CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que são as transformações digitais no agronegócio?
Benefícios das transformações digitais no agronegócio
Desafios das transformações digitais no agronegócio
Dica bônus!

Descubra as vantagens e os desafios da transformação digital no agronegócio

As transformações digitais no agronegócio são formas de alavancar a produção por meio das tecnologias agrícolas, ao optar por otimizar toda a propriedade.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Descubra as vantagens e os desafios da transformação digital no agronegócio

As transformações digitais no agronegócio são importantes para aumentar a conectividade do campo, monitorar a produção em tempo real, transformar as matéria-prima em venda mais assertiva e fazer com que ninguém deixe de lucrar.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que são as transformações digitais no agronegócio?
  • Benefícios das transformações digitais no agronegócio.
  • Desafios das transformações digitais no agronegócio.

Quer saber mais sobre essas novas tecnologias que têm gerado resultados satisfatórios na transformação digital no campo? Ensinaremos a você como aplicá-las. Para isso, continue lendo esse artigo.

O que são as transformações digitais no agronegócio?

A transformação digital no agronegócio é resultado da busca incessante por modelos de agricultura que tenham como foco a produção em larga escala, porém de maneira sustentável.

Nesse sentido, a tomada de decisão do produtor rural é o fator principal para otimizar a agricultura de precisão em sua propriedade. Desse modo, é a partir dela que ele vai saber como inserir as soluções digitais que necessita para fazer seu negócio crescer.

Assim como a indústria 4.0, agricultura 4.0 também conta com o suporte do big data para melhoria contínua da cadeia produtiva, o que é um pilar a mais quando o assunto é o desenvolvimento digital rural.

Benefícios das transformações digitais no agronegócio

O benefício maior da transformação digital no campo é criar mais tempo livre para o produtor.

Imagine um pecuarista que precisa levantar à 5 horas da manhã para dar conta de ordenhar todo o seu rebanho. Com uma ordenhadeira mecânica isso já não seria mais necessário.

Outro fator decisivo para a implementação da agricultura digital é a redução de custos. Como já mencionado no exemplo acima, o produtor ainda poderia contratar mais três pessoas para ajudá-lo nessa tarefa.

Assim, teria que desembolsar três salários para isso. Porém, com uma máquina de ordenhar, é necessário apenas realizar a função e os custos com os salários poderiam ser menores, se o dinheiro fosse empregado no financiamento desta máquina.

Esse é mais um dos benefícios das tecnologias agrícolas, fazer com que o agricultor tome melhores decisões, tenha maior produtividade e agilidade nos processos, além de maior lucro.

Já passou da hora de começarmos a implementar mais tecnologias no campo, para propiciar uma melhor qualidade de vida para o produtor.

Isso poderia poupar seu tempo e dar maior mobilidade a ele, podendo acompanhar a sua produção em tempo real e de qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo móvel para isso.

Além dessa tecnologia, existem várias outras que podem auxiliar na produção de alimentos, como o GPS, usado para monitorar o sua propriedade e saber exatamente qual parte da lavoura precisa de melhorias.

Nesse sentido, ainda existem outras tecnologias capazes de criar próteses para os animais, construir e automatizar currais, granjas, dentre outros.

Portanto, devido à quantidade de tecnologias disponíveis no mercado, é ideal consultar um profissional capacitado, para não enfrentar desafios ao aplicar qualquer uma delas, sem antes se atentar as suas especificações.

Desafios das transformações digitais no agronegócio

O maior desafio das transformações digitais no agronegócio é a sua conciliação com o meio ambiente.

Sabemos que, atualmente, cresce cada vez mais a preocupação com os recursos naturais, incluindo o solo.

Nos últimos anos, essa é a preocupação dos engenheiros agrônomos, engenheiro florestais e engenheiros ambientais, implementar a tecnologia certa para assim causar menos danos possíveis.

Outro desafio seria mudar a visão do produtor sobre as novas tecnologias. Ainda é comum nos depararmos com agricultores que preferem fazer tudo do mesmo modo que os pais, apenas por tradição.

Assim, apresentar a informação correta e a tecnologia adequada a sua produção é a forma ideal de vencer esse desafio.

Ainda há aqueles que tenham uma ideia errônea de que essa implementação seria algo caro e acima do que podem pagar. Para isso existem os financiamentos e cooperativas agrícolas, para dividir os custos das tecnologias e deixar sua aplicação mais barata.

Dica bônus!

Nesse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre as tecnologias digitais no agronegócio e como elas podem otimizar a produção de alimentos e o tempo dos agricultores.

Assim, com o objetivo de ampliar o seu negócio, temos uma dica para você!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.