ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais as Trajetórias Possíveis para um Engenheiro de Produção?
2. Empreender
3. Ocupar um Cargo Público
4. Ambiente Acadêmico
Qual a Melhor Trajetória para um Engenheiro de Produção seguir?
Que tal se Preparar?

Você Conhece as Possíveis Trajetórias para a Carreira de um Engenheiro de Produção?

Conheça 4 possíveis caminhos que um Engenheiro de Produção pode trilhar em sua carreira.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você Conhece as Possíveis Trajetórias para a Carreira de um Engenheiro de Produção?

Muito se engana quem pensa que em momentos de crise a situação não seja favorável para um engenheiro de produção. Pelo contrário, esta função se tornou ainda mais valorizada em momentos como este.

Vivemos uma fase em que as empresas precisam repensar seus processos e otimizar seus indicadores, e ninguém mais preparado que um engenheiro de produção para ter essa visão sistêmica. É isso que gera resultado! Afinal, o curso de engenharia de produção surgiu justamente com este objetivo, sabia?

A profissão foi “criada” para compreender todas as etapas de um processo e não apenas um projeto produtivo, de forma a contribuir com os resultados das organizações. E isto é essencial, não é mesmo?

É importante que para quem está interessado em seguir a carreira de engenheiro de produção, saiba que existem pelo menos 4 trajetórias possíveis para o profissional da área.

Você conhece todas elas? Vamos conferi-las?

Quais as Trajetórias Possíveis para um Engenheiro de Produção?

Confira agora as possibilidades de carreira para quem busca a engenharia de produção como meio de vida!

1. Trabalhar em uma Multinacional

Esta opção é almejada por muitos: trabalhar em uma grande empresa, escolher um ambiente privado. Aqui, você pode se colocar para assumir uma posição de liderança, coordenação, gerência, diretoria, enfim, é necessário estar disposto a perseguir os desafios e metas!

No artigo Engenharia de Produção e Mercado de Trabalho, contei um pouco da minha trajetória na MRS Logística e como este trabalho foi engrandecedor para minha carreira.

2. Empreender

A formação em engenharia de produção é uma das melhores escolhas, pois permite uma visão holística dos processos. Desde o processo de suprimentos ao processo de definição estratégica, de gestão interna da organização, a mensuração dos recursos necessários para alcançar o resultado estabelecido, enfim, é um campo muito vasto.

Então, a especialização nesta área nos ajuda muito a desenvolver nossa competência empreendedora. Este é um caminho para aqueles que optam por ser donos do próprio negócio!

3. Ocupar um Cargo Público

Pense nos concursos públicos, nas possibilidades que existem dentro deste ambiente! É uma esfera muito mais estável e também muito interessante para um engenheiro de produção.

Tenho vários amigos que fizeram concursos da Petrobrás, da Polícia Federal e alguns outros concursos específicos. Eles estão muito realizados profissionalmente e, consequentemente, muito bem financeiramente.

4. Ambiente Acadêmico  

Estamos chegando ao fim, e, por último, quero falar para você sobre a possibilidade de seguir a carreira acadêmica.

Esta é a possibilidade de um engenheiro de produção multiplicar seu conhecimento, sendo assim algo muito nobre e que tem sido valorizado.

É muito frequente o contato de universidades procurando por engenheiros de produção com a capacidade de dar aulas.

Como a gente sabe, nossa área está em alta e esse fervor pelo curso faz com que muitas escolas sejam criadas para poder desenvolver e capacitar novos profissionais. Por isso, estas universidades precisam de novos professores, com as devidas competências.

Qual a Melhor Trajetória para um Engenheiro de Produção seguir?

Esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida porque, na verdade, a melhor trajetória é aquela que você mais se identifica! Você precisa analisar o que tem mais a ver com o seu perfil, com seus talentos pessoais, com suas habilidades e com seus anseios profissionais. Isto faz com que o processo seja, de fato, sustentável.

É essencial que você esteja realmente satisfeito com sua escolha e, para isso, o autoconhecimento é uma busca que sempre devemos trilhar.

Então, ao escolher uma carreira que proporcione sentido para você, a realização profissional virá primeiro e o dinheiro passa a ser uma consequência disso tudo.

E aí? Empolgado com as possibilidades?

Que tal se Preparar?

Assim, para finalizar o artigo, trago uma grande máxima para te estimular: “sorte é quando a oportunidade encontra o preparo”. Algumas pessoas julgam que nós temos sorte, mas não é isso, quem alcança seus objetivos é porque se preparou e encontrou uma boa oportunidade para explorar, fazer dar certo.

Independente se ainda está em dúvida em mais de uma opção sobre qual trajetória seguir, acredito que o desejo de estar empregado é um dos focos, certo?

Ao se falar de empregabilidade, é muito importante realmente buscar capacitações e desenvolvimento constantemente. Entretanto, não é só a habilidade técnica que te levará a conseguir uma vaga; é necessário conhecer sobre processo seletivo e os comportamentos esperados nas etapas.

Se quiser se preparar para ficar mais perto de ser contratado, inscreva-se já no nosso curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo e aprenda desde a criação do currículo atrativo até os comportamentos esperados na dinâmica de grupo e entrevista para se mostrar confiante ao recrutador.

Você não vai perder a chance de ficar mais perto da sua vaga, né?


Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!


Espero ter contribuído com seu aprendizado!

Até logo,

Thiago.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.