ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais são os principais tipos de vendas?
Vendas simples x vendas complexas
Como identificar o tipo de venda mais adequado para o seu negócio ?

Você sabe quais são os tipos de vendas? Confira a mais adequada para seu negócio!

Saiba mais sobre os tipos de vendas, o que são vendas simples e vendas complexas e como escolher a mais adequada para o seu negócio.

Alícia Soares
Por: Alícia Soares
Você sabe quais são os tipos de vendas? Confira a mais adequada para seu negócio!

As técnicas de vendas estão em constante discussão e atualização no mercado. É essencial que as empresas busquem as que mais se adequem ao seu modelo de negócio.

Para isso, é imprescindível conhecer os tipos de vendas, suas principais características, implementações e como elas impactam os seus clientes.

Continue neste artigo e aprenda mais sobre vendas por meio dos seguintes tópicos:

  • Quais são os principais tipos de vendas?
  • Vendas simples x vendas complexas
  • Como identificar o tipo de venda mais adequado para o seu negócio? 
  • Aprenda gatilhos mentais para vendas! 

Vamos lá!

Quais são os principais tipos de vendas? 

Existem diferentes tipos de vendas para o seu negócio. Assim, o empresário deve identificar o modelo de venda ideal para o seu empreendimento e para a satisfação de seu cliente. Confira a seguir os principais:

Venda direta (B2C)

Na venda direta, os produtos ou serviços são oferecidos do fornecedor para o consumidor final sem qualquer intermediação. A venda direta é a chamada Business to Consumer (B2C).

Os produtos podem ser divulgados por meio de catálogos, anúncios em redes sociais e exposições.

Venda consultiva

Na venda consultiva, o vendedor realiza uma consultoria imparcial sobre os benefícios do cliente ao adquirir o produto.

O principal objetivo é a aproximação com o lead e a criação de vínculos que contribuam para as vendas e para a fidelização do cliente.

Venda por Intermediação

Na venda por intermediação, não há contato entre o produtor e o consumidor final: a indústria conta com intermediários para a distribuição ao cliente.

Nesse caso, consultores, revendedores e distribuidores são os responsáveis pelo oferecimento de produtos ou serviços aos potenciais clientes.

A divulgação dos produtos é realizada da mesma maneira da venda direta: por meio de catálogos, anúncios e eventos.

Na venda por intermediação, a indústria conta com intermediarios para a distribuição ao cliente. Foto: Freepik.

Venda corporativa (B2B)

A venda corporativa é realizada entre uma empresa e outra, no formato Business to Business (B2B).

Dessa forma, o produto da venda tem como principal objetivo a solução das dores de seus clientes, mesmo que seja de forma indireta.

Venda casada 

A venda casada é aquela em que há a imposição da compra de um produto de forma forçada juntamente com o produto de seu interesse.

Essa prática é considerada crime e é extremamente vedada pelo artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

Venda consignada

A venda consignada é aquela realizada para terceiros comercializarem o produto e, caso não consigam sucesso, não precisem pagar as mercadorias que forem devolvidas ao fornecedor.

É uma venda que não oferece riscos ao vendedor, levando em conta que não terá que fazer nenhum investimento nas mercadorias para o seu negócio.


Se você se interessa por esse assunto, confira o nosso curso sobre Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento. Nele, você aprenderá a realizar um atendimento de qualidade para se destacar e vender cada vez mais e melhor.

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Vendas simples x vendas complexas

As vendas simples são aquelas realizadas por vendedores de varejo em loja, já as vendas complexas são aquelas realizadas por consultores para o convencimento e a fidelização do cliente.

Enquanto as vendas simples buscam a compra pelo cliente para cumprimento de metas, as vendas complexas se importam com a real resolução de sua dor, resultando em confiança na empresa e em um pós venda com fidelização.

Vendas simples

A venda simples acontece em lojas de varejo com um cliente que já possui um interesse prévio em determinado produto. Assim, o vendedor utiliza de gatilhos mentais menos elaborados para convencê-lo a adquirir a mercadoria.

Alguns dos gatilhos utilizados são os sensos de urgência e de escassez.

Além disso, esse modelo também utiliza duas técnicas de fechamento do negócio: o fechamento de suposição e a técnica do ou/ou.

No fechamento de suposição, o vendedor supõe quais são as preferências do cliente após observação e contato e busca vender o produto rapidamente.

Já a técnica do ou/ou consiste na apresentação de várias possibilidades para a criação de urgências ao comprador.

Quanto menos tempo o vendedor permanece com o cliente, mais clientes ele poderá atender e, consequentemente, efetuar mais vendas e cumprir metas.

Nas vendas simples, o vendedor utiliza de gatilhos menos elaborados para convencer o cliente a adquirir a mercadoria. Foto: Freepik.

Vendas complexas

Por outro lado, a venda complexa requer todo um processo para a sua realização. O vendedor/consultor busca encontrar e solucionar a dor do cliente.

Para isso, é necessário mais tempo de pesquisa para o vendedor agregar valor à proposta e para o cliente identificar sua dor e buscar pela solução.

Dessa maneira, o vendedor complexo utiliza gatilhos mentais mais elaborados com o objetivo de fidelizar o cliente à empresa.

Alguns dos exemplos de gatilhos são a confiança, a exclusividade, a autoridade e o amor/conexão com a marca.

Além desses gatilhos, o vendedor também utiliza o SPIN Selling, que consiste nas perguntas Situação, Problema, Implicação e Necessidade para identificar as dores do cliente e qualificá-lo no funil de vendas.

Geralmente, as vendas complexas são compostas por mercadorias de alto valor e duráveis, como negócios imobiliários.


Se você chegou até aqui, não pode deixar de conferir o curso de Técnicas de Negociação. Nele, você irá aprender estratégias que o Neuromarketing utiliza para convencer as pessoas a adquirirem produtos e serviços.

No mundo atual estamos negociando a todo momento! Seja com clientes, fornecedores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos e familiares.

Em decorrência disso, o domínio das Técnicas de Negociação é uma demanda comum entre as empresas. Principalmente aquelas que possuem processos de compra e venda para atingir seus objetivos e alavancar seus resultados.

Logo, saber identificar oportunidades e ter uma abordagem dinâmica em relações interpessoais são características fundamentais para concluir com sucesso uma negociação.

Afinal, as Técnicas de Negociação são o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas que podem ser aprendidas e devem ser usadas para atingir o melhor resultado possível.

Portanto, agora que você já sabe os inúmeros benefícios das Técnicas de Negociação, aproveite a oportunidade e se inscreva no nosso curso usando o cupom BLOG50 e tenha 50% de desconto nele!

Clique aqui e saiba mais!

Como identificar o tipo de venda mais adequado para o seu negócio ?

Para identificar o tipo de venda mais adequado para o seu negócio, é necessário entender qual o objetivo principal de venda da sua empresa.

Esse objetivo também inclui o processo de vendas, ou seja, como o processo comercial acontece para identificar o modelo mais adequado.

Além disso, é fundamental que se identifique a persona do seu negócio, ou seja, o cliente ideal para os seus produtos ou serviços.

A persona sintetiza as principais características do cliente em potencial, alinhando suas informações e comportamentos aos produtos ou serviços a serem comercializados.

Com essa segmentação, é possível uma melhor formulação da estratégia de vendas, escolhendo os tipos de vendas mais adequados à sua empresa e à busca pela satisfação do seu cliente.

Aprenda gatilhos mentais para vendas!

Agora que você já aprendeu sobre os principais tipos de vendas e como escolher a mais adequada para o seu negócio, é hora de se capacitar para tornar as negociações mais simples por meio de gatilhos mentais.

Confira o curso completo em nossa plataforma e alavanque suas vendas!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Alícia Soares

Alícia Soares

Grad. em Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Redatora de conteúdo em portais esportivos como VAVEL e Planeta Futebol Feminino. Experiência em Comunicação Institucional nas Diretorias de Imagem e de Relações internacionais da UFJF. Atuou como Assessora de Gestão e Estratégia e Consultora de Planejamento e Mídias na Acesso Comunicação Junior. Tem como objetivo pessoal compartilhar conhecimento sobre Organização Criativa e Metodologia Ágil para que as pessoas alcancem maiores resultados e produtividade no estudo e no trabalho.

Clique e adquira o curso Técnicas de Negociação e Persuasão com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Técnicas De Negociação E Persuasão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.