adoção do trabalho remoto e híbridocomo uma forte ferramenta para a produção.

De acordo com o estudo, há uma série de indicadores que sugerem que essa é uma tendência que irá se perpetuar por muito tempo: cerca 32% dos entrevistados da pesquisa apontam o agendamento flexível como o principal benefício desse modelo e cerca de 56% dos trabalhadores relatam ser ligeiramente ou consideravelmente mais produtivos estando em casa.

Fonte: VisualCapitalist


Com essas mudanças no contexto externo, a possibilidade de automação permitiu que a tecnologia fosse definitivamente atrelada à produtividade.

De fato, essa é uma oportunidade ímpar para qualquer negócio. Hoje, é possível aceitar termos e acordos sem sair do seu aplicativo por meio dos diversos casos de uso do Aceite via Whatsapp.  Aqui estão alguns outros exemplos de como aplicar essa realidade na sua companhia:

1. Plataformas de comunicação:

Para que você tenha uma alta produtividade na sua equipe, é necessário que haja uma boa comunicação. Atualmente, com trabalho remoto e visando uma melhor performance, muitas empresas têm implementado soluções para a comunicação interna. Entre os mais comuns podemos citar:

  • Microsoft Teams
  • Slack
  • Google Meet
  • Zoom
  • Skype

Como podemos ver na imagem abaixo.

Fonte: Creately, Construx


Para sanar essa necessidade, você pode implementar soluções que respeitem a proporção da sua companhia. Essa implementação pode ser feita por meio de chats e, até mesmo, de plataformas de videoconferência. De acordo com a Bloomberg, o mercado global de videoconferência se expandirá a uma taxa de crescimento anual composta de 9,2% até 2025, elevando esse mercado para um valor de US$ 6,7 bilhões.

E mais: um estudo de Stanford concluiu que mesmo a mera percepção de trabalhar em equipe aumenta o desempenho de um indivíduo. Se você quiser evitar falhas nas mensagens e perdas de informações, o aumento da produtividade por meio da comunicação é a solução. Considere essas implementações.

2. Compartilhamento de arquivos e colaboração

Atualmente, muitas das ferramentas de comunicação disponíveis online também vêm com recursos de compartilhamento e colaboração de arquivos.


Para que o seu negócio prospere, é essencial que você faça uso da colaboração, por isso é importante escolher uma ferramenta que permita que sua equipe compartilhe documentos com facilidade e de forma segura.


Atualmente, há diversas plataformas de compartilhamento no mercado, desde aplicativos gratuitos até mesmo aplicativos personalizados. Sendo exemplos disso, o Google Drive, Dropbox e Slack.


Segundo um estudo publicado pela Virtru, mais de 40% das empresas compartilham arquivos continuamente e mais de 20% das empresas compartilham arquivos diariamente com intuito de acelerar a eficiência e ajudar na otimização das tarefas do dia a dia.


Esse tipo de ferramenta é extremamente útil para quem tem projetos que exijam uma colaboração significativa. Para escolher esse tipo de serviço você precisa entender a necessidade da sua empresa.

3. Serviços baseados em nuvem

Para que haja um serviço fluido, é necessário que todos os arquivos importantes estejam em mãos e armazenados de forma segura. Segundo dados da SalesForce, fica latente o aumento e a importância desse tipo de serviço para empresas dos mais diversos portes:

Fonte: SalesForce


Para evitar que a sua empresa tenha arquivos perdidos, atrasados e até mesmo corrompidos, o uso dos serviços de nuvem pode ser a melhor solução para a digitalização de documentos. O software de gerenciamento de tarefas baseado nesse sistema, é uma ótima maneira de melhorar o desempenho da equipe e evitar gargalos burocráticos.


Atualmente, temos três tipos de computação em nuvem: o Software como Serviço (SaaS), a Infraestrutura como Serviço (IaaS), e a Plataforma como Serviço (Paas).


O primeiro tipo é a forma mais comum e oferece aplicativos totalmente funcionais e prontos para o usuário que são de fácil personalização. Em relação aos seus provedores, como eles lidam com questões de back-end, o seu sistema é uma boa escolha para empresas sem departamento de TI.


Com relação ao segundo, ele é uma escolha popular para empresas que desejam se encarregar de personalizar suas próprias soluções. A sua capacidade adicional pode ser acessada sob demanda e isso permite com que as empresas escalem rapidamente.


O terceiro tipo, fica entre as duas anteriores: SaaS e IaaS. Ele oferece às empresas as ferramentas de desenvolvimento necessárias para criar seus próprios aplicativos e também permite que os seus provedores lidem com segurança e infraestrutura.


No mercado existem diversos tipos dessas ferramentas disponíveis, como a Asana, Wrike e Basecamp. Por meio do seu uso, é possível reduzir os seus custos indiretos e permitir que todos os seus projetos estejam facilmente acessíveis de qualquer lugar e a qualquer momento.

4. Tecnologia no RH

O RH é uma das áreas mais robustas de uma empresa. Nesse setor, a tecnologia pode ser usada para melhorar a produtividade no local de trabalho de várias maneiras. Por exemplo, por meio de um programa de recompensas para aumentar a motivação dos funcionários.

Esse tipo de ação, por sua vez, aumenta a produtividade e possibilita uma maior interação entre os seus colaboradores. Segundo uma pesquisa da Gartner, cerca de 90% dos líderes de RH ainda planejam manter ou aumentar seus investimentos em tecnologia neste ano.

“Em um ambiente de trabalho remoto e híbrido, a tecnologia continua a ter um impacto ainda mais direto no trabalho diário dos funcionários e como eles colaboram uns com os outros”. David Cearley - Gartner

No mercado de trabalho há diversos tipos de tecnologias voltadas para esse setor, temos a tecnologia baseada em IA, a tecnologia HRM etc. Com o uso dessas ferramentas há um aumento da produtividade e aprimoramento do processo de recrutamento. Aqui estão alguns exemplos: Marcador mental, Kahoot e Axonificar.

Produtividade e tecnologia: os benefícios para a sua empresa:

Normalmente, as novas tecnologias são associadas ao progresso e inovação, ou seja, são usadas para otimizar alguma atividade ou processo já existentes.


Portanto, é importante que essas ferramentas sejam adotadas de forma estratégica, fazendo sentido para os objetivos e práticas do seu negócio.


Quando uma empresa opta por uma automação de atividades, seja visando reduzir custos ou não, através de processos tecnológicos, ela consequentemente aumenta a sua receita e gera uma maior produção em comparação com os seus concorrentes menos digitalizados.


Para que não restem dúvidas sobre a importância dessas ferramentas, aqui estão os 6 benefícios das tecnologias de produtividade no ambiente de trabalho:

1. Mais simplicidade em tarefas diárias:

No decorrer do dia, há muitos processos para serem elaborados, resolvidos e executados. Portanto, a otimização do tempo é uma vantagem considerável.


A tecnologia pode simplificar essas tarefas e melhorar a produtividade no local de trabalho, pois agiliza os processos ao longo do caminho e permite que você concentre seus recursos em atividades que sejam, de fato, estratégicas para sua companhia.


Com a redução de etapas, há um aumento na segurança dos dados e na economia de tempo de seus funcionários, pois eles não precisam mais seguir diversas etapas para a execução de uma atividade repetitiva.


Um exemplo disso é a implementação da assinatura de documentos online, que proporciona a sua empresa uma vantagem competitiva e um destaque maior no mercado.


Para aumentar a produtividade nas tarefas diárias, a adoção da otimização de processos é uma ótima opção. Dessa forma, além de otimizar, há a redução de custos e mais autonomia para as empresas.

2. Integração remota de funcionários:

A integração, em geral, desempenha um papel central em como a atividade e o desempenho de um novos colaboradores em relação à empresa e aos demais funcionários.


Pode-se dizer que é nesse período que os funcionários se familiarizam com os valores e políticas da sua empresa e, mais importante, aprendem a conduzir seu trabalho e dar o melhor de si.


Essa integração gera uma forte relação de pertencimento e traz melhorias para a imagem da empresa, especialmente nos modelos de trabalho híbrido e remoto.

3. Retorno financeiro:

Como resultado de um ambiente mais produtivo, que apresenta boa gestão do tempo e entregas otimizadas, há um melhor aproveitamento de recursos, ou seja, o retorno financeiro da empresa tende a aumentar.


Ter um negócio mais lucrativo é uma enorme vantagem no mercado e uma ótima oportunidade para que a sua empresa invista mais em melhorias e expansão.


A tecnologia apresenta um papel fundamental nesse processo, proporcionando as ferramentas corretas para alcançar tais objetivos.

4. Satisfação interna:

Outro benefício da implementação da tecnologia de produtividade é a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, que promove o bem-estar e incentiva o melhor dos seus funcionários.

Portanto, com boas práticas a satisfação interna cresce, minimizando a taxa de rejeição da empresa, retendo talentos e administrando melhor a rotatividade de colaboradores.

5. Acessibilidade:

Ter um software que facilita o acesso a dados relevantes confere maior autonomia e agilidade para os funcionários, pois é possível adequar os processos a todos os colaboradores e  encontrar informações de qualquer lugar e a qualquer momento.


Com isso, há uma otimização de tempo e produtividade. Dessa forma, os trabalhadores têm mais tempo para realizar as tarefas com qualidade.

6. Aumento do controle de qualidade:

Com o uso de tecnologia, os processos estão menos sujeitos a erros, o que favorece de diversas formas a sua empresa.


Esse benefício é visto especialmente em atividades de produção em grande escala para manter o controle de qualidade dos itens.


Além disso, a tecnologia facilita a análise de grandes volumes de dados, no intuito de identificar gargalos que necessitam de correção. Assim, ponto a ponto, torna-se possível melhorar e entregar resultados consistentes.


A rapidez com que nossa economia cresce, no decorrer dos anos, depende em grande parte de duas coisas: quanto nossa população cresceu e com que rapidez a produtividade aumentou. Portanto, o uso de ferramentas tecnológicas de produtividade auxilia não só a sua empresa como também o crescimento de toda a economia.


De fato, as transições da força de trabalho desencadeadas por influência do COVID-19 aumentam a urgência das companhias em tomarem medidas para se adequarem a essa nova realidade.


Afinal, empregos em áreas de trabalho com níveis mais altos de proximidade física sofrerão uma grande transformação, podendo desencadear efeitos diretos e indiretos em muitas outras áreas da economia e da sociedade.

DICA DE OURO!

Seja um profissional capacitado num mercado escasso e com altas remunerações!

Com a alta demanda na nova economia por profissionais de tecnologia e a escassez dos mesmos no Brasil, empresas têm aumentado suas remunerações para mantê-los. Essa questão se torna ainda maior quando falamos sobre multinacionais ou grandes empresas cujo nicho é tecnologia.

Com a Formação em Tecnologia da Voitto você tem acesso a 5 cursos + 1 bônus, suporte técnico e de conteúdo, liberdade para aprender de onde quer que você esteja e te garante certificados com validade em todo o território nacional!

Além disso, a Formação tem o Selo de Qualidade Voitto: teste a autêntica metodologia da Voitto e, caso suas expectativas não sejam atendidas no prazo de 30 dias, reembolsamos 100% do valor investido.

Não deixe para amanhã a vaga que você pode conquistar hoje. Clique na imagem abaixo e saiba mais!

Faça sua inscrição no Programa de Formação em Tecnologia da Voitto!

Inscreva-se no Programa de Formação em Tecnologia da Voitto!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Formação Em Tecnologia Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.