CURSO GRATUITO

INSCRIÇÕES ATÉ

21/06

Inscreva-se agora

O que significa Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional?
Como o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode nos afetar?
Você está disposto a mudar nos seus comportamentos?
10 dicas para te auxiliar no Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional!

Confira 10 dicas para Equilibrar sua Vida Pessoal e Profissional!

Conheça e já coloque em prática 10 dicas que vão te auxiliar a conciliar e manter o equilíbrio nas suas relações, entre sua vida pessoal e profissional!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Confira 10 dicas para Equilibrar sua Vida Pessoal e Profissional!

Vida profissional e pessoal, existe equilíbrio? Pois é, o que sabemos é que existe uma uma dificuldade em realizá-la com êxito sem nos desconectar das atividades diárias, do estresse ou qualquer tipo de incômodo não é mesmo?

E  cada dia essa tarefa se torna cada vez mais difícil, afinal o grande número de atividades que desenvolvemos e são exigidas em nossa vida profissional, muitas vezes acaba prejudicando nossa vida pessoal.

E você sabia que o excesso de atividades profissionais pode ocasionar diversos problemas em sua vida, e na sua saúde, acarretando dificuldades não apenas em você mas também na sua família e pessoas do seu convívio?

Pois é! Tudo isso já é realidade, e só cabe a você querer a mudança e buscar a evolução para esses setores da sua vida. Por isso separamos esse artigo, para te ajudar a entender como você pode fazer isso!

Listamos 5 dicas para te auxiliar nesse processo! E durante nossa leitura veremos:

  • O que significa Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional?
  • Como o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode nos afetar?
  • Você está disposto a mudar nos seus comportamentos?
  • 10 dicas para te auxiliar no Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional!

Siga a leitura para buscar construir uma vida mais equilibrada!

Mas antes...

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

O que significa Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional?

O significado em ter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é resumidamente, conseguir gerir sua vida dentro da empresa e fora dela, de maneira a realizar uma pequena separação entre ambas as partes.

Existe um termo denominado como work-life balance, que quer dizer: harmonia entre os setores da vida, e que ela pode ser individual e implementada como uma cultura, o que promove grandes desenvolvimentos e benefícios.

Mas você sabe como a falta de equilíbrio pode prejudicar sua vida? Isso pode parecer difícil, mas continue a leitura para descobrir!

Como o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional pode nos afetar?

O assunto teve uma alta com avanço das tecnologias e o surgimento dos meios digitais, e também com trabalho em Home Office, e recentemente foram realizadas algumas pesquisas para abordar o assunto, e os resultados são preocupantes.

Cerca de 26% das atividades do dia a dia do profissional são realizadas em extensão ao horário de trabalho,  segundo Uma pesquisa realizada pela The State of Work Life Balance em 2019, RescueTime.

Isso inclui várias pequenas atividades como responder um e-mail de trabalho,  responder alguma pergunta que seu chefe te manda no WhatsApp,  conferir agendar ou marcar alguma reunião,  entre outras.

Além disso, dentre a jornada de trabalho que dura em média 8 horas,  apenas 2 horas e 48 minutos,  são atribuídas as atividades em que o profissional se mantém totalmente focado nas tarefas produtivas, preocupante não é mesmo?

Ademais,  a pesquisa concluiu que os trabalhadores criativos nunca conseguem focar nas atividades por mais de 30 minutos,  e cerca de 50% dos profissionais que realizam atividades durante seus finais de semana.

O brasileiro enfrenta cada dia mais dificuldades em separar os horários de trabalho e vida pessoal, e isso impacta em muitos fatores da sua vida, como:

  • Ruptura nas relações amorosas;
  • Ruptura com familiares e amigos;
  • Causar depressão e aumentar níveis de estresse e ansiedade;
  • Problemas físicos;
  • Queda no nível de atenção;
  • Sobrecarga;
  • Queda na produtividade.

Continue a leitura para entender melhor como você pode mudar o seu comportamento.

Você está disposto a mudar nos seus comportamentos?

Agora que você já tem a dimensão de como isso pode causar problemas,  a pergunta é: você está disposto a mudar seus comportamentos? Você quer mudar? Afinal toda essa mudança só depende de você!

É preciso entender que existem limites e eles devem ser seguidos no seu dia a dia,  tudo aquilo que é feito em extremo ou em excesso causa danos, e a sua paixão pelo trabalho não pode tomar a frente da sua saúde e qualidade de vida.

Comece implementando mini hábitos, defina os itens que mais te prejudicam,  identifique as lacunas defina as ações que você pode implementar para incorporar esses novos hábitos a fim de promover o seu desenvolvimento pessoal.

Qual é a sua meta? Onde você quer chegar?  Estabeleça tudo isso em sua mente e o caminho será mais motivador. Não tenha medo, as dificuldades podem aparecer mas lembre-se que falhar não é sinônimo de fracasso,  a consistência é o segredo.

Separamos cinco dicas para auxiliar no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, então continue a leitura para descobrir!

10 dicas para te auxiliar no Equilíbrio entre Vida Pessoal e Profissional!

Aqui estão 10 dicas valiosas para te auxiliar a ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional e melhorar cada vez mais sua qualidade de vida!

Defina suas metas

É preciso definir metas alcançáveis com o objetivo de se realizar ou conquistar a melhoria  que tanto deseja, afinal você precisa saber onde você quer chegar para que o caminho esteja mais claro na sua mente.

Ignore o trabalho nos fins de semana

O seu horário de trabalho é definido pelo horário comercial,  e é necessário que você siga isso para começar a implementar algumas pequenas mudanças em seu comportamento.

Você deve entender que estender as atividades são ações de pessoas que vivem em desequilíbrio, o seu expediente já é pré-determinado, então deixe o seu tempo livre para fazer coisas livres, que é tão importante também!.

Não aceite seus comportamentos expansivos e o excesso de trabalho, você precisa aproveitar o seu momento de lazer e o descanso, seus amigos e seus familiares querem passar esse tempo com você então não abdique dele!

Planeja o seu tempo livre

Sabe aquelas atividades que você gosta tanto de fazer mas nunca tem tempo?  Comece a preencher ela na sua agenda nos dias do seu seu fim de semana,  e aplique isso como um compromisso!

Esse será o seu compromisso com a sua qualidade de vida, com a sua saúde mental e com o seubem-estarfísico! E esse planejamento vai te auxiliar a ocupar o seu tempo com o que realmente te dá prazer.

Sua saúde é importante!

Muitas vezes alguns incômodos ou dores que sentimos são respostas do nosso corpo ou nossa imunidade perante o nosso ritmo e aos nossos comportamentos e hábitos do dia a dia.

Por isso entender esses sinais que o corpo nos dá é essencial  para prevenir e sanar problemas quando eles ainda são pequenos! Tire um tempo para fazer exame de rotina,  pratique exercícios e seja ativo e saudável!

Lembre-se que ultrapassar os seus limites também é sinônimo de agressão à sua saúde e ao seu bem-estar físico.

Aproveite os momentos ao lado de quem você ama

Seja com a sua própria companhia, com os amigos, ou familiares, tire um tempo para fazer atividades com eles! Afinal esses relacionamentos aquecem o nosso coração e evitam o agravamento de doenças psicológicas.

Divida os seus momentos, e construa memórias felizes!  fique longe de pessoas negativas e pessoas que sugam a sua energia, dê valor às coisas que realmente importam na sua vida, e isso pode te ajudar em âmbito da carreira e vida pessoal!

Se afaste da negatividade

A energia e a atitude das pessoas ao nosso redor podem influenciar significativamente nosso bem-estar, especialmente no âmbito pessoal e profissional.

Evitar indivíduos negativos pode ser um passo vital para alcançar um equilíbrio saudável entre essas duas esferas da vida.

Por isso, é crucial valorizar o que realmente importa é saber filtrar os estresses do cotidiano. Minimizar a exposição ao negativismo alheio serve para evitar mais uma fonte desnecessária de perturbação.

Aproveite sua própria companhia

Em um mundo cada vez mais conectado, muitas vezes negligenciamos a importância de passar tempo sozinho e aproveitar nossa própria companhia.

No entanto, reservar momentos de solidão pode ser um passo essencial para alcançar um equilíbrio saudável entre nossa vida pessoal e profissional.

Alguns benefícios de aproveitar sua própria companhia são: autoconhecimento, autonomia e estímulo da criatividade.

Conheça lugares novos

A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional muitas vezes envolve encontrar maneiras de renovar sua energia, estimular sua mente e criar perspectivas frescas. Uma estratégia eficaz para atingir esse equilíbrio é explorar novos lugares.

Conhecer lugares diferentes pode contribuir para esse equilíbrio ao quebrar a mesmice da rotina e, consequentemente, te desconectar do estresse e das preocupações habituais.

Essa pausa do cotidiano pode recarregar suas energias emocionais e mentais.

Estimule seu aprendizado

O aprendizado contínuo não apenas enriquece sua mente, mas também proporciona uma série de benefícios que podem ser aplicados em ambos os aspectos de sua vida.

Se dedique em aprender coisas novas (de preferência não relacionadas ao trabalho) como forma de prazer! Além disso, à medida que você adquire novas habilidades e conhecimentos, sua confiança aumenta.

Isso reflete-se positivamente tanto no ambiente profissional quanto pessoal, onde a autoconfiança é essencial para enfrentar desafios e buscar oportunidades.

Divirta-se!

Em meio às demandas e responsabilidades da vida, é fácil esquecer a importância da diversão e do entretenimento.

Porém, integrar momentos de prazer em sua rotina pode desempenhar um papel fundamental no equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Participar de atividades divertidas com amigos, familiares ou colegas pode fortalecer os laços interpessoais. Essas conexões enriquecem sua vida pessoal e também podem ser uma fonte de suporte e colaboração em seu ambiente profissional.

Além disso, a perspectiva de se envolver em atividades divertidas pode servir como um motivador. Saber que há momentos de prazer à espera após cumprir suas responsabilidades pode aumentar sua motivação e foco.


Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Baixe agora nosso teste gratuito Princípios da Gestão do Tempo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Princípios Da Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.