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O que é o relatório do futuro do trabalho?
Quais os 15 tipos de qualidade do profissional do futuro?
Como desenvolver essas habilidades na prática?

15 tipos de qualidade em alta até 2025 segundo o Fórum Econômico Mundial!

Você sabe quais são os tipos de qualidade em alta no mercado de trabalho? Descubra e dê um passo em direção à carreira dos seus sonhos!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
15 tipos de qualidade em alta até 2025 segundo o Fórum Econômico Mundial!

Você está em busca de uma promoção no trabalho? Profissionais de alta performance possuem 15 tipos de qualidades essenciais e, se você quer mudar a realidade da sua carreira, essa é a leitura certa para você!

Segundo o relatório do Fórum Econômico Mundial, pelo menos 55,4% das empresas hoje enfrentam escassez de profissionais com habilidades comportamentais como pensamento crítico, inteligência emocional e liderança.

Descubra nessa leitura quais os 15 tipos de qualidade apontados pelo relatório que estarão em alta no mercado de trabalho até 2025 e como desenvolver esses soft skills na prática! Para isso, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é o relatório do futuro do trabalho?
  • Quais os 15 tipos de qualidade do profissional do futuro?
  • Como desenvolver essas habilidades na prática?

Vamos lá?

O que é o relatório do futuro do trabalho?

O relatório do Futuro do Trabalho (The Future of Jobs) é um levantamento feito pelo Fórum Econômico Mundial com o objetivo de identificar quais os gaps do mercado de trabalho e competências a serem desenvolvidas pelo profissional do futuro.

Sua edição mais recente mostra como as habilidades comportamentais, soft skills, têm recebido destaque quando comparadas às habilidades técnicas, hard skills.

Foi divulgada, no relatório, uma lista das Top 15 tipos de qualidade do profissional do futuro e, em sua maioria, estamos falando das soft skills, como a inteligência emocional.

Você sabe qual é o seu nível de inteligência emocional? Descubra agora mesmo com o nosso teste gratuito!

Como está sua inteligência emocional?

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
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Como está sua inteligência emocional?

Mas afinal, quais são as 15 habilidades do profissional do futuro? Para descobrir, continue com a gente!

Quais os 15 tipos de qualidade do profissional do futuro?

Uma pergunta clássica que faz parte de muitos processos seletivos é pedir ao candidato descrever suas qualidades e defeitos.

Embora o que esteja sendo julgado com essa pergunta é a capacidade da pessoa em se autoavaliar, você pode estar um passo mais perto da vaga quando aponta qualidades que têm a ver com os valores da empresa.

Agora imagina alinhar esses valores com as qualidades do profissional do futuro? Uma estratégia e tanto, não é? Para descobrir um pouco mais sobre cada uma dessas qualidades, continue a leitura!

1. Pensamento analítico e inovação

O mindset voltado para inovação e pensamento analítico está no topo da lista divulgada pelo Fórum Econômico Mundial.

Estamos falando sobre profissionais que tenham habilidade de analisar dados e propor melhorias inovadoras, que transformem as empresas nas quais eles trabalham em referências no mercado.

2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

Em um ambiente ágil e competitivo, é necessário buscar capacitação profissional de forma constante, mas não são todos os profissionais que estão dispostos a fazer isso.

Ter a proatividade de dar o primeiro passo e a habilidade de aprendizagem ativa, ou seja, ir além dos métodos tradicionais de aprendizado, é um tipo de qualidade que está em destaque e pode te transformar em um profissional de alta performance em curto prazo.

3. Resolução de problemas

Apontar problemas é uma atividade muito simples, mas encontrar formas de melhorar e otimizar processos, nem tanto.

Existe uma grande demanda por profissionais focados na entrega de resultados, isto é, que resolvam problemas de forma prática e sejam focados no controle de qualidade dos processos da empresa.

Essa habilidade pode ser destacada durante uma entrevista de emprego contando um case de sucesso, por exemplo.

4. Pensamento crítico

Uma habilidade fundamental em tempos de fake news é o pensamento crítico. Para combater a desinformação, é preciso estar disposto a ouvir e compreender diferentes pontos de vista, realizando julgamentos através de um espírito crítico.

Ter compromisso com a verdade, evitar vieses durante as análises e se basear em dados são características do pensamento crítico.

5. Criatividade

Um profissional criativo consegue encontrar soluções não óbvias para problemas rotineiros, encarar situações por diferentes ângulos e ser inovador.

Você acredita não ter o dom da criatividade? Embora muitos pensem ao contrário, é possível exercitar essa habilidade e se tornar uma pessoa mais autêntica e criativa!

6. Liderança

A demanda por líderes qualificados é um dos maiores gaps do mercado. Para ter noção do problema, 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do líder.

É necessário ter assertividade na tomada de decisões, empatia e bom senso de trabalho em equipe para assumir posições de liderança.

7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias

Com o avanço da digitalização nos ambientes de trabalho é preciso estar alinhado com as novas tecnologias.

Profissionais que dominem softwares como Excel e Power BI, tenham conhecimento em linguagens de programação e que busquem se atualizar conforme as tendências do mercado conseguem ocupar posições de destaque e impulsionar sua carreira.

8. Programação

O conhecimento em programação é uma qualidade tão importante que na lista de habilidades para o profissional do futuro recebe uma posição exclusiva.

Programação Java, Python, C# e Ruby são exemplos de grandes nomes no mundo da tecnologia. Um ponto positivo de trabalhar como programador é a possibilidade de se associar a empresas internacionais e, inclusive, ganhar em dólares.

9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

Durante a pandemia de Covid-19 foi possível ver como a resiliência é uma competência importante para um profissional de sucesso.

É preciso ter flexibilidade e encontrar formas de lidar com o estresse mesmo durante períodos de incertezas, transmitindo confiança e se adaptando a diferentes situações.

10. Raciocínio lógico

O raciocínio lógico pode ser definido como a capacidade de organizar os pensamentos de forma lógica para resolver problemas, e essa é outra qualidade que podemos exercitar.

Uma figura clássica quando falamos de raciocínio lógico é Sherlock Holmes, o detetive de Sir Arthur Conan Doyle capaz de resolver qualquer enigma. Imagina aplicar todo esse conhecimento no mundo dos negócios? É isso que as empresas buscam!

11. Inteligência emocional

Lidar com suas próprias emoções nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando é preciso trabalhar sob pressão.

Os quatro pilares para desenvolver sua inteligência emocional são empatia, autogestão, autoconhecimento e gestão de relacionamentos. Aliás, nós temos um artigo exclusivo sobre o assunto para você aprender a dominar suas emoções.

12. Experiência do usuário

Mais conhecida pelo seu nome em inglês, User Experience (UX), a Experiência do Usuário é o conjunto de práticas voltadas para melhorar o sentimento do cliente ao interagir com sites, aplicativos e outras plataformas digitais de uma marca.

Esse é um segmento de mercado que tem se tornado uma grande tendência, com a digitalização dos meios de consumo e, por isso, profissionais capacitados nessa área têm sido muito requisitados.

13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)

Colocar o cliente em primeiro lugar está entre os valores de muitas empresas esse é o motivo dessa qualidade ocupar um lugar especial na nossa lista.

Ter foco no cliente significa encontrar maneiras de fidelizar consumidores, fortalecer a identidade da marca e, além disso, oferecer benefícios que façam as pessoas voltarem a comprar sempre.

14. Análise e avaliação de sistemas

O papel de um profissional aqui é encontrar o melhor caminho para processar informações e otimizar o desempenho de sistemas.

A análise e avaliação de sistemas é um ramo que tem crescido exponencialmente, afinal para lidar com tantos dados é necessário a criação de um software, um aplicativo ou um banco de dados de forma personalizada para grandes empresas.

15. Persuasão e negociação

O poder da persuasão serve para convencer outras pessoas a concordar com seu ponto de vista e é um ótimo caminho para quem trabalha com vendas, negociações ou gestão de pessoas.

É muito importante lembrar que persuadir é destacar as características positivas da sua ideia e nunca enganar outras pessoas com argumentos falsos. Ser transparente é algo essencial para um profissional de sucesso.

Eai, você está pronto para aplicar todos esses tipos de qualidade na prática e dar o próximo passo em direção a carreira dos seus sonhos? Então continue com a gente!

Como desenvolver essas habilidades na prática?

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

O nosso Programa de Soft Skills te aproximará deste objetivo!

Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

Não perca tempo e comece a alavancar sua carreira já! Garanta sua inscrição!

Programa de formação em Soft Skills

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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